Muitas das tentações que estão à mesa, são comidas ricas em gorduras e sua ingestão em excesso, pode provocar danos ao organismo, como o aumento do LDL, conhecido como “colesterol ruim”.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a prevenção é a principal arma contra esse mal. O órgão indica que 64% dos brasileiros mal sabem quais são as suas taxas de gordura e isso representa um risco enorme. Isso porque altos níveis de colesterol ruim sem tratamento potencializam em até 30 vezes o risco de infartos fulminantes entre a população jovem, com menos de 40 anos, apontou pesquisa da instituição.
O nutricionista Gabriel Pacheco, da Rede Alpha Fitness, faz um alerta importante em relação ao fato: o colesterol ruim nem sempre está associado à obesidade. Pessoas magras também podem ter o índice elevado, devido aos hábitos alimentares.
“A má alimentação é um dos indicativos para a elevação do colesterol ruim mas, em alguns casos, doenças associadas às do fígado e distúrbios de tireóide também podem alavancar a substância no organismo. Diante dessas situações, além de um tratamento adequado, com alimentação balanceada, a recomendação é que se faça adequações no estilo de vida, com a prática regular de atividade física”, disse Pacheco.
Segundo o especialista, praticar atividades físicas, além de prevenir o quadro de colesterol alto, é a única medida eficaz para elevar as taxas do HDL, que é colesterol bom, compensando assim possíveis estragos do ruim. Além disso, aponta que tão fundamental quanto fazer exercícios regularmente, é equilibrar a alimentação.
“É importante que o indivíduo busque orientação de um profissional, não basta restringir o consumo dos alimentos gordurosos. O recomendado é que adote uma dieta rica em fibras, como aveia, leguminosos e frutas”, pontua o nutricionista.
Pipa Comunicação Integrada

Foto: Alan Santos/ PR/ Fotos Públicas | Editado










Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay































Imagem de Sabine van Erp do Pixabay





Imagem da Companhia de Produção de Animação 3D da Pixabay




Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Na foto, um homem falando de frente para outro homem | Imagem de Gerd Altmann por Pixabay









































