Os estudantes que cursam o Ensino Médio na rede pública da Bahia passarão a ter uma hora a mais de aulas. Com isso, a carga horária vai passar de 800 horas por ano para 1 mil horas por ano a partir de 2020. A medida é apontada como uma das estratégias adotadas pela Secretaria de Educação do Estado para melhorar o desempenho dos estudantes da categoria. No ano passado, os dados divulgados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostraram que o rendimento do Ensino Médio vem caindo desde 2009 na Bahia.
O subsecretário da Educação, Danilo Souza, disse que a pasta ainda avalia os detalhes da mudança, portanto, ainda não é possível dizer se a hora será acrescida no início ou no final das aulas. Esse estudo deverá ser concluído até novembro deste ano. SEC declarou que a ampliação da carga horária de 800 para 1 mil horas anuais para o Ensino Médio segue determinação do Governo Federal para a implementação do Novo Ensino Médio e cumprimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A mudança valerá a partir de 2020 para todos os Estados e, segundo a pasta, tem o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes, ofertando itinerários em áreas de conhecimento. A alteração está sendo discutida em todo o Brasil e será implantada progressivamente até 2025.
Fontes: Jornal Correio e Bahia Noticias