Nesta terça-feira, dia 24, o secretário municipal de Trânsito e Transportes em Santo Antônio de Jesus, Clóvis Ezequiel, falou a respeito da polêmica entre taxistas e motoristas de aplicativo. Segundo o secretário, a gestão municipal tem buscado dialogar com os motoristas de aplicativo e com os taxistas a fim de propor uma atuação mais igualitária para as duas categorias.
“Nós tivemos audiência com o prefeito e com a direção do sindicato. Já elaboramos uma proposta de lei para regulamentar, porque existe uma lei federal que liberou o transporte por aplicativo e faculta ao município fazer a regulamentação”, explicou.
Segundo Clóvis, a proposta requer, dentre outros pontos, estabelecer valores que podem ser cobrados e impostos que deverão ser pagos pelos motoristas de aplicativo.
Em 9 de maio, o Supremo Tribunal Federal – STF definiu que que os municípios não podem contrariar a lei federal que regulamentou os serviços de motoristas particulares dos aplicativos como Uber, Cabify e 99. Em março de 2018, a Lei nº 13.640 já havia regulamentado a atividade e definiu que o motorista desses aplicativos devem possuir uma versão da Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior, que informe que exerce atividade remunerada.
O secretário falou ainda a respeito da atuação de mototaxistas. Segundo ele, embora ainda não exista uma categoria organizada, a gestão está dialogando junto aos profissionais para que a lei municipal seja alinhada à lei federal, estabelecendo novos critérios de atuação.
Reportagem: Rádio Andaiá FM | Redação: Blog do Valente








































Imagem Ilustrativa de Fernando Zhiminaicela por Pixabay






Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay




























Imagem de Sabine van Erp do Pixabay





Imagem da Companhia de Produção de Animação 3D da Pixabay




Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Na foto, um homem falando de frente para outro homem | Imagem de Gerd Altmann por Pixabay








