Uma das vítimas do acidente com o artefato explosivo de efeito sonoro, que ocorreu na manhã de sábado, dia 7, durante o desfile da Independência em Santo Antônio de Jesus, contou ao Tribuna do Recôncavo nesta segunda-feira, dia 9, como tudo aconteceu.
Iodete de Jesus Santos, técnica de laboratório do Hospital Luiz Argolo, falou que estava na Praça Padre Mateus assistindo o desfile com sua filha, Ingrid de Jesus Aragão, de 18 anos, quando por volta das 9 horas, após passar o pessoal do Tiro de Guerra e do Corpo de Bombeiros, no momento em que a Guarnição Rondesp Leste passava ela ouviu um barulho no chão, e em seguida um objeto foi rolando na direção das pessoas e explodiu próximo ao gradil.
Após a explosão algumas pessoas ficaram com o ouvido abafado e outras feridas. Mesmo estando com calça jeans Iodete sofreu escoriações na cocha esquerda – tipo queimadura e hematomas na cocha direita, também teve um pequeno corte na mão direita. Já sua filha Ingrid teve queimadura na perna esquerda.
Iodete foi socorrida por um ex-colega de trabalho, o estudante de medicina Wilson, que levou ela e sua filha até uma ambulância da prefeitura e pediu que deixasse as duas no Hospital Luiz Argolo, onde ambas foram atendidas.
Iodete lamentou a falta de apoio da Polícia Militar e do Município:
“Ninguém me procurou para saber como eu estava, só o vereador e médico Doutor Francisco, que estava no palco e viu toda situação, que veio aqui conversar comigo. Ninguém mais me procurou para saber se eu estava precisando de alguma coisa, ninguém me deu assistência nenhuma. Estou bem Graças a Deus e as minhas colegas do Luiz Argolo”, disse Iodete ressaltando que tem gastado com pomada, gazes, remédio e soro fisiológico.
A entrevistada concluiu dizendo:
“Eu sei que não foi de propósito, mas o pessoal da polícia deveria ter averiguado o artefato e analisado se o local era adequado para fazer aquela demonstração, já que eles disseram para a imprensa que o acidente aconteceu por conta de um desnível no asfalto. Outro detalhe, após a explosão do artefato eles seguiram o trajeto e só depois que voltaram para ver o que tinha acontecido”, concluiu.
Outras cinco pessoas atingidas pelo artefato foram socorridas para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus:
*Aurélio Bonfim Silva, 72 anos, residente em Salvador;
*Sifrônio José da Anunciação Filho, 48 anos, residente em Santo Antônio de Jesus;
*R.S.O.A., 7 anos, residente em Santo Antônio de Jesus;
*T.O.O., 7 anos, residente em Santo Antônio de Jesus; e,
*Railda Santos Freire, 50 anos, residente em Santo Antônio de Jesus.
Nossa redação não foi informada sobre o estado de saúde dos mesmos.
Fonte: Tribuna do Recôncavo

Fotos da cocha e perna de Iodete e Ingrid | Divulgação
Na tarde desta última sexta-feira, dia 13 de setembro, Iodete informou ao Tribuna do Recôncavo que uma subcomandante do 14º Batalhão da Polícia Militar já entrou em contato com ela pedindo desculpas pelo ocorrido e se colocou a disposição para o que for necessário.
NOTA DA PM EMITIDA APÓS O INCIDENTE, NA TARDE DE SÁBADO, DIA 7:
Em resposta à sociedade, quanto ao acidente com um artefato explosivo de efeito sonoro, ocorrido durante o Desfile do 7 de Setembro, o 14º Batalhão informa que não há pessoas feridas gravemente, que os feridos foram prontamente assistidos por policiais militares, pelo SAMU e por profissionais de saúde do município. Eles foram socorridos no local e no hospital de acordo com o tipo de lesão, todo o atendimento está sendo acompanhado pelo comando do Batalhão e prefeitura municipal, que prestam o apoio necessário às vítimas.
Do fato – Durante a exibição da Guarnição Rondesp Leste, foi lançado um artefato explosivo de efeito sonoro, que, em função do desnível da via, rolou do centro para a margem, na altura do gradil, onde explodiu e os estilhaços de borracha e plástico atingiram algumas pessoas causando ferimentos superficiais, uns com sangramento, outros com rubor e inchaço, mas nenhum com gravidade.
O uso de artefatos dessa natureza em desfiles cívico-militares é comum, feito com ambiente controlado e para propiciar uma boa demonstração ao público. Infelizmente, em função do quanto descrito, fatores indesejáveis desencadearam o acidente, que será apurado.
O Comando do 14º Batalhão de Polícia Militar lamenta o ocorrido e renova a disposição em estar sempre pronto para servir à população Santoantoniense.
POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE POLICIAMENTO DA REGIONAL LESTE- CPRL
14º BATALHÃO DE POLICIA MILITAR


Foto: Divulgação


Foto: Arquivo Pessoal 
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Joá Souza/GOVBA
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Adriel Francisco
Na foto, Vinicios e Leandro
Foto: Fred Pontes
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Imagem de musiking por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
CEF de Amargosa | Crédito: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Image by Chokniti Khongchum from Pixabay
Imagem de
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Foto: Jonas Souza
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: João Valadares
Arquivo Tribuna do Recôncavo
Imagem de tookapic por Pixabay
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Imagem Ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Foto: Eduardo Andrade/Ascom SDE
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: André Fofano
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Foto: Divulgação/Júnior Rodrigues
Foto: Damilla dos Santos / Divulgação
Imagem de MasterTux do Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Crédito: Iara Passos
Foto: Divulgação
Image by congerdesign from Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Paulo Cesar Amaral
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: Luciano Almeida
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arte: Divulgação
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Arte: Divulgação
Image by Niek Verlaan from Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Arek Socha do Pixabay
Foto: Claudio Lima
Imagem por congerdesign de Pixabay
Foto: Mariana Alves/Iphan
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil