O Município de Irecê, no Centro Norte baiano, foi autorizado a receber cerca de R$ 200 mil para atender famílias prejudicadas com o temporal ocorrido em novembro passado. O direito ao aporte foi publicado nesta quarta-feira (09), através de portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Segundo a medida, os recursos devem ser usados na aquisição de cestas de alimentos, além de colchões, kits dormitório, de higiene pessoal e de limpeza. No dia 2 de novembro, em um intervalo de três horas, choveu 190 milímetros, quase o dobro previsto para todo o mês. À época, a Defesa Civil do Estado [Sudec] informou que a cidade até então não tinha notícia de chuva mais intensa.
Ainda na portaria desta quarta, o MDR informou que para receber apoio emergencial, os municípios precisam atender a critérios exigidos, e prefeituras e governos devem apresentar o diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para a execução das ações. O ministério informou que o apoio emergencial que presta é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais.
Bahia Noticias