1ª derrota do governo: Câmara derruba decreto que pede alteração da Lei de Acesso

O governo do presidente Jair Bolsonaro sofreu sua primeira derrota no Congresso Nacional nesta terça-feira (19), após a Câmara dos Deputados derrubar o decreto que alterou as regras da Lei de Acesso à Informação. Agora, o texto, que foi aprovado em votação simbólica, vai para análise do Senado Federal.

Se entrar em vigor, ele tornará sem efeitos o decreto assinado pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, no dia 24 de janeiro, que alterou as regras de aplicação da LAI e permitiu que ocupantes de cargos comissionados da gestão, em muitos casos sem vínculo permanente com a administração pública, possam classificar dados do governo federal como informações ultrassecretas e secretas.

Isolado, o PSL foi o único a orientar seus deputados a votarem contra a urgência do projeto de decreto legislativo. Nesta votação, foram 367 votos a favor do projeto e apenas 57 contra.

Parlamentares ouvidos pela Folha afirmam que este é o primeiro dos recados que a Casa pretende mandar para o Planalto. Eles reclamam de falta de interlocução com o governo, e líderes ficaram irritados por não terem sido chamados para reunião sobre Previdência antes que a proposta venha para o Congresso, o que está previsto para esta quarta-feira (20). Segundo deputados, o assunto foi colocado em pauta na reunião de líderes da manhã desta terça.

Bahia.ba

RECEBA NOTICIAS NO SEU CELULAR. ENTRE NA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias mais lidas:

Veja mais notícias:

Polícia Civil desarticula fábricas clandestinas de fogos em Santo Antônio de Jesus

Polícia Civil desarticula fábricas clandestinas de fogos em Santo Antônio de Jesus - saj, destaqueFoto: Tony Silva - PC

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), participou de uma ação interagências na quinta-feira (13), que resultou na desarticulação da produção clandestina de fogos de artifício em quatro propriedades rurais no município de Santo Antônio de Jesus. Um homem foi preso.

Durante as fiscalizações, foram apreendidos 120 quilos de pólvora a granel, 370 quilos de nitrato de potássio e 18 metros cúbicos de fogos clandestinos. A apreensão é resultado do trabalho integrado pela CFPC, por meio da Operação em Chamas, a convite do Ministério Público do Trabalho (MPT), que é responsável pelo cumprimento da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos, acerca da fiscalização sistemática da produção clandestina de fogos de artifício em Santo Antônio de Jesus e região.

A sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos é oriunda da explosão de uma fábrica de fogos, ocorrida em Santo Antônio de Jesus, em dezembro de 1998, que deixou 64 pessoas mortas. O suspeito preso na ação de quinta-feira (13) havia arrendado o espaço para a produção clandestina dos artefatos explosivos. Todo o material fabricado seria comercializado de forma irregular em feiras. (mais…)

SAJ: Prefeitura realizou audiência pública na última quarta-feira

SAJ: Prefeitura realizou audiência pública na última quarta-feira - sajForo: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), representada pelo chefe do executivo municipal, Genival Deolino, realizou uma Audiência Pública, para apresentação e discussão da Proposta da LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS – LDO 2025.

A audiência pública foi realizada na última quarta-feira, 12 de junho, na Câmara Municipal de Vereadores.

O poder executivo municipal reitera o seu compromisso com a transparência na gestão pública e reforça a importância da participação popular na gestão pública.

2ª edição do Festival Temperos de Cabrália acontece em julho na Costa do Descobrimento

2ª edição do Festival Temperos de Cabrália acontece em julho na Costa do Descobrimento - porto-seguro, noticias, bahiaImagem de Lisy_ do Pixabay

A cidade baiana de Santa Cruz Cabrália na Costa do Descobrimento é um dos destinos mais procurados do sul da Bahia devido a sua rica cultura, culinária, tradições, história, e por suas belas paisagens naturais e praias paradisíacas, tais como as Praias de Santo André, Arakakaí e Coroa Vermelha.

Parte importante da história brasileira, tem nas suas origens e raízes a forte influência indígena, que até os dias atuais também contribuem fortemente na cultura, arte e gastronomia. Santa Cruz também é o berço do Festival Temperos de Cabrália, evento que teve sua edição de estreia em setembro de 2023 com a missão preservar as tradições da e a força da cultura gastronômica local chegará um pouco mais cedo em 2024, durante as férias de julho entre os dias 18 e 28.

O Festival, que é o resultado da parceria entre Abrasel, Sebrae, Senac e o patrocínio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália, será uma celebração do potencial das águas que banham o litoral do Sul da Bahia e atrairá turistas de todo o Brasil para conhecerem um pouco mais da cultura local. (mais…)

Encerram-se nesta sexta as inscrições para o Concurso de qualidade do mel na Bahia Farm Show

Encerram-se nesta sexta as inscrições para o Concurso de qualidade do mel na Bahia Farm Show - bahiaImagem de Steve Buissinne por Pixabay

As inscrições para o Concurso de Qualidade do Mel estarão abertas até esta sexta-feira, dia 14. Realizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), por meio do Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (Cetab), o concurso é uma vitrine para a excelência do mel produzido na região.

A iniciativa, que faz parte da programação da 18ª edição da Bahia Farm Show, é dividida em duas categorias: mel de abelha sem ferrão e mel de abelha Apis mellifera (africanizada). O objetivo é valorizar o trabalho dos produtores e promover os produtos derivados das abelhas, explica o coordenador do Cetab, Paulo Mesquita.

Para participar, os interessados devem se dirigir ao stand do Governo da Bahia, no evento, com um frasco contendo no mínimo 250 gramas de mel. As amostras de mel de abelha sem ferrão devem ser refrigeradas. A análise dos produtos será completa, abrangendo aspectos físico-químicos e organolépticos. (mais…)

Itacaré recebe campeonato inédito de Bodybuilding em agosto

Itacaré recebe campeonato inédito de Bodybuilding em agosto - noticias, itacare, bahiaImagem de Łukasz Dyłka por Pixabay

A cidade de Itacaré (BA), carinhosamente chamada de “Paraíso Baiano” e palco de inúmeros eventos de esporte que vão muito além do surf, se prepara para receber seu primeiro campeonato de bodybuilding.

O Itacaré Bodybuilding 2024 foi idealizado pela produtora local Folha de Guiné e o atleta Cristiano “Zulu” Moreira, diversas vezes campeão na modalidade, e também conta com o apoio da Prefeitura de Itacaré. O evento tem data marcada para o dia 31 de agosto no Resende Imperial Hotel & Spa e a pesagem oficial acontece no dia 30 de agosto, com local e horários a definir.

O bodybuilding, mais do que um esporte, se configura como uma cultura que celebra a estética corporal e a disciplina. No Brasil, essa paixão por esculpir músculos e desafiar limites físicos transborda em números expressivos de atletas e competidores. Essa comunidade vibrante e praticante de um estilo de vida saudável e de superação promete transformar o inédito Itacaré Bodybuilding 2024 em um marco do calendário local de eventos. (mais…)

Os Desafios da Maternidade na Vida da Mulher Moderna

Os Desafios da Maternidade na Vida da Mulher Moderna - artigosImagem de StockSnap de Pixabay

A mulher moderna, com suas múltiplas atribuições, enfrenta desafios significativos ao tentar conciliar os papéis de mãe, profissional, esposa, filha, amiga e tantas outras relações. Considerando os vários papéis que desempenha, as perguntas que surgem são: como dar conta de tudo? Onde ficam os cuidados com sua saúde e bem-estar?

A autocobrança é frequentemente um inimigo da qualidade de vida. Em um mundo acelerado e repleto de informações, o desejo de “abraçar o mundo” pode ser avassalador. Historicamente e culturalmente, as mulheres sempre estiveram na posição de acolher, cuidar e superar-se para mostrar seu valor. Este artigo busca refletir sobre a capacidade das mulheres de exercerem diversas funções e como elas conseguem conciliar os variados papéis no dia a dia.

“Nasceu uma mãe, nasceu uma culpa! É o clichê mais verdadeiro que existe. Por mais que eu tente buscar equilíbrio, sempre estou em falta com alguém ou alguma coisa. Seja no âmbito profissional porque não estou crescendo como deveria, seja no pessoal porque meu filho dormiu sem escovar os dentes ou porque ele passou mais tempo nas telas enquanto eu precisava terminar alguma coisa ou até mesmo para conseguir tomar um banho.

(mais…)

Mutuípe: Paróquia Santo Antônio de Pádua realiza festa do seu padroeiro

Mutuípe: Paróquia Santo Antônio de Pádua realiza festa do seu padroeiro - mutuipe, destaqueFoto: Maria do Carmo

Na tarde desta quinta-feira, dia 13, a Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Mutuípe (BA), que tem como Pároco o Padre José Bonfim Santos Rodrigues, encerrou os festejos em louvor ao seu Padroeiro Santo Antônio. Aconteceu na igreja matriz, situada no bairro Santo Antônio, a solene Celebração Eucarística, presidida pelo Padre Edson Santos Nascimento, Pároco da Paróquia São José do Andaiá em Santo Antônio de Jesus-BA, contando com a presença do Padre Adivan Pereira (MS), Pároco da Paróquia São Vicente Ferrer em Ubaíra e do Diácono Fernando Jesus Carvalho, que auxilia o Padre José Bonfim nas atividades missionárias e celebrativas nas Paróquias São Roque e Santo Antônio de Pádua.

Os festejos em louvor a Santo Antônio tiveram início com um Trezenário preparatório, com uma Programação que teve início em 31 de maio, culminando no dia 12 de junho, pautada no tema IGREJA – COMUNIDADE CASA DA MISSÃO em consonância com a Diocese de Amargosa, contando com a participação das Pastorais, Movimentos e Grupos das comunidades rurais e urbanas integrantes das Paróquias Santo Antônio de Pádua e São Roque de Mutuípe e de Paróquias convidadas das cidades circunvizinhas.

Padre Edson ao proferir a homilia na Celebração Eucarística fez uma saudação especial aos leigos e leigas ressaltando a sua presença no mundo como SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO sendo a presença de Deus lá fora, onde por vezes não podemos ir. “Em um mundo cada vez mais secularizado, o testemunho e a presença de vocês como sujeito eclesial da comunidade é importantíssimo”. O mesmo citou também o Papa Francisco, endossando a sua fala, ao dizer que cada Santo é uma página do Evangelho e uma atualização do Evangelho de Jesus Cristo para o mundo. Destacou também a vida de Santo Antônio, sua missão no mundo, sua pregação e sua caridade.

Após a celebração, foi realizada uma Procissão conduzindo a imagem do padroeiro Santo Antônio pelas ruas do bairro, culminando com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Matéria: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo.

Tempo seco e poluição do ar aumentam os riscos de doenças respiratórias

Tempo seco e poluição do ar aumentam os riscos de doenças respiratórias - brasilImagem de Pexels por Pixabay

O outono, com suas características climáticas específicas, aumenta a incidência de várias doenças respiratórias. A conscientização e adoção de medidas preventivas são essenciais para proteger a saúde durante essa estação. “A prevenção é a chave para minimizar os impactos das infecções respiratórias no outono”, reforça o Prof. Carlos Carvalho, pneumologista do InCor HCFMUSP. Manter-se informado e atento aos sintomas pode fazer toda a diferença na qualidade de vida durante esse período. ‎   ​

A combinação de tempo seco e poluição do ar aumenta significativamente os casos de doenças respiratórias. “As infecções respiratórias mais comuns nessa época do ano são causadas por vírus como o rinovírus, adenovírus e metapneumovírus, causadores dos resfriados comuns e, com maior gravidade, a influenza e o coronavírus”, explica o pneumologista. Além disso, a variação de temperatura, a queda da umidade do ar e a poluição agravam essas condições, levando a um aumento de crises de asma, bronquite, bronquiolite, sinusite, rinite, e até pneumonia.

Principais Doenças Respiratórias do Outono

Gripe e Resfriado – A gripe, causada pelo vírus influenza, pode ter sintomas mais severos que o resfriado, como febre alta, dor de cabeça, dores musculares e tosse intensa. O resfriado comum, geralmente menos grave, é causado por uma variedade de vírus, sendo o rinovírus o mais frequente. Sintomas típicos incluem coriza, dor de garganta e tosse. (mais…)

Jequié atinge a marca de 100% de ocupação hoteleira para o São João

Jequié atinge a marca de 100% de ocupação hoteleira para o São João - jequie, bahiaImagem de Olya Adamovich do Pixabay

O São João em Jequié (BA) começa oficialmente nesta quinta-feira (13) e os hotéis no centro da cidade, nas ruas ao redor e, até, nos bairros que ficam ao redor do circuito junino já estão sem vagas de hospedagem para o evento. De acordo com a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, o município atingiu a marca de 100% de ocupação hoteleira.

”Estamos felizes por vermos esse clima antecipado de São João, com a cidade toda decorada, atraindo visitantes e muitos turistas. Pelo que temos dialogado com os demais proprietários e responsáveis pelos hotéis e pousadas de Jequié, as reservas, a grande maioria efetuado de forma online, é para a permanência média de três dias na cidade”, afirmou Luzimar Mota, representante da FBHA.

Ainda segundo o órgão, a cidade é uma das mais procuradas no interior do estado durante o período junino. Desta forma, aqueles que pretendem passar o São João na cidade e deixaram para procurar hotel na última hora terão que procurar por hospedagens alternativas, como casas de aluguel ou plataformas de aluguel como o Airbnb. (mais…)

Competições de Surf e Bodysurf reúnem nomes de peso em Niterói nesta quinta (13)

Competições de Surf e Bodysurf reúnem nomes de peso em Niterói nesta quinta (13) - brasilImagem de StockSnap por Pixabay

Nesta quinta-feira (13), não faltará ação em Niterói para mais um dia do Itacoatiara Pro, o maior festival de esportes ao ar livre do Brasil. Após a realização da etapa mais importante do campeonato mundial de bodyboard, na última semana, chegou a vez do surf e do bodysurf roubarem a cena, trazendo nomes de peso e baterias simultâneas, algo nunca feito antes entre duas modalidades distintas.

Previsto para acontecer na quarta-feira (12), o campeonato profissional de bodysurf teve que ser remarcado por conta das condições do mar, que iriam melhorar apenas na quinta-feira. Com essa decisão, os campeonatos de surf e de bodysurf acontecerão no mesmo dia, simultaneamente, mas em locais distintos da praia, algo inédito no mundo.

“Estamos muito animados para ver como vai ser essa dinâmica. Os dois campeonatos vão ser disputados nas duas estruturas que temos no evento, uma no meio e a outra no final da praia. Vai ser algo inédito”, conta Giuliano Lara, fundador do Itacoatiara Pro.

(mais…)

Hemoba em Santo Antônio de Jesus atenderá os doadores no dia 14 de junho

Hemoba em Santo Antônio de Jesus atenderá os doadores no dia 14 de junho - saj, destaqueFoto: Carol Garcia/ GOVBA

A Unidade de Coleta e Transfusão da Hemoba em Santo Antônio de Jesus (BA) atenderá os doadores nesta sexta-feira, dia 14, após o feriado municipal do Dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade. A UCT, localizada na Avenida Cosme Damião (Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus), funciona de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30, e sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 16h.

Os interessados em doar sangue devem estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 67 anos. Os menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal. Os idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas horas anteriores ao procedimento. Doar sangue é um procedimento rápido, simples e seguro, sendo necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Cadastro de medula óssea – O cadastro de medula óssea também pode ser feito na UCT de Santo Antônio de Jesus, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Câmeras corporais passam a ser utilizadas por mais oito Companhias e Batalhão na Bahia

Câmeras corporais passam a ser utilizadas por mais oito Companhias e Batalhão na Bahia - bahiaFoto: Alberto Maraux/ SSP-BA

Mais oito Companhias e um Batalhão iniciaram nesta terça-feira, dia 11, a utilização das Câmeras Corporais Operacionais (CCO). São elas: equipes das 1a (Pernambués), 10a (Candeias), 15a (Itapuã), 39a (Boca do Rio), 49a (São Cristóvão) e 52a (Lauro de Freitas) Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs), além da 1a CIA do BPRv e do 18° BPM (Centro Histórico).

Nas unidades da Polícia Militar foram empregadas 602 equipamentos de proteção individual. Em maio deste ano, a PM começou a utilizar as CCOs nas CIPMs de Pirajá, Tancredo Neves e Liberdade. Foram distribuídas 448 câmeras nas três unidades operacionais.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, as câmeras corporais promovem um registro transparente e inviolável da atuação das Forças da Segurança. Os equipamentos gravam de forma ininterrupta, após retirada da base de carregamento e colocação na farda.

Bahia Noticias.

Prefeitura de Lauro de Freitas elimina papel em seus processos

Prefeitura de Lauro de Freitas elimina papel em seus processos - lauro-de-freitas, bahiaImage by Steve Buissinne from Pixabay

O município de Lauro de Freitas (BA), com apoio do governo estadual e do Ministério da Gestão e Inovação, acaba de realizar um marco importante para ingressar no hall das prefeituras do país que estão eliminando o papel em seus processos, graças ao SEI (Sistema Eletrônico de Informações). Na manhã desta terça-feira, dia 11, os servidores do município participaram, no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação de Lauro de Freitas (CEEPTIC), do Workshop de Transformação Digital, um evento de sensibilização para implantação do sistema, que é referência nacional em tramitação eletrônica.

 “Com este projeto, Lauro de Freitas tem condição de fazer história como parte do processo de transformação digital da Bahia”, completou, o secretário da Administração, Edelvino Góes, ao lembrar que, além do pioneirismo na implantação do SEI, o município também foi o primeiro da Bahia a disponibilizar o acesso a um serviço público (no caso, o IPTU) por meio da plataforma eletrônica ba.gov, do governo estadual. A adoção das duas soluções pelo município foi viabilizada por meio da assinatura de um termo de cooperação, em fevereiro deste ano, entre a prefeitura e a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb).

Tramitação eletrônica – Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI foi adotado em 2017 pelo Poder Executivo Estadual para a tramitação eletrônica de processos e documentos administrativos. Desde então, a solução já permitiu ao governo baiano uma economia direta de mais de R$ 208 milhões, além de proporcionar a preservação de mais de 50 mil árvores com a redução no consumo de papel. (mais…)

Jota Quest antecipa comemoração de 25 anos de carreira e presenteia fãs com ação no Metrô de SP

Jota Quest antecipa comemoração de 25 anos de carreira e presenteia fãs com ação no Metrô de SP - celebridadeFoto: Bruno Rigante

No dia dos namorados, nesta quarta-feira (12), Jota Quest pegou seus fãs de surpresa em uma ação no metrô de São Paulo. O evento, criado pela agência Turn On The Light, celebrou os 50 anos do Metrô de São Paulo e os 25 anos de carreira da banda Jota Quest.

A banda embarcou em um trem no Pátio Jabaquara do Metrô e seguiu até a estação Sé. Às 16h, surpreenderam os passageiros com um pocket show na plataforma da estação, apresentando cinco de suas músicas mais marcantes.

“Poder conectar uma das melhores bandas do país com o metrô de São Paulo, e oferecer uma experiência única para a população, é incrível. Essas conexões que realizamos nos enchem de orgulho. Será um case histórico na cidade de SP,” destaca Tico Sayhoun, CEO da Turn On The Light.

Jota Quest continuará as celebrações de seus 25 anos de carreira no próximo sábado, com um grande show para 30 mil pessoas no Allianz Parque.

SAJ: Curso de História da UNEB realizará Mostra de Filmes sobre a África do Sul

SAJ: Curso de História da UNEB realizará Mostra de Filmes sobre a África do Sul - saj, destaqueArquivo Tribuna

Com o tema “África do Sul: Colonialismo e luta contra o Apartheid”, a turma do 7º Semestre, do Curso de História da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, Campus V, de Santo Antônio de Jesus, vai realizar, como atividade extensionista, uma Mostra de Filmes relacionados ao tema.

A ação conta com o apoio do Cineclube Papa-Jaca, do AfroUneb e do Colegiado de História e tem como objetivos: aproximar a comunidade externa do espaço universitário e analisar fatos relativos à luta contra o apartheid para a libertação da África do Sul.

Serão exibidos os clássicos: Um Grito de Liberdade (1987) Direção: Richard Attenborough, dia 17-06-24, no Auditório Mestre Roque, na UNEB Saj, 19h; e também Mandela: Longo Caminho para a Liberdade (2014) Direção: Justin Chadwick. dia: 18-06-24

Local: Auditório Milton Santos, da UNEB Saj, às 19h. As sessões serão abertas ao público, com debate e entrada franca.

Greve da Construção Pesada avança em toda Bahia

Greve da Construção Pesada avança em toda Bahia - bahiaImagem de bridgesward por Pixabay

O Sintepav-BA (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia), realizou nesta quarta-feira (12), mais uma assembleia da Campanha Salarial 2024 “Jornada de Trabalho Menor para uma Vida Melhor” com os trabalhadores e trabalhadoras da construção pesada em Salvador. Durante a atividade foram atualizadas as informações sobre o processo de negociação com o Sinicon – sindicato patronal.

A categoria definiu a manutenção da greve que atinge as obras em toda Bahia de forma crescente, devido a falta de avanços em pontos essenciais das reivindicações. Na quinta-feira (13), ocorrerá nova audiência realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho e na sexta-feira (14), a categoria realiza nova assembleia, às 08h, no Campo da Pólvora em Salvador para definir os rumos da greve. Na Bahia, são mais de 20 mil trabalhadores e trabalhadoras da construção pesada, nas centenas de obras que representam 15 bilhões em investimentos.

“Os trabalhadores e trabalhadoras do setor são responsáveis pelo crescimento do PIB que é a soma das riquezas do país, desenvolvimento econômico e social, mas as empresas se recusam em promover condições mínimas que garantam a qualidade de vida da categoria. Portanto, a greve é instrumento de luta por melhores condições de trabalho, salários dignos, saúde e segurança do trabalho, assistência médica e manutenção das demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho”, destaca Gazo, presidente do Sintepav-BA.

(mais…)

SAJ: Câmara Municipal recebe servidores do Centro de Ciências da Saúde da UFRB que estão em greve

SAJ: Câmara Municipal recebe servidores do Centro de Ciências da Saúde da UFRB que estão em greve - saj, noticiasFoto: Divulgação

A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), recebeu nesta última segunda-feira, dia 10, representantes dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) que trabalham no Centro de Ciências da Saúde (CCS) em SAJ e estão em greve há 90 dias em busca de melhorias para as condições de trabalho e salariais.

Inscritos na Tribuna Livre da Câmara, os servidores Mário Ferreira e Taiana Conceição apresentaram para os vereadores os pontos da pauta de reinvindicações junto ao Governo Federal que levaram à deflagração da greve. Segundo Mario Ferreira, os três principais pontos são a reestruturação da carreira, a recomposição salarial e a recomposição orçamentária das universidades federais.

De acordo com os servidores da UFRB já há uma mesa de negociação com o Governo Federal desde o final de 2023, mas ainda não havia avanços significativos. Questionada pelo vereador Luciano Cuiuba, a servidora Taiana Conceição afirmou que houve 4 rodadas de negociação com o Governo Federal e já foram apresentados avanços quanto a reestruturação da carreira e quanto à recomposição do orçamento das universidades a partir de um encontro do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, com os reitores das universidades e institutos federais, mas ainda não houve avanço na recomposição salarial dos servidores. (mais…)

Tayrone parou Aracaju em plena terça-feira

Tayrone parou Aracaju em plena terça-feira - brasilFoto: @fabriciof.ferreira

Lotado é pouco, para descrever como ficou a área de shows montada no centro de Aracaju para os festejos da temporada junina. A noite de terça-feira (11), marcada pelas apresentações dos cantores Tayrone e Pablo, representantes do arrocha, parou a cidade. O espaço não cabia mais ninguém, as ruas do entorno ficaram travadas e do alto, as imagens mostram o sucesso da ocasião.

O show faz parte da turnê especial que Tayrone está realizando neste São João. Serão mais de 50 shows até o dia 7 de julho. O artista segue na estrada e hoje tem mais. Nesta quarta-feira (12), Dia dos Namorados, ele vai embalar os corações apaixonados da cidade de Abaré, no interior baiano.

Nesta quinta, 13 de junho, Dia de Santo Antônio, a festa será em Mulungu do Morro. Seguindo a agenda, na sexta, dia 14, quem recebe o show de Tayrone é a cidade de Caetanos. No sábado, dia 15, tem trabalho em dose dupla, com apresentações em Carfanaum e Iraquara. Já no domingo, 16, para fechar semana, a jornada será dupla novamente, em São José do Jacuípe e Itiuba. (mais…)

Produção de bolos em São Felipe leva sabor para festas juninas

Produção de bolos em São Felipe leva sabor para festas juninas - sao-felipe, noticias, destaqueFotos: André Frutuôso/ Ascom CAR

A Comunidade  do Bom Gosto, em São Felipe, no Recôncavo baiano, está em plena atividade com a produção de bolos típicos para o período de São João. Com o aumento das festividades juninas, a produção de bolos de aipim e milho, vendida na comunidade e região, registra um significativo incremento. Em tempos normais, a média é de 50 bolos, mas durante o mês de junho, esse número sobe para 200 bolos, com os sabores de tapioca, milho e aipim sendo os mais requisitados.

A produção dos bolos é feita na cozinha comunitária da Associação de Moradores do Bom Gosto, formada por 50 associados. A cozinha, inaugurada em 2015, está equipada com forno elétrico, carro do pão e freezer para o armazenamento de salgados. Esses equipamentos têm permitido que a produção se diversifique e aumente. Além dos bolos, a comunidade produz biscoitos de goma, sequilhos de vários sabores (tradicional, limão, queijo, cebola, milho), bolos de aipim, puba, tapioca, pãezinhos, pizzas de aipim e salgados como coxinhas, e doces de aipim como brigadeiro. Todos esses produtos são comercializados com a marca Sabor do Recôncavo.

Para a vice-presidente da Associação, Maria do Carmo Santos Santana, a expectativa é que nesse ano tenha ainda mais encomendas do que o ano passado. “Vendemos bastante bolos e também salgados. No ano passado, vendemos cerca de 100 bolos somente aqui na comunidade e cerca de 100 para Cruz das Almas, somente nos dias de São João”. (mais…)

Mais de 1 tonelada de lixo é retirada do mar em Salvador durante mutirão

Mais de 1 tonelada de lixo é retirada do mar em Salvador durante mutirão - salvador, noticias, bahiaFoto: Seu Case

Em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas para 8 de junho, a Praia da Preguiça, em Salvador (BA), foi o cenário escolhido para o mutirão Remada Mar Limpo, promovido pelo clube de canoagem Kaiaulu Va’a no último domingo. No total, foram coletadas mais de 1 tonelada de materiais recicláveis retirados do mar.

A ação, que começou por volta das 8h, reuniu mergulhadores, pescadores e membros da comunidade, resultando na coleta de uma variedade de objetos do fundo do mar, como cacos de telhas, madeiras, vidros, latas de alumínio, garrafas PET e copos de plástico.

A gestora do Kaiaulu Va’a, Lorena Lago, destacou a importância da ação. “A gente sempre promove essa ação de limpeza da praia. Aproveitamos o Dia Mundial do Oceano para fazer uma ação maior, envolvendo mais pessoas. Este ano, conseguimos retirar um volume maior de lixo do mar, foi mais de uma tonelada em uma manhã inteira. Foi importante chamar atenção para essa causa e para o cuidado necessário com o meio ambiente.” (mais…)

Caravana de Direitos Humanos chega a Mata de São João com serviços de cidadania

Caravana de Direitos Humanos chega a Mata de São João com serviços de cidadania - mata-de-sao-joao, bahiaImagem ilustrativa | Crédito: Bruno Concha/ Secom

A Caravana de Direitos Humanos chega a Mata de São João (BA), na Região Metropolitana de Salvador, nestas terça e quarta, dias 11 e 12 de junho. Toda a rede local, dedicada à garantia de direitos, está sendo mobilizada para viabilizar serviços gratuitos de cidadania e promoção de direitos para a comunidade e moradores do entorno. As ações estarão concentradas, das 9h às 16h, no Colégio Estadual Getúlio Vargas, que fica na Praça Amado Bahia.

Dados importantes contribuíram para a escolha de Mata de São João. Segundo o IBGE (2022), o município tem cerca de 737 crianças ou recém-nascidos que não foram registradas em 2022, representando um índice de 1,09% de sub-registro civil de nascimento. Outro indicador relevante aponta que 331 alunos, entre os matriculados em 2023 nos três colégios da rede estadual do município, não possuem o registro paterno na Certidão de Nascimento. Os dados são da Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEC.

A emissão de Certidão de Nascimento e RG, assim como o reconhecimento de paternidade fazem parte do cardápio de serviços que a Caravana de Direitos Humanos vai levar para Mata de São João. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), com o objetivo de assegurar acesso à justiça e à cidadania nos territórios. Além da oferta gratuita de cursos, oficinas e capacitações, são ofertados serviços das áreas de assistência social, justiça, direitos humanos, cidadania, acessibilidade, empregabilidade, protagonismo juvenil, saúde para populações vulnerabilizadas. (mais…)

Mito ou verdade: colocar os pés para cima traz algum benefício para a saúde?

Mito ou verdade: colocar os pés para cima traz algum benefício para a saúde? - saudeImagem de Selina Toonen do Pixabay

Verdade. Parece um conselho de vó ou daquele familiar que sempre tem uma dica, um chá ou receita infalível para compartilhar. O ato de colocar as pernas para cima tem fundamento. Pernas inchadas e doloridas são sintomas que podem fazer parte de um grupo variado de diagnósticos e geralmente sinalizam problemas circulatórios, musculares ou ósseos. Um incômodo que pode ser cuidado com diversas abordagens. Especialistas afirmam que é possível perceber os efeitos positivos da prática ao levantar os membros inferiores por pelo menos 30 minutos.

Esses benefícios ocorrem devido à diminuição da pressão nos vasos sanguíneos. O efeito é amplamente conhecido entre os médicos e pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). Dentre as principais vantagens desta técnica estão:

  1. Melhora o fluxo sanguíneo: quando as pernas são colocadas para cima, a gravidade atua a favor da circulação e auxilia na melhoria do fluxo sanguíneo. Isso pode ser especialmente útil para prevenir ou aliviar condições venosas, como a tromboflebite superficial.
  2. Reduz o inchaço: erguer as pernas acima do nível do coração auxilia a drenar o excesso de líquido nos membros inferiores com mais eficácia, reduzindo quadros de inchaço, que tendem a piorar ao longo dos dias quentes. Este procedimento pode ser benéfico para pessoas com edema ou inflamação nos pés, panturrilhas e coxas.
  3. Alivia a pressão: longos períodos em pé ou sentado podem aumentar a pressão nas veias das pernas, o que contribui para o desenvolvimento de varizes. Ao erguer as pernas, o paciente pode perceber a sensação de alívio do cansaço nos músculos dos pés.
  4. Contraindicação: pessoas que tenham qualquer tipo de problema cardíaco não devem usar a prática de colocar os pés para cima. Essa atividade pode causar alterações na pressão arterial e maiores problemas de saúde. Na dúvida, é essencial consultar um médico.

(mais…)

Quadrilha de SAJ “Luar do Recôncavo” é a vencedora do Festival de Quadrilhas do Recôncavo

Quadrilha de SAJ “Luar do Recôncavo” é a vencedora do Festival de Quadrilhas do Recôncavo - saj, noticias, destaqueFoto: Luciano Almeida

A quadrilha Luar do Recôncavo, de Santo Antônio de Jesus, foi a vencedora do Festival Regional de Quadrilhas Juninas do Recôncavo da Bahia, realizado na noite de domingo, dia 9, no Ginásio de Esportes da Urbis II, em Santo Antônio de Jesus. Além de receber a premiação de R$7 mil reais e um troféu, a campeã do Recôncavo participará do Festival das Gigantes Regionais, que vai eleger a melhor da Bahia, no dia 4 de agosto, em Salvador. O festival foi realizado pela Prefeitura Municipal de SAJ, em parceria com a Federação Baiana de Quadrilhas – FEBAC.

O júri técnico elegeu em segundo lugar a quadrilha “Buscapé”, de Cachoeira, que recebeu o prêmio de R$4 mil reais, e em terceiro “Matutos do Rio Fundo”, de Muniz Ferreira, que ganhou R$ 3 mil reais. A cidade de Valença conquistou o quarto e quinto lugar, respectivamente, com as quadrilhas “Girassol Esfarrapado” (R$2.000,00), e “Explosão Junina” (R$ 1.000,00).

O Festival foi um verdadeiro show de dança, beleza e música, reuniu quadrilhas de diversas cidades do Recôncavo.  Participaram também a Estrela do Sertão (Amargosa), Encanto do Nordeste (SAJ), Nova Geração (Muritiba), Explosão Junina (Valença) e Mistura Gostosa (Cruz das Almas).

Ministro do gabinete de guerra de Israel, Benny Gantz, renuncia ao cargo

Ministro do gabinete de guerra de Israel, Benny Gantz, renuncia ao cargo - mundo, guerraFoto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O ministro do gabinete de guerra de Israel, Benny Gantz, renunciou o cargo e deixou o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu neste domingo, dia 09. O anúncio acontece um dia após o resgate de quatro reféns do Hamas na Faixa de Gaza.

Ao anunciar sua renúncia, Gantz afirmou que o mandatário impede o avanço real para uma verdadeira vitória. “Netanyahu está nos impedindo de avançar rumo a uma verdadeira vitória. É por isso que estamos deixando o governo de emergência hoje, com o coração pesado, mas com plena confiança”, disse Gantz em coletiva de imprensa.”Decisões estratégicas fatais são recebidas com hesitação e procrastinação devido a considerações políticas”, completou.

Netanyahu se manifestou após a renúncia de Gantz e disse que “Israel está em uma guerra existencial em várias frentes. Benny, agora não é hora de abandonar a luta, é hora de unir forças.”

Metro1.

Guanambi: Filho é acusado de matar pai com golpes de machado

Guanambi: Filho é acusado de matar pai com golpes de machado - policia, guanambi, destaque, bahiaImagem Ilustrativa de Markus Spiske por Pixabay

Na tarde do ultimo sábado, dia 08, um homem de 49 anos, foi atuado em flagrante delito em Guanambi (BA) pela morte do próprio pai a golpes de machado.

A vítima identificada como José Izídio Maritins, um idoso de 76 anos, foi encontrado por agentes da CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional) caído ao chão embaixo de uma árvore com sinais aparentes de pancadas na cabeça. Com o suspeito, além da arma do crime, também foi encontrado uma espingarda.

A família do mesmo, informou que o acusado possui deficiência mental, mas nenhum documento foi apresentado para comprovar tal condição. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico. O corpo do idoso foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi para ser necropsiado.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Achei Sudoeste

Varejo do RS perde diariamente R$ 3,4 bilhões com os estragos causados por enchentes

Varejo do RS perde diariamente R$ 3,4 bilhões com os estragos causados por enchentes - economia, brasilFoto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Uma pesquisa realizada pela IBEVAR – FIA Business School. aponta que a perda média diária de faturamento de empresas do verejo do Rio Grande do Sul é de aproximadamente R$ 3,4 bilhões.

Os dados da pesquisa divulgada na quinta-feira, dia 06, ainda apontam que caso fique 15 dias seguidos com atividades interrompidas a perda poderia chegar a R$ 50,8 bilhões. O estudo revela que o faturamento total anual das empresas de varejo alcança R$ 1.320.786.681.000, destacando a magnitude e a relevância do setor para a economia estadual.

Para a pesquisa foram consideradas as regiões mais afetadas pelas enchentes que atingiram o estado: Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.

Metro1.

Amargosa: Mulher morre após colisão entre veículos na BA-540

Amargosa: Mulher morre após colisão entre veículos na BA-540 - amargosa, transitoFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Uma mulher morreu após uma colisão envolvendo dois veículos na noite deste domingo, dia 9, na BA-540, trecho do município de Amargosa (BA).

De acordo com relatos, o condutor de uma caminhonete Saveiro teria invadido a contramão e atingido um Fiat Palio, nas proximidades do Córrego. A vítima fatal identificada como Eliane estava no carro de passeio e retornava da igreja junto com outras pessoas.

Equipes do SAMU foram acionadas e socorreram os feridos para o Hospital Municipal. Já a vítima fatal teve o corpo removido para o IML de Santo Antônio de Jesus.

Forte na Noticia.

Macron dissolve parlamento e convoca novas eleições após seu partido ser derrotado em eleições europeias

Macron dissolve parlamento e convoca novas eleições após seu partido ser derrotado em eleições europeias - mundoFoto: Paulo Pino/ Agência Brasil

O presidente da França, Emamanuel Macron, dissolveu a Assembleia Nacional neste domingo, dia 09, e convocou eleições legislativas antencipadas após a derrota de seu partido (REM) nas eleições do Parlamento Europeu para o partido (RN), de ultradireita, liderado por Marine Le Pen.

“Decidi devolver-vos a escolha do nosso futuro parlamentar através da votação. Estou, portanto, dissolvendo a Assembleia Nacional”, disse em anúncio. O presidente da França ainda apontou que a ascensão de nacionalistas é um perido para o continente europeu.

Agora, uma nova votação acontecerá em dois turnos, em 30 de junho (1º turno) e 7 de julho (2º turno). A eleição para renovar o parlamento foi realizada neste domingo e a sigla de Marine Le Pen  teve 31,4% dos votos, mais que o dobro que o partido de Macron, com 15,2%.

Metro1

Vereador e outra pessoa morrem vítimas de acidente em Caravelas

Vereador e outra pessoa morrem vítimas de acidente em Caravelas - caravelas, transitoFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Uma colisão entre um carro e uma moto resultou em duas mortes na BR-418, em Caravelas, no extremo sul da Bahia, na noite de sábado (8). Uma das vítimas foi o vereador Manoel de Jesus Santana Sebastião, conhecido como “Marcelo Sangue B”, que atuava na cidade onde ocorreu o acidente. A segunda vítima fatal, identificada como Bernardo Figueiredo Gomes, estava na moto conduzida pelo vereador.

Duas pessoas que estavam no carro ficaram feridas, foram socorridas e levadas para o Hospital de Caravelas. O impacto da colisão foi tão forte que os veículos ficaram destruídos.

Em nota a prefeitura de Caravelas afirmou que o vereador “dedicou anos de sua vida em prol da comunidade caravelense, servindo como vereador com comprometimento, dedicação e paixão.” A prefeitura lamentou a morte de Marcelo Sangue B e disse que “sua partida deixa uma lacuna em nossos corações e na política de Caravelas.”

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias.

Mitos e verdades sobre imunização: fake news ainda atrapalha a eficácia das campanhas

Mitos e verdades sobre imunização: fake news ainda atrapalha a eficácia das campanhas - brasilImagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay

Manter as vacinas em dia é importante para a prevenção de doenças imunopreviníveis e tem impacto direto na qualidade de vida. A proteção começa nos primeiros dias de vida e contempla as necessidades de todas as faixas etárias. O Brasil possui uma das mais completas políticas de vacinação, seguindo o escopo do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  Segundo os indicadores do Conselho Nacional de  de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), muitos imunizantes do calendário vacinal, tiveram maior adesão em 2023, se comparado ao ano anterior, como é o caso da Hepatite A (crescimento de 8%, atingindo 69%), Pentavalente, (aumento de 6%, atingindo 83%) e Poliomielite (acréscimo de 6%, atingindo 83%), mesmo com esse aumento, os números ainda precisam subir.

Hoje, um dos grandes desafios enfrentados é desmistificar os mitos criados e alimentados pelas fake news. “A desinformação é uma grande ameaça à saúde pública e ao progresso da erradicação de doenças infecciosas. Por isso, cabe a nós profissionais de saúde, governos e imprensa, trabalharmos juntos em prol de levar informações coerentes para a população, assim como enaltecer os benefícios da imunização”, comenta o Dr. Fábio Argenta, cardiologista, sócio-fundador e diretor médico da Saúde Livre Vacinas, rede de clínicas focadas em vacinas que oferecem o que há de mais moderno nos cuidados com a prevenção.

O especialista destacou alguns dos principais mitos que circulam nas redes sociais e as verdades que precisam ser disseminadas, veja abaixo: (mais…)

Pintor morre em Feira de Santana após bater motocicleta em poste

Pintor morre em Feira de Santana após bater motocicleta em poste - feira-de-santana, destaque, transitoFoto: Arquivo Pessoal

O pintor Adriano Santos Freitas, de 36 anos, morreu na manhã deste domingo, dia 9, após bater sua motocicleta em um poste de energia na Avenida Fraga Maia, em Feira de Santana (BA).

Adriano estava internado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana. O acidente ocorreu por volta das 5h40.

Adriano, natural de Montes Claros, Minas Gerais, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Acorda Cidade.

Bahia registra 85 mortes por dengue

Bahia registra 85 mortes por dengue - bahiaImagem Ilustrativa | Foto: Manu Dias/ AGECOM

A Bahia atingiu, neste início de junho, a marca de 85 mortes confirmadas por dengue, segundo Secretaria de Saúde (Sesab). A informação foi divulgada pelo G1 Bahia. Segundo o painel da Sesab, 134 dos 417 municípios do estado estão em epidemia de dengue.

Além dos casos de epidemia, outras 161 cidades baianas estão em alerta contra a dengue. Atualmente, no estado, foram notificados 213.156 casos prováveis da doença e outros 3.276 casos graves.

Entre as regiões mais afetadas, está o sudoeste baiano, sendo Vitória da Conquista, a cidade com maior quantidade de óbitos na Bahia, com 19 casos. Ainda de acordo com a Sesab, foram aplicadas até o momento 150.253 da vacina contra a doença.

Bahia Noticias.

PRF recupera veículos roubados em Itabuna e Cipó

PRF recupera veículos roubados em Itabuna e Cipó - itabuna, destaque, bahiaFoto: PRF

No último dia 6, por volta das 10h30, uma equipe da PRF de Itabuna (BA), ao realizar rondas pela BR 415, no trecho urbano do bairro Nova Ferradas, avistou uma motocicleta Honda/POP, sem placa de identificação, parada às margens da rodovia. Durante a verificação dos elementos de identificação, constatou-se que os elementos identificadores estavam adulterados. Após análise minuciosa e consultas aos sistemas, descobriu-se que a placa original do veículo, licenciada em Porto Seguro/BA, tinha ocorrência de furto registrada em 2013. O veículo e a documentação foram encaminhados à autoridade policial para as devidas providências.

No mesmo dia, por volta das 11h, em Cipó-BA, durante uma ronda ostensiva no km 200 da BR 110, a equipe PRF presenciou um acidente envolvendo duas motocicletas. Um dos veículos, após verificação das numerações do chassi e do motor, apresentou sinais claros de adulteração. O proprietário do veículo afirmou ter comprado a motocicleta em São Paulo por R$15.000,00 e que o veículo foi enviado para Cipó dentro do bagageiro de um ônibus. Após ser atendido no hospital local devido ao acidente, o proprietário foi encaminhado para a Delegacia de Cipó para responder pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Mais tarde, no mesmo dia, às 19h10, uma equipe da PRF na BR 101, no km 514, município de Itabuna, encontrou uma motocicleta estacionada atrás de uma caixa d’água no pátio de uma churrascaria. A consulta à placa revelou divergências entre o sistema e o QR Code. Uma análise mais detalhada mostrou adulterações nos elementos identificadores. O proprietário foi identificado e não conseguiu comprovar a origem lícita do veículo e alegou ter comprado a motocicleta por R$12.000,00 em espécie. Diante da situação, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Itabuna para a adoção das medidas cabíveis.

Banco do Nordeste prevê R$280 milhões em negócios na Bahia Farm Show 2024

Banco do Nordeste prevê R$280 milhões em negócios na Bahia Farm Show 2024 - bahiaImagem de fernando zhiminaicela por Pixabay

Começa nesta segunda-feira, dia 10, a Bahia Farm Show (BFS) 2024, um dos maiores eventos do agronegócio do país. Patrocinada pelo Banco do Nordeste, a feira acontece de 10 a 15 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, e contará com a presença do presidente da instituição, Paulo Câmara, na cerimônia de abertura. ‎   ​

O Banco do Nordeste é a instituição financeira que mais investe no agronegócio da região. Somente na edição 2023, foram quase R$ 170 milhões movimentados durante o evento e a expectativa é de superar os R$ 280 milhões em negócios neste ano.

A BFS alcança sua maioridade como a maior feira de agronegócio do Norte e Nordeste e a segunda maior do Brasil e recebe clientes, fornecedores e investidores atraídos pelas condições diferenciadas do agro no cerrado baiano, com alta tecnologia, inovação e sustentabilidade. (mais…)

PM apreende fuzil e drogas em Jequié

PM apreende fuzil e drogas em Jequié - jequie, destaque, bahiaFoto: Divulgação

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado, da Rondesp-Sudoeste, do Grupamento Aéreo e da 9ª Coorpin, realizaram a apreensão de um fuzil e entorpecentes na Rua Alto da Bela Vista, em Jequié (BA), na manhã de sábado, dia 8.

Durante a operação conjunta, que teve um confronto resultando em um militar ferido, os policiais estavam conduzindo patrulhamento ostensivo na região, quando identificaram um local utilizado como ponto de apoio pelos criminosos.

Neste local, foram encontrados um fuzil calibre 9 mm, um carregador, 90 munições de diferentes calibres, sete pedras de crack, cinco aparelhos celulares, além de tendas e roupas camufladas. Todos os itens apreendidos foram encaminhados à 9ª Coorpin para as devidas providências legais.

Bahia Noticias.

São João de Maracanaú registrou na sexta-feira maior público da história do evento: 130 mil pessoas

São João de Maracanaú registrou na sexta-feira maior público da história do evento: 130 mil pessoas - brasilFoto: Fred Pontes/ Divulgação.

O São João de Maracanaú (CE) registrou na noite desta sexta-feira, dia 7, o maior público da história do evento: 130 mil pessoas. A multidão conferiu algumas das maiores atrações da música nacional, como Tarcísio do Acordeon, Henry Freitas e Manu Bahtidão, que fizeram shows memoráveis. A Arena de shows contou ainda com Lazzaro Gama e Matheus Portela.

Na Cidade Cenográfica, o público curtiu verdadeiros shows de artistas regionais, com muita música, dança e teatro. Entre as atrações estavam a banda Café Cuado, Marcos Paulo, Selma Silfer e o grupo de teatro Garajal. Já no Quadrilhódromo, um shows de cores e danças com as quadrilhas juninas Cordapes e Milho Verde, de Fortaleza, e Minha Sinhá, da cidade de Horizonte (CE). As apresentações contaram ainda com as quadrilhas juninas infantis Brilho no Olhar, Só por Amor e Flor Junina.

O São João de de Maracanaú também inovou no quesito acessibilidade e inclusão. O evento agora conta com carrinhos “tuc tuc” para deslocar com segurança as pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. Esse público é levado pelos veículos entre as atrações do evento, que conta com espaço reservado para acessibilidade na arena de shows.

SAJ: Ouvidoria Municipal registra 400 atendimentos em 5 meses

SAJ: Ouvidoria Municipal registra 400 atendimentos em 5 meses - sajImage by Hilary Clark from Pixabay

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus (BA), através da Ouvidoria Municipal, realizou 400 atendimentos nos últimos 5 meses, dando encaminhamento às diversas sugestões, elogios e críticas e gerando um feedback personalizado para cada um dos requerentes.

O intuito da ampliação dos serviços, e de oferecer uma devolutiva a cada munícipe, é aproximar, cada vez mais, o poder executivo municipal da população, tornando a gestão mais participativa e inclusiva. Após a devolutiva, nos primeiros 5 meses de 2024, mais de 80% dos cidadãos atendidos avaliam o atendimento como bom.

NO SÃO JOÃO

A Ouvidoria Municipal realiza um importante serviço também durante o São João. No período da festa, todos os dias são realizadas centenas de entrevistas, ouvindo do público as sugestões, elogios e críticas. O trabalho do órgão se faz essencial também na montagem da grade de atrações de todos os festejos juninos, ouvindo dos apaixonados pelo São João, quais atrações não podem ficar de fora na edição subsequente do Melhor São João da Bahia.

Ascom PMSAJ.

Gasolina e etanol sobem em Salvador; diesel fica estável

Gasolina e etanol sobem em Salvador; diesel fica estável - bahiaFoto: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Em maio, na cidade de Salvador, o preço médio da gasolina subiu 2,51%. Já o diesel registrou estabilidade de -0,06%, enquanto o etanol subiu (0,94%) em comparação a abril. O levantamento exclusivo foi feito pela ValeCard, empresa especializada em soluções de mobilidade, com base em transações realizadas em mais de 25 mil estabelecimentos credenciados em todos os estados do Brasil.

O preço do diesel S-10, o mais consumido no Brasil nos postos de combustíveis, registrou leve queda de (-0,06%) em maio, com valor médio de R$ 6,106 por litro – variação negativa de R$ 0,004 em relação a abril.  Os dados da ValeCard mostram que o menor preço médio foi registrado no Granjas Rurais Presidente Vargas, a R$ 5,672; na outra ponta, Stiep apresentou a maior média, a R$ 7,000. A diferença entre os dois é de 23,4%.

Em maio, o preço da gasolina nos postos de combustíveis apresentou um aumento de 2,51%, com valor médio de R$ 6,239 por litro – variação positiva de R$ 0,377 em comparação a abril. Os dados da ValeCard mostram que o menor preço médio foi registrado na Boca do Rio, a R$ 6,050; na outra ponta, Dois de Julho apresentou a maior média, a R$ 6,591. A diferença entre os dois é de 8,93%. Retiro, a R$ 3,690; na outra ponta, Itapuã apresentou a maior média, a R$ 4,690. (mais…)

Cruz das Almas: Morre Murilo da Banda Acarajé com Camarão

Cruz das Almas: Morre Murilo da Banda Acarajé com Camarão - destaque, cruz-das-almas, bahiaFoto: Arquivo Pessoal

Faleceu nesta sexta-feira, dia 7, Murilo Sena Campos, integrante da banda cruzalmense Acarajé com Camarão. Murilo se sentiu mal na última terça-feira, dia 4, no município de Vitória da Conquista e precisou ser internado em estado grave em uma Unidade de Saúde.

A família tentou uma transferência para um Hospital de maior suporte em São Paulo, mas não obteve êxito. O corpo está sendo velado na Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, onde permanecerá até a manhã deste sábado, dia 8, e depois será encaminhado para cremação em Salvador.

Acarajé com Camarão é uma banda de forró formada em Cruz das Almas por quatro irmãos no início de 1999. O grupo é integrado por Carol Sena (voz), Maurício Sena (voz e guitarra), Murilo Sena (teclado) e Betinho Sena (bateria). No ano de sua formação, lançou seu primeiro CD pelo selo Perto da Selva, que rapidamente tornou-se sucesso de vendas na Bahia. A Banda se apresentou nos programas de Faustão, Eliana e Ratinho.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Forte na Noticia.

Em sua opinião vale a pena comprar um carro seminovo? Conheça 5 vantagens

Em sua opinião vale a pena comprar um carro seminovo? Conheça 5 vantagens - automovelImagem ilustrativa de Pexels do Pixabay

Ter o carro próprio é o sonho de muitos brasileiros, mas como o valor de um zero acaba sendo muito elevado, comprar um veículo seminovo pode ser uma opção vantajosa para muitos consumidores. Para quem está na dúvida se vale ou não a pena adquirir um seminovo, Ycaro Martins tem 20 anos de experiência no setor automotivo e listou as cinco principais vantagens:

Preço mais baixo:

Veículos seminovos geralmente são mais baratos do que carros novos. Então para quem busca investir um pouco menos, essa é uma boa solução. “Isso se deve à depreciação inicial, que ocorre rapidamente nos primeiros anos de vida do veículo, por isso que mesmo em ótimo estado, eles sempre têm um valor menor”, disse o CEO e sócio-fundador da Vaapty, que é pioneira do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos.

Menor depreciação

Um carro novo pode perder até 20% do seu valor no primeiro ano, enquanto a depreciação de um seminovo é menos acentuada. Adquirir um carro de segunda mão acaba sendo vantajoso porque a depreciação é mais lenta.

Seguros mais baratos

O valor da proteção veicular pode variar bastante de um modelo para outro, assim como por conta do perfil do motorista e coberturas contratadas, mas no geral, o custo do seguro de um veículo seminovo tende a ser menor do que o de um carro novo, devido ao menor valor de reposição. (mais…)

Muritiba: Fiação pega fogo em poste em São José do Itaporã

Muritiba: Fiação pega fogo em poste em São José do Itaporã - noticias, muritibaFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A fiação de um poste pegou fogo na noite desta sexta-feira, dia 7, no distrito de São José do Itaporã, no município de Muritiba (BA).

As chamas se espalharam pela estrutura de concreto enquanto populares observam preocupados com os imóveis nas proximidades.

Prepostos na Coelba e do Corpo de Bombeiros Militar foram acionados. Não houve feridos.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Forte na Noticia.

Aprenda cinco passos para evitar queda de idosos

Aprenda cinco passos para evitar queda de idosos - brasilImagem Ilustrativa de StockSnap por Pixabay

À medida que envelhecemos, incidentes como quedas podem se tornar frequentes causando lesões graves e muitas vezes irreversíveis. Isso acontece devido a diminuição de mobilidade, perda de equilíbrio, fraqueza muscular e ausência de atividades físicas. Segundo dados do SUS (Sistema Único de Saúde), nos últimos dez anos dobrou o número de atendimentos por queda de idosos no país. Em 2022 foram 33.544 resultando em 9.592 mortes, uma média de 26 óbitos por dia.

Para Eduardo Loureiro, enfermeiro e franqueado da Padrão Enfermagem, é preciso avaliar o ambiente que o idoso vive e prevenir. “Uma queda simples pode trazer danos permanentes, mas se moldar a casa que esse idoso vive pensando nas suas principais necessidades e independência, é possível evitar que tombos virem rotina”, comenta. O enfermeiro listou também algumas ações que podem facilitar no dia a dia, e evitar que acidentes graves aconteçam. São eles:

  1. Avaliar qual o grau de independência desse idoso. Ele pode ficar sozinho? Caso não seja 100% autossuficiente, em acordo com os familiares opte pela presença de um cuidador ou enfermeiro, esse profissional além de uma companhia constante poderá supervisionar a rotina diária do seu ente.
  2. Pisos escorregadios são verdadeiros inimigos da terceira idade, se não for possível substituir, invista em proteção antiderrapante.
  3. Evite o uso de tapetes, essas peças podem causar quedas pela sua elevação.
  4. Corrimão e barras de apoio são essenciais, além de permitir a locomoção dos idosos, transmite segurança .
  5. Trocar a escada por rampas proporciona deslocamento seguro e assim como uma boa iluminação.

(mais…)

SAJ: Audiência pública para apresentação e discussão da Proposta da LDO 2025 será na quarta-feira (12)

SAJ: Audiência pública para apresentação e discussão da Proposta da LDO 2025 será na quarta-feira (12) - saj, destaque, brasilFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), representada pelo chefe do executivo municipal, Genival Deolino, informa à população que realizará uma Audiência Pública, para apresentação e discussão da Proposta da LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS – LDO 2025.

A audiência pública será realizada na quarta-feira, 12 de junho, a partir das 10:00 horas, na Câmara Municipal de Vereadores. O poder executivo municipal reitera o seu compromisso com a transparência na gestão pública e reforça o convite para que toda a população participe da audiência supracitada.

Ela presenteou o marido com outra mulher no dia dos namorados

Ela presenteou o marido com outra mulher no dia dos namorados - noticias, brasilFoto: Divulgação

Natalia e Bruno Iura são casados há 17 anos, mas foi no Dia dos Namorados de 2017 que ela resolveu surpreender o marido e lhe dar um presente bastante inusitado: a oportunidade de transar com outra mulher. É claro que tudo foi consensual e que eles já estavam conversando sobre entrar para o meio liberal antes disso, mas foi naquele 12 de junho que eles entraram numa casa de swing pela primeira vez e o resto é  história.

Ela conta que, à época, o casal tinha acabado de se mudar do interior do estado de São Paulo para a cidade de Osasco, e estava estudando como entrar para o universo do swing. “Nós lemos muito a respeito, conversamos com uns amigos, pesquisamos sobre algumas casas e estávamos realmente muito curiosos. Até que, naquele Dia dos Namorados, escolhemos uma casa de swing de São Paulo que tinha uma programação para a data”.

O primeiro contato com o swing, no entanto, não saiu como o esperado e eles não transaram com ninguém. “Quando chegamos lá, ficamos surpresos. Era um lugar Top. Tinham bombons, drinks, decoração temática. As pessoas chegavam na gente, faziam contato. Mas nós não fizemos nada a princípio, ainda não estávamos preparados”, relembra Natalia. (mais…)

SAJ: São Pedro da Sapucaia será lançado na terça-feira (11)

SAJ: São Pedro da Sapucaia será lançado na terça-feira (11) - saj, destaqueFoto: Luciano Almeida

A prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (SCTJ), em parceria com a Associação de Agricultores da Comundade da Sapucaia,  realizará o lançamento do São Pedro da Sapucaia.

O evento será realizado na próxima terça-feira (11), a partir das 15h30, na comunidade da Sapucaia.

A gestão executiva municipal reforça a relevância da participação de todos os comunicadores da cidade, para que a notícia deste importante evento chegue ao conhecimento de todos os munícipes.

Ascom PMSAJ.

CNJ regulamenta solução negocial prévia online para dívidas em cartório

CNJ regulamenta solução negocial prévia online para dívidas em cartório - brasilImagem de Drazen Zigic no Freepik

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deu um importante passo para o avanço da cidadania financeira e o acesso a crédito por pessoas físicas e jurídicas com renda mais baixa ao publicar nesta semana o provimento nº 168. A norma permite a solução negocial prévia entre credores e devedores antes das dívidas serem levadas a protesto e a renegociação dos débitos já protestados. Essa intermediação será feita pela plataforma digital Central Nacional dos Serviços Eletrônicos Compartilhados dos Cartórios de Protestos (Cenprot), por intermédio exclusivo do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB). A medida estava prevista na Lei 14.711 de 2023, mas necessitava da regulamentação.

“Esse é um dos provimentos mais modernos que já foram editados. A sociedade brasileira ganha um instrumento de promoção da cidadania financeira. Os devedores agora terão, com o apoio do Poder Judiciário e por intermédio dos cartórios de protesto, um mecanismo para buscar soluções para suas dívidas”, afirmou André Gomes Netto, presidente do IEPTB.

Segundo dados do instituto, somente entre janeiro e maio deste ano mais de 9 milhões de títulos públicos e privados foram levados a protesto, o que representa cerca de R$ 180 bilhões. De acordo com o presidente do IEPTB, o índice de pagamento de dívidas levadas aos cartórios de protesto chega a 65% de recuperação. “Isso mostra a eficiência e rapidez do serviço”, declarou. (mais…)

Polícia Civil apreende 346 quilos de maconha em Teofilândia

Polícia Civil apreende 346 quilos de maconha em Teofilândia - teofilandia, destaque, bahiaFoto: Divulgação / SSP

Equipes da Delegacia Territorial de Teofilândia (BA), com apoio da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior de Serrinha, apreenderam 346 quilos de maconha, separadas em pacotes. Atividades investigativas identificaram três suspeitos que transportavam a droga do estado do Pernambuco, com destino a São Paulo. O trio foi interceptado em Teofilândia, na quarta-feira (5).

Depois de formalizada a apreensão e a prisão dos suspeitos, toda droga foi incinerada naquela região, na quinta-feira (6), na presença de representantes do Ministério Público, do Departamento de Polícia Técnica (DPT), do coordenador da 15ª Coorpin (Coordenadorias Regionais do Interior), Fábio Nobre e do delegado titular da DT/Teofilândia, Daniel Fiuza Tuhy.

Os suspeitos passaram por exames de lesões no DPT, foram atuados em flagrante por tráfico de drogas e estão à disposição do Poder Judiciário. As investigações têm continuidade, com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos.

Bahia Noticias.

Após mal-estar, deputado Ricardo Rodrigues passa por cateterismo em hospital de Salvador

Após mal-estar, deputado Ricardo Rodrigues passa por cateterismo em hospital de Salvador - destaque, bahiaFoto: Juliana Andrade / Agência - ALBA

O deputado estadual Ricardo Rodrigues (PSD) deu entrada na emergência do Hospital Aliança, em Salvador, após sentir um desconforto e mal-estar nesta quinta-feira (6). A informação foi confirmada pela assessoria do parlamentar.

De acordo com boletim médico, Rodrigues foi submetido a um procedimento de urgência, um cateterismo, no qual foram constatadas obstruções nas artérias. Além disso, o deputado será submetido a uma cirurgia cardíaca nos próximos dias.

Ainda de acordo com a assessoria, Ricardo Rodrigues está bem e consciente.

Bahia Noticias.

Santo Antônio de Jesus é premiada, pela quarta vez consecutiva, no Band Cidades Excelentes

Santo Antônio de Jesus é premiada, pela quarta vez consecutiva, no Band Cidades Excelentes - sajFoto: Luciano Almeida

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA, representada pelo prefeito Genival Deolino, recebeu, pela quarta vez consecutiva, o prêmios do Band Cidades Excelentes 2024, premiação organizada pela Rede Bandeirantes e pelo Instituto Áquila, que tem como objetivo incentivar a melhoria da realidade dos municípios baianos através do reconhecimento das boas práticas na gestão pública.

Os prêmios recebidos pelo município foram os de reconhecimento pela excelência em gestão pública nas áreas de Sustentabilidade e Infraestrutura e Mobilidade. Santo Antônio de Jesus foi premiada na categoria de cidades acima de 100 mil habitantes. O município também foi premiado nas 3 últimas edições, em 2021: Infraestrutura e Mobilidade, Saúde e Bem-estar, em 2022: Educação, Sustentabilidade e Saúde e em 2023 Bem-estar.

A gestão executiva municipal salienta o seu compromisso em seguir alinhada com o que há de mais moderno em administração pública, prezando por uma gestão transparente, com investimentos na melhoria da qualidade de vida dos santoantonienses, e equilíbrio fiscal.

Ascom PMSAJ.

Publicidade institucional em ano eleitoral é tema de encontro com assessores de comunicação do Estado na PGE

Publicidade institucional em ano eleitoral é tema de encontro com assessores de comunicação do Estado na PGE - bahiaFoto: Joá Souza/GOVBA

“A publicidade institucional estadual não deve ter menções da Administração Pública Municipal ou qualquer tipo de promoção de candidatos a pleitos municipais”, recomendou a procuradora do Estado da Bahia, Sissi Andrade, durante a palestra – Publicidade Institucional em Ano Eleitoral. A reunião, realizada na tarde desta quarta-feira (5), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em Salvador, contou com a participação de assessores de Comunicação Social da administração pública estadual.

O objetivo foi aprofundar o entendimento sobre as condutas éticas e legais que devem ser observadas durante o período eleitoral de 2024, cujas ações de comunicação institucional devem estar em conformidade com as normas eleitorais vigentes, a partir de 6 de julho. A medida colabora para que seja evitado o cometimento de infrações, resultando na cassação de registro de candidatura, suspensão dos direitos políticos ou imposição de multa eleitoral. “A administração pública tem o dever da impessoalidade e transparência. Pensando nisso, que a PGE sempre se preocupa, em ano eleitoral, com essas questões, para que o pleito corra de maneira equilibrada e o Estado Democrático de Direito se concretize”, pontuou a procuradora Sissi Andrade.

Durante o encontro, os profissionais de comunicação tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre as vedações nesse período. Um dos questionamentos do assessor da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Alberto Maraux, foi de “como fica a divulgação de obras nos municípios através da imprensa ou dos canais oficiais da secretaria com a participação de candidatos políticos?”. Em resposta, a procuradora Maristela Barbosa, que também compõe o Grupo de Trabalho responsável pela demanda eleitoral 2024, explicou que “no que diz respeito à publicidade pelo Estado, esta deve ser feita de maneira sóbria, correta, divulgando apenas a obra, não a figura política, pois podem acabar influenciando o eleitor. A publicidade institucional não deve promover pessoas”, pontuou. (mais…)

Cipó: PRF, PMBA e Guarda Municipal unem forças em operação contra animais soltos nas rodovias

Cipó: PRF, PMBA e Guarda Municipal unem forças em operação contra animais soltos nas rodovias - noticias, cipo, bahiaFoto: PRF

Em uma ação conjunta realizada na última quinta-feira, dia 30, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Polícia Militar da Bahia (PMBA) e a Guarda Municipal de Cipó (BA), intensificou o combate à presença de animais soltos nas rodovias federais da região. A operação resultou na apreensão de 11 animais que vagavam livremente pelas vias, colocando em risco a segurança dos motoristas e colocando em risco a própria vida dos animais.

Os responsáveis pelos animais foram autuados com base no Art. 31 da Lei 3688/41, que trata sobre “Deixar em liberdade ou não guardar com a devida cautela animal perigoso”. A medida visa conscientizar os proprietários sobre a importância da responsabilidade na criação de animais, já que a soltura irresponsável pode ter consequências graves, como acidentes de trânsito com vítimas fatais.

A PRF reforça a importância da adoção de medidas preventivas pelos criadores, como a construção de cercas adequadas e a constante vigilância dos animais, para evitar que escapem e coloquem em risco a si mesmos e os demais usuários das rodovias. Além de garantir a segurança no trânsito, a ação contribui para a preservação da vida animal, evitando sofrimento e mortes em acidentes.

Fogos de artifício nas festas juninas, mais que comemoração, perigo!

Fogos de artifício nas festas juninas, mais que comemoração, perigo! - artigosImagem Ilustrativa de wsilva por Pixabay

Com a chegada das festas juninas, é comum vermos balões sendo soltos e estouros de fogos de artifício, porém, por trás da beleza e da alegria da comemoração, há uma série de riscos e perigos que muitas vezes são desconhecidos e negligenciados.

Os fogos de artifício, além de sua característica festiva, podem causar acidentes gravíssimos. Segundo Juliano Gonçalves, Head da Divisão de Cabos da Megger Brazil, o perigo torna-se mais evidente quando os fogos são disparados em direção às linhas de energia aéreas, que estão no alto dos postes elétricos.

“Os fios elétricos já suportam o esforço de seu próprio peso. No entanto, caso ocorra a explosão de um rojão em algum ponto dessa rede, há o risco de rompimento, resultando em um potencial acidente fatal ao cair no solo. Essa situação pode acarretar na interrupção temporária ou permanente do fornecimento de energia elétrica na região, afetando até mesmo serviços essenciais”, explica.

(mais…)

PRF apreende em Milagres moto e carro em situação irregular

PRF apreende em Milagres moto e carro em situação irregular - milagres, destaqueFotos: PRF

Em ações distintas de fiscalização voltadas para o combate ao crime realizadas no nesta última quarta-feira, dia 5, a PRF em Milagres (BA) apreendeu dois veículos (uma moto e um carro) em situação irregular. Ambas as ocorrências ocorreram na BR-116, no quilômetro 546.

A primeira ocorrência aconteceu às 11h20, quando os agentes visualizaram uma motoneta Honda PCX estacionada próxima a um posto de combustível. Durante o procedimento de identificação veicular avançada, constatou-se que os elementos identificadores estavam adulterados. O condutor informou que adquiriu o veículo por R$ 6.500,00 na cidade de Iaçu, de um indivíduo cujo nome não se recordava. A motoneta e o condutor foram encaminhados à Polícia Civil de Milagres para as devidas providências.

Um pouco mais tarde, por volta das 15h30, os agentes identificaram um veículo Onix estacionado em frente à garagem de um órgão público local. Após a verificação avançada e consultas aos sistemas policiais disponíveis, descobriu-se que se tratava de um veículo com ocorrência de roubo registrada em Salvador no final do ano passado. O veículo também foi encaminhado à Polícia Civil local para os procedimentos cabíveis.

Obras Sociais Irmã Dulce e Conselho Regional de Contabilidade promovem encontro sobre transformação social nesta quinta

Obras Sociais Irmã Dulce e Conselho Regional de Contabilidade promovem encontro sobre transformação social nesta quinta - bahiaFoto: Rafael Martins/GOVBA

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA), realizam nesta quinta-feira (6) em Salvador o encontro “Contadores DuBem”. A iniciativa irá reunir profissionais da Contabilidade para discutir o papel da categoria no funcionamento das instituições que atuam na área social, e como os contadores poderão contribuir para o desenvolvimento dessas mesmas organizações no estado. Voltada para profissionais e estudantes da área contábil, a mesa-redonda será realizada no Teatro Sesc Casa do Comércio (Avenida Tancredo Neves), das 9h às 11h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail marketing@irmadulce.org.br; ou presencialmente no dia do evento.

Com o tema “O papel da Contabilidade na Captação de Recursos, Gestão e Transparência das Organizações da Sociedade Civil (OSCs)”, a programação contará com as participações do contador e consultor especialista do Terceiro Setor, e também conselheiro da Associação Brasileira de Captação de Recursos, Nailton Cazumbá; da gestora de Captação de Recursos das Obras Sociais Irmã Dulce, Fagna Freitas; do presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Sérvio Túlio dos Santos; e da coordenadora adjunta da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor, do CRCBA, Luciana Simões.

“O Contadores DuBem surge como uma grande oportunidade para discutirmos o papel dos profissionais contábeis junto às instituições sociais em nosso estado; e de que forma podemos contribuir para ampliar ainda mais os resultados positivos de seus projetos na sociedade”, pontua o presidente do Conselho, Sérvio Túlio. De acordo com o palestrante Nailton Cazumbá, os aspectos relacionados a uma boa gestão contábil dentro das organizações também estarão entre as principais abordagens do encontro: “Vamos discutir como o contador, dentro da sua atividade, poderá apoiar no desenvolvimento dessas entidades, gerando assim impactos positivos principalmente junto à população acolhida por tais iniciativas sociais”.

(mais…)

Moto é roubada na praça da Matriz em Sapeaçu

Moto é roubada na praça da Matriz em Sapeaçu - sapeacu, destaqueFoto: Divulgação

Na noite desta quarta-feira, dia 5, uma motocicleta Honda CG FAN, de placa policial PLI-5194, foi furtada em Sapeaçu (BA).

O proprietário deixou a motocicleta estacionada na praça da Matriz e ao retornar do circuito da festa a moto não estava no local.

Qualquer informação sobre o paradeiro da motocicleta entre em contato com o número (75) 9 8156-8834.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Sapeaçu na Mídia.

Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo reconhecerá as melhores fotografias em duas categorias

Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo reconhecerá as melhores fotografias em duas categorias - brasilImagem de SplitShire por Pixabay

As imagens que acompanham trabalhos jornalísticos podem impactar, informar e trazer sensibilidade e beleza ao texto jornalístico. Com o objetivo de valorizar o trabalho desses profissionais da fotografia, a edição 2024 do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional traz duas categorias: o Prêmio Nacional de Fotografia e o Prêmio Fotográfico Júlio Serra.

O autor da melhor foto de acordo com o júri receberá R$ 14 mil pelo Prêmio Nacional de Fotografia. A comissão julgadora será formada por profissionais internos e externos ao Banco do Nordeste, que desempenhem suas atividades em estados que integram a área de atuação da instituição.

Prêmio Fotográfico Júlio Serra

Júlio Serra foi empregado do Banco do Nordeste durante mais de três décadas e construiu sua carreira como fotógrafo da instituição. Em 2023 faleceu, já aposentado. Para homenagear o ex-funcionário, o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional criou o Prêmio Fotográfico Júlio Serra, que vai reconhecer um autor ou autora de imagem jornalística com R$ 8 mil via votação on-line pelo público. (mais…)

SAJ: Prefeitura realizou Audiência Pública para demonstração e avaliação dos cumprimentos das metas fiscais do 1º quadrimestre do exercício de 2024

SAJ: Prefeitura realizou Audiência Pública para demonstração e avaliação dos cumprimentos das metas fiscais do 1º quadrimestre do exercício de 2024 - sajFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), amparada no artigo 9, em seu Parágrafo 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal, realizou uma Audiência Pública para demonstração e avaliação dos cumprimentos das metas fiscais do 1º quadrimestre do exercício de 2024.

A Audiência Pública para demonstração e avaliação dos cumprimentos das metas fiscais do 1º  quadrimestre do exercício de 2024 foi realizada na manhã desta quarta-feira (05), na Planária da Câmara Municipal de Vereadores.

O poder executivo municipal de Santo Antônio de Jesus reforça o seu compromisso com os princípios da transparência na gestão e o respeito com o erário municipal.

Ascom PMSAJ.

Não quer casar? Faça Contrato de Namoro!

Não quer casar? Faça Contrato de Namoro! - noticias, direito, artigosImage by Юрий Урбан from Pixabay

O Dia dos Namorados está se aproximando e, com ele, uma data comemorativa de muito amor e carinho entre os namorados. Porém, com os tantos arranjos de relacionamento que temos hoje em dia, tem sido cada vez mais comum discussões sobre um namoro configurar ou não uma união estável. Não é à toa que muitos processos têm surgido no Judiciário para buscar o reconhecimento dessa relação que, na verdade, não é difícil de se configurar na prática.

Mas você sabia que, para aqueles que não querem estabelecer uma união estável, existe a possibilidade de fazer um contrato de namoro? Esse tipo de contrato tem sido cada vez mais comum entre casais que estão preocupados em definir as questões do relacionamento. Chamamos o advogado André Andrade, especialista em Direito de Família, Sucessões e Planejamento Sucessório para falar um pouco sobre essa questão: (mais…)

Projeto Mares realiza ações de educação ambiental e científica na Ilha de Itaparica

Projeto Mares realiza ações de educação ambiental e científica na Ilha de Itaparica - itaparica, destaque, bahiaFoto: Jocinere Soares/ Tribuna do Recôncavo

Teve início na terça-feira (04), na Escola Municipal Aureliano de Azevedo Monteiro, em Aratuba, município de Vera Cruz, a programação da Semana do Meio Ambiente 2024 do Projeto Mares – iniciativa realizada pela ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, com apoio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. As atividades seguem até o dia 8 de junho, quando a equipe de mergulhadores do projeto e voluntários especializados em mergulho realizam na praia de Conceição, também pertencente ao município de Vera Cruz, uma ação de limpeza submarina, com objetivo de retirar do mar resíduos que contribuem para degradação do ecossistema marinho, a exemplo de plásticos e objetos que podem levar à morte animais como peixes, tartarugas, cetáceos, corais, entre outras espécies da fauna e flora marinha.

A programação segue nesta quarta-feira (05), às 10h, na sede da ONG PRÓ-MAR, em Mar Grande, com o lançamento do Calendário do Defeso, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado da Bahia. No mesmo dia e local, a equipe de Educação Ambiental do Projeto recebe os estudantes dos anos iniciais das escolas da Misericórdia e Ciranda da Letras, para participarem da Trilha de aprendizagem com show de danças, palestras, atividades lúdicas, limpeza de praia e atividades de sensibilização que compõem as atividades do Centro de Interpretação Ambiental (CIA).

No dia 06 (quinta-feira), o biólogo e coordenador científico do Projeto Mares, Lucas Lolis, participa de uma Roda de conversa sobre a restauração de corais com os estudantes do Ensino Médio e Técnico do Centro Profissionalizante do Oceano, em Aratuba. No dia 07, sexta-feira, o Projeto Mares aporta no Complexo Cultural Aristóteles Gomes, em Mar Grande onde, em parceria com a Embasa e o Projeto Mar à Vista, realiza uma Mostra Ambiental com exposição de maquetes interativas, rodas de conversas, distribuição de brindes, oficinas de compostagem e de produção de sabão a partir da reutilização do azeite de dendê, exposição de desenhos com temática ambiental e entrega de cartilhas educativas. A ação é voltada para estudantes das escolas públicas e privadas de Vera Cruz e Itaparica. (mais…)

Dançar forró traz impactos positivos para o corpo e a mente

Dançar forró traz impactos positivos para o corpo e a mente - bahiaFoto: Mateus Pereira/ GOVBA

O forró é uma dança tipicamente nordestina, que faz muito sucesso durante todo o ano, mas tem um boom enorme no mês de junho. E, claro, não deixa ninguém parado. O som, feito por triângulos, zabumbas e sanfonas, traz melodias agradáveis, dançantes e animadas. Esse ritmo tradicional das festas juninas é considerado pelos especialistas um excelente exercício aeróbico, que auxilia na tonicidade dos músculos, principalmente os das pernas.

A dança também é tratada como atividade física e é reconhecida por suas inúmeras vantagens para o corpo e a mente. Ela ajuda a elevar a autoestima, proporciona bem-estar e ainda colabora na perda de peso. Por conta disso, além do seu ritmo contagiante, dançar forró traz diversos benefícios para a saúde. “O forró ganha força nesse período junino, mas durante todo o ano, ele pode ser praticado como uma atividade que ajuda na melhoria da coordenação motora, frequência cardíaca e tonicidade muscular. Ele também ajuda a aliviar o estresse, por ser uma dança alegre. Impossível não se divertir e sorrir dançando forró”, explica Rafael Martins, professor de dança na Rede Alpha Fitness.

O profissional ainda recomenda que o ideal é fazer duas a três aulas de forró por semana, pois é uma ótima forma de renovar as energias do corpo e da mente. “Por se tratar de uma aula mais leve, os praticantes não veem a atividade como um exercício físico, mas como lazer. Isso torna o momento mais prazeroso”, reforça o professor da Rede Alpha Fitness. A dança também ajuda a estimular o cérebro e a memória. Isso ocorre porque, em alguns tipos de dança, é necessário aprender coreografias e lembrar sequências de passos. Além disso, o exercício favorece a coordenação motora e o equilíbrio. Para os idosos, a dança contribui para melhorar a função cognitiva; e nas crianças, ajuda a gastar energia e praticar a coletividade.

Texto: Pietro Raña.

Lançada a 18ª edição do Festival Gastronômico de Prado

Lançada a 18ª edição do Festival Gastronômico de Prado - prado, bahiaImage by Terri Cnudde from Pixabay

O Festival Gastronômico e Cultural de Prado realizou o lançamento oficial da sua 18ª edição, por meio de celebração única de sabores, cultura e entretenimento. O Festival será sediado em Prado, sendo realizado em formato de Circuito Gastronômico em Prado, Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau entre os dias 10 a 20 de outubro de 2024, prometendo uma experiência única que celebra a riqueza dos sabores que permeiam o sertão até as águas do mar. Sob o tema “Sabores do Sertão ao Mar”, o evento irá destacar a diversidade culinária e cultural da região, proporcionando aos participantes uma viagem gastronômica na tradição local.

Na edição anterior, em 2023, foram criados 111 novos postos de trabalho, com uma aprovação notável de 96% pelas empresas participantes. O faturamento total atingiu a marca de R$1,4 milhões, evidenciando o impacto positivo do evento na comunidade.

Segundo Alex Brito, Gerente Regional – SEBRAE BA: “Ao longo de quase duas décadas, o Festival Gastronômico e Cultural de Prado tem sido um catalisador para o desenvolvimento econômico do destino, oportunizando a oxigenação da oferta gastronômica do município, revelando grandes receitas, chefs e estabelecimentos da região gerando impacto na economia e destacando indicadores importantes para o desenvolvimento do empreendedorismo no comércio local”. (mais…)

Baianos podem assistir Olimpíadas de graça por meio da parabólica digital

Baianos podem assistir Olimpíadas de graça por meio da parabólica digital - bahiaFoto: Pablo Le Roy/MCom

As Olimpíadas vêm aí! O grande evento multiesportivo, que reúne os melhores atletas do mundo, será realizado entre os dias 26 de julho e 11 de agosto deste ano, na França. Serão quase 200 brasileiros na disputa, como o corredor Alison dos Santos, que vai participar da prova de 400 metros com barreira. Temos também Gabriel Medina, no Surfe, e Rebeca Andrade, na Ginástica. Todos com ótimos históricos nas competições mundiais e fortes candidatos a subirem ao pódio.

Na TV aberta, a Globo transmitirá as competições. Mas outras emissoras, como Band e SBT, também terão boletins informativos diários contando tudo sobre o que vai rolar por lá. É a chance de acompanhar nossos atletas em modalidades como o Boxe, em que a bicampeã mundial Beatriz Ferreira pode conseguir o ouro e, quem sabe, ver o canoísta Isaquias Queiroz repetir a façanha das últimas Olimpíadas e conquistar várias medalhas.

Mas já pensou se a imagem da TV travar bem na hora que um de nossos atletas estiver prestes a atravessar a linha de chegada? Essa é uma situação comum para quem utiliza a parabólica tradicional para ver televisão. Por isso, para assistir às principais provas sem sofrer com chiados, chuviscos ou interrupções é preciso substituir esse tipo de antena pela nova parabólica digital, que traz imagem e som de alta qualidade para torcer pelo Brasil nos jogos olímpicos. (mais…)

Amargosa: Prefeitura recebe prêmio de Melhor Gestão Pública do Brasil

Amargosa: Prefeitura recebe prêmio de Melhor Gestão Pública do Brasil - destaque, amargosaFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O município de Amargosa (BA), administrado pelo prefeito Júlio Pinheiro, do PT, foi o primeiro colocado, dentre os municípios de 20 mil a 50 mil habitantes de todo o Brasil (não-capitais), do 2º Reconhecimento Nacional da Excelência na Governança e na Gestão Pública, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O prefeito Júlio recebeu, nesta terça-feira (04), em Brasília, na abertura do IX Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União (FNTU), o certificado de mérito do Clico de Aplicação de 2022 no cumprimento do Instrumento de Melhoria da Governança e Gestão (IMGG), com a pontuação máxima de 110, do Modelo de Governança e Gestão Pública na categoria Administração Pública Municipal.

Eleito prefeito em 2016 e reeleito nas eleições municipais de 2020 com mais de 70% dos votos em Amargosa, Júlio Pinheiro comemorou o primeiro lugar do prêmio nacional e partilhou o resultado do trabalho com toda sua equipe da Prefeitura e com os moradores da cidade. “Para nós é um orgulho, uma satisfação muito grande, fruto do trabalho que a gente vem fazendo desde 2017, qualificando a gestão, qualificando os serviços públicos e fazendo cada dias mais entregas à população. Uma alegria que eu divido com toda a equipe e também com toda a população de Amargosa”.

“Para vocês terem uma ideia da importância da modernização da máquina administrativa, em 2016, a capacidade de investimento de Amargosa era de 2%, hoje é de 17%. Se em 2016, o orçamento municipal era de 58 milhões de reais, hoje é de 187 milhões de reais. Um incremento de 223%”, disse o prefeito Júlio Pinheiro, acrescentando ainda que “para 2024, os desafios serão ampliar o percentual de investimento público e oferecer 100% dos serviços públicos de forma digital”.

(mais…)

Secretaria da Educação do Estado realiza encontro com foco na alfabetização de crianças na Bahia

Secretaria da Educação do Estado realiza encontro com foco na alfabetização de crianças na Bahia - bahiaFoto: Claudionor Junior

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou nesta terça-feira, dia 4, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, o primeiro encontro presencial de alinhamento com os articuladores regionais do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. A atividade, que segue até quarta-feira (5), tem o objetivo de promover discussões e reflexões a respeito dos caminhos de gestão, formação, avaliação e mobilização percorridos pela Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) no desenvolvimento do programa, em 2024.

A missão da Renalfa é liderar a implementação das ações de formação, gestão e acompanhamento dos processos pedagógicos, com foco na alfabetização de crianças. Este propósito vem sendo desenvolvido pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que é o programa prioritário do Ministério da Educação (MEC). Durante o encontro, estão sendo compartilhadas experiências exitosas de gestão dos articuladores regionais para consolidar resultados de ações já desenvolvidas e apresentadas as já realizadas e em andamento nos eixos material didático e reconhecimento educacional. Além disso, serão apresentados e analisados os resultados da Avaliação de Fluência Leitora dos estudantes do 2º ano, da Plataforma PARC/CAED.

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, afirmou que esta é uma agenda de monitoramento das ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do governo federal. “É o monitoramento das ações e a análise dos resultados das avaliações que nós fizemos nos 417 municípios. Então, a gente vai olhar os resultados de cada município, corrigir a rota e o exercício da formação que a gente vem fazendo nos territórios e nos municípios, além de outras ações que podemos aportar para potencializar a agenda da alfabetização nos municípios”, destacou. (mais…)

SAJ: Morre aos 82 anos cabeleireiro Inocêncio Lima

SAJ: Morre aos 82 anos cabeleireiro Inocêncio Lima - saj, noticiasArquivo Pessoal editado pelo Tribuna

Faleceu aos 82 anos na manhã desta última terça-feira, dia 4, o cabeleireiro Inocêncio Lima, o qual estava internado há 10 dias no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, após sofrer um AVH Hemorrágico.

‘Paulista’, como era conhecido, morava na localidade do Casco, em SAJ, e passou mal no dia 25 de maio após receber a noticia da morte do seu irmão.

Inocêncio era proprietário do Salão São Paulo, localizado na Rua Celestino Pimenta. Ele foi a primeira pessoa a trazer para SAJ na década de 80 o salão unissex, que corta cabelo tanto de homem como de mulher. O sepultamento aconteceu na tarde desta terça. O mesmo deixa a esposa, 4 filhas e netos.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

Lula sanciona lei que prioriza cuidado e qualidade de vida a pacientes com Alzheimer

Lula sanciona lei que prioriza cuidado e qualidade de vida a pacientes com Alzheimer - brasilFoto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Melhorar a qualidade de vida dos pacientes com Alzheimer e também de seus cuidadores. Esse é um dos objetivos do Projeto de Lei nº 4.364, de 2020, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira, 4 de junho, que institui a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e outras Demências. ‎   ​

A nova lei estabelece diretrizes como a capacitação dos profissionais de saúde públicos e privados para a prevenção, identificação de seus sinais e sintomas em fases iniciais, e assistência e integração dos serviços de saúde existentes.

A aprovação da lei pelo presidente Lula ajudará a melhorar a qualidade de vida das pessoas com Alzheimer e outras demências e também reduzirá o peso dos cuidadores, que em sua maioria são mulheres da família por volta dos 60 anos. O PL também promoverá a adoção de uma abordagem mais integral e humanizada para lidar com as questões de cuidado e saúde pública. (mais…)

SAJ: É nesta quarta (5) a audiência pública para demonstração e avaliação dos cumprimentos das metas fiscais

SAJ: É nesta quarta (5) a audiência pública para demonstração e avaliação dos cumprimentos das metas fiscais - saj, destaqueImagem de Сергей Игнацевич por Pixabay

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA) realiza nesta quarta-feira, dia 5, a partir das 9 horas, uma Audiência Pública, para demonstração e avaliação dos cumprimentos das metas fiscais alusivas ao 1º quadrimestre do exercício de 2024.

A audiência, que faz cumprir o artigo 9 da Lei de Responsabilidade Fiscal, será realizada na Câmara Municipal de Vereadores. O poder executivo municipal convida toda a população para participar da audiência.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Ascom PMSAJ.

Brasil registra quase R$ 800 milhões em tentativas de fraude no 1° trimestre de 2024

Brasil registra quase R$ 800 milhões em tentativas de fraude no 1° trimestre de 2024 - brasilImage by Niek Verlaan from Pixabay

O Brasil registrou no 1° trimestre de 2024 cerca de 800 mil tentativas de fraude, uma redução de 23,3% comparado ao mesmo período do ano passado. Em valores, as tentativas de golpe no trimestre representam R$ 766,3 milhões. O estudo feito pela ClearSale analisou 63,7 milhões de pedidos, entre 1° de janeiro a 31 de março, e aponta que o valor do ticket médio das tentativas foi de R$ 948,64, aumento de 0,3% frente a 2023.

“Embora o número de tentativas de fraude tenha diminuído em comparação com o ano anterior, o ticket médio aumentou. Isso indica não apenas que golpistas estão focando em produtos que tem valor agregado alto, e que tem facilidade em revender nos mercados ilegais, mas acende um alerta para as empresas que precisam continuar vigilantes e adotar medidas de segurança mais robustas”, comenta Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale.

Para o levantamento, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas. Abaixo, confira os dados exclusivos do estudo: (mais…)

Janio Santana lança a canção “Respeito” homenageando seu pai, Januário

Janio Santana lança a canção "Respeito" homenageando seu pai, Januário - saj, noticiasFoto: Reprodução/ Video - Clipe

O cantor, compositor e radialista Janio Santana lançou nesta terça-feira, dia 04, a música entitulada “Respeito”, feita em homenagem ao seu pai que se chamava Januário. “Pelo fato de, a todo momento que eu aprontava alguma quando criança, ou até mesmo com mais idade nos momentos de descontração em família ou com amigos, todo mundo soltava a famosa frase ‘Janio, respeita Januário’, e hoje a saudade dele me levou a escrever essa letra”, disse.

Depois de ter composto a música, o forrozeiro captou recurso via Lei Paulo Gustavo, organizado em Santo Antônio de Jesus pela Secretaria Municipal de Cultura, para fazer um videoclipe, que está disponível em seu canal no Youtube.

A música já está sendo executada em várias emissoras de rádio e em diversas plataformas de áudio. A ficha técnica completa da música está no clipe que pode ser assistido no play abaixo:

Feira de São João retorna à Ceasa nesta quarta (05)

Feira de São João retorna à Ceasa nesta quarta (05) - bahiaImagem Ilustrativa | Foto: Carla Ornelas/ SECOM

O mês de junho chegou e com ele a ‘Feira de São João’, realizada anualmente dentro da Central de Abastecimento de Salvador (Ceasa), que deve movimentar a economia baiana durante todo o período junino. A tradicional feira, realizada no entorno do antigo frigorífico, inicia nesta quarta-feira (05) e segue até 28 de junho. Neste ano, a Ceasa já movimentou mais de R$ 1 milhão com a venda de amendoim e R$ 3,8 milhões com a de milho verde. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), órgão que administra o equipamento, o preço médio da saca de amendoim está R$ 260 e o cento do milho custa R$ 100.

“Temos dois motivos para comemorar, o início da Feira de São João e o lançamento da Operação Ceasa. A feira é tradicional e movimenta o local no período junino, onde a busca pelos itens, como milho, amendoim e laranja, se intensifica, aquecendo a economia e abastecendo mercados e toda a população de Salvador e Região Metropolitana. Para além da distribuição e movimentação econômica, a Feira de São João da Ceasa é um evento cultural no equipamento”, destacou o secretário da pasta, Angelo Almeida.

Segundo Alberto Queiroz, diretor de Gestão de Mercados e Centrais de Abastecimento, o local registrou a entrada de 142,7 toneladas de amendoim e 1.202,6 toneladas de milho verde de janeiro a maio deste ano, o que representa uma movimentação de aproximadamente R$ 4,9 milhões na economia local. “A Feira de São João na Ceasa é importante para o desenvolvimento econômico, pois nós damos condições aos pequenos produtores, além dos grandes atacadistas, a terem acesso a uma feira organizada, onde o consumidor pode encontrar os produtos em excelentes condições e bons preços”, ressaltou. (mais…)

Academia de Karatê de Santo Antonio de Jesus se destaca na Copa do Brasil

Academia de Karatê de Santo Antonio de Jesus se destaca na Copa do Brasil - saj, noticias, esporte, destaqueFoto: Divulgação

No último final de semana, dias 1º e 2 de junho, a Associação Desportiva Kidokan marcou presença de forma expressiva na Copa do Brasil de Karatê, realizada em Lauro de Freitas. O evento, promovido pela CNKB com a organização da FKBA, contou com a participação de mais de 1.000 inscritos, tornando-se um dos maiores torneios da modalidade no país.

A delegação da Kidokan foi representada por 34 talentosos atletas na Seleção Baiana, os quais brilharam ao conquistar um total impressionante de 18 medalhas. Além disso, a equipe teve a honra de contar com o santantoniese Sensei Julival Júnior como um dos técnicos da Seleção Baiana de Karatê, que reuniu um quantitativo de 354 atletas. A Bahia foi campeã da Copa do Brasil.

Esse desempenho excepcional ressalta o comprometimento, a técnica e a dedicação tanto dos atletas quanto dos treinadores envolvidos que foram os Senseis José Mário, Julival Júnior, Antônio Toya e a coordenação técnica do Sensei Geraldo. A participação da Associação Desportiva Kidokan na Copa do Brasil de Karatê deixou uma marca significativa no cenário esportivo, demonstrando o alto nível da modalidade e o talento presente em cada integrante da equipe.

A Associação Desportiva Kidokan agradece ao Clube dos 100, principal parceiro, e o apoio dos Vereadores Uberdan e Dr Gil. A Associação Desportiva Kidokan funciona no Clube dos 100 e tem a direção do Sensei Geraldo Schramm.

Relação dos atletas medalhistas: (mais…)

Agricultura familiar baiana está de volta na ExpoConquista com espaços diferenciados

Agricultura familiar baiana está de volta na ExpoConquista com espaços diferenciados - bahiaFotos: André Frutuôso e Geraldo Carvalho/ASCOM CAR

A agricultura familiar baiana está de volta na 53ª Exposição Nacional Agropecuária de Vitória da Conquista, a ExpoConquista, evento que acontece a partir de quarta-feira (05/06) e vai até domingo (09/06) no Parque de Exposições em Vitória da Conquista, no Sudoeste Baiano.

Com 24 estandes que comprovam a força da agricultura familiar do Sudoeste Baiano, com produtos diferenciados como cafés, polpas de frutas, ovos caipiras, rapaduras, farinhas, biscoitos e artesanato, a agricultura familiar participa ainda com uma praça gastronômica saborosa com itens de várias regiões da Bahia, além de espaços dedicados a bebidas da agricultura familiar, como cafés, cachaças e cervejas de umbu, caju, licuri e mandioca.

Para completar as ações do Governo do Estado no evento regional, executadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), o evento terá como destaque em sua estrutura uma loja do Empório da Agricultura Familiar, com os produtos mais saudáveis, inovadores e sustentáveis da agricultura familiar da Bahia. (mais…)

SAJ: Trânsito é alterado nas Ruas Waldemar Pinto de Queiroz e Isaías Alves

SAJ: Trânsito é alterado nas Ruas Waldemar Pinto de Queiroz e Isaías Alves - saj, destaqueArquivo Tribuna

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), informa a toda a população acerca de alterações, no trânsito da cidade.

Com a alteração, a Rua Waldemar Pinto de Queiroz passa a ter sentido único, da Avenida Barros e Almeida em direção à Rua Lomanto Junior. Já a Rua Isaías Alves, que funcionará também em sentido único, terá como percurso Rua Lomanto Júnior sentido à Avenida Barros e Almeida.

O poder executivo municipal reitera que as alterações no trânsito estarão devidamente sinalizadas e que equipes da SMTT estarão nos pontos supracitados auxiliando os condutores.

Ascom PMSAJ.

Empresa anuncia vagas de trabalho em Salvador focadas na inclusão de pessoas com deficiência

Empresa anuncia vagas de trabalho em Salvador focadas na inclusão de pessoas com deficiência - salvador, bahiaFoto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

A TIM anunciou nesta última segunda-feira, dia 3, a abertura de 250 vagas de trabalho com foco na inclusão de pessoas com deficiência. São 50 oportunidades dedicadas para este público na área comercial e de atendimento, e mais 200 afirmativas em diferentes áreas e níveis de qualificação. No Nordeste, há postos de trabalho em Salvador, Fortaleza, Teresina, Natal e Recife. As oportunidades estão distribuídas nas áreas de Recursos Humanos, Jurídico, Marketing, Comercial e Tecnologia, entre outras, estão abertas a pessoas com diferentes níveis de qualificação e em diversas regiões do país.

Do total, 50 oportunidades são exclusivas para pessoas com deficiência, enquanto as demais são elegíveis também a este público. Os contratados contam com benefícios como assistência médica e odontológica – com destaque para a isenção de coparticipação no plano de saúde – seguro de vida, auxílio-creche, além de um celular com pacote de voz e dados, acesso à plataforma de inglês, entre outros. As pessoas interessadas podem se candidatar diretamente na página dedicada do programa Link www.tim.com.br ou na página da empresa no LinkedIn.

A iniciativa faz parte das ações do TIM+Diversa, programa criado pela operadora que visa não apenas à empregabilidade, mas também à capacitação e o desenvolvimento profissional contínuo desses novos(as) colaboradores(as). Para a representante da empresa, Maria Antonietta Russo, o TIM + Diversa foi desenvolvido para garantir que a inclusão de pessoas com deficiência no quadro de colaboradores(as) efetivos vá muito além do cumprimento de cotas. Para ela, “toda e qualquer habilidade pode ser valorizada e incluída, desde que haja intencionalidade e ações práticas das empresas, pois a pluralidade de perfis e experiências abrem as portas para o senso de pertencimento e a verdadeira inovação”.

SAJ: Festival de quadrilhas do Recôncavo vai escolher a campeã da região

SAJ: Festival de quadrilhas do Recôncavo vai escolher a campeã da região - saj, destaqueImage by Olivia Gonzalez from Pixabay

A cidade de Santo Antônio de Jesus sediará o Festival Regional de Quadrilhas Juninas do Recôncavo da Bahia, no próximo domingo (9), a partir das 14h, no Ginásio de Esportes da Urbis 2. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de SAJ, em parceria com a Federação Baiana de Quadrilhas – FEBAQ.

Um verdadeiro show de dança, beleza e música, reunindo grupos de quadrilhas de diversas cidades vizinhas. O festival vai reunir nove quadrilhas: Estrela do Sertão (Amargosa), Encanto do Nordeste (SAJ), Girassol Esfarrapado (Valença), Nova Geração (Muritiba), Buscapé (Cachoeira), Matutos do Rio Fundo (Muniz Ferreira), Explosão Junina (Valença), Mistura Gostosa (Cruz das Almas) e Luar do Recôncavo (SAJ).

Um júri técnico irá escolher as cinco melhores quadrilhas da região, que, além de troféu, receberão a seguinte premiação: R$7.000,00 (1º lugar), R$4.000,00 (2º lugar), R$3.000,00 (3º lugar), R$2.000,00 (4º lugar) e R$1.000.00 (5º lugar). A quadrilha campeã do Recôncavo participará do Festival das Gigantes Regionais, que vai eleger a melhor da Bahia, no dia 04 de agosto, em Salvador. (mais…)

Inscrições para o Prêmio Sebrae de Jornalismo são prorrogadas até segunda-feira (10)

Inscrições para o Prêmio Sebrae de Jornalismo são prorrogadas até segunda-feira (10) - bahiaImagem de Moondance por Pixabay

A 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) está com inscrições prorrogadas. O novo prazo vai até a próxima segunda-feira (10 de junho) – antes terminava nesta segunda (dia 3). Podem ser inscritos trabalhos jornalísticos veiculados de 5 de junho de 2023 a 2 de junho de 2024. A decisão de adiamento foi tomada após as tragédias climáticas registradas nos últimos meses em várias partes do país, como Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia, entre outras localidades, que impactaram a vida e o trabalho de profissionais de imprensa. De forma igualitária, o prazo foi estendido para todo o país.

O prêmio já registra, segundo dados computados até 18h30 do domingo (dia 2), mais de 1.940 inscrições. O número é superior ao registrado no ano passado, quando o PSJ alcançou a marca recorde de sua história, com 1.899 trabalhos concorrendo. Há quatro categorias principais no PSJ: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo. Neste ano, a grande novidade é a categoria especial Jornalismo Universitário. A prorrogação do prazo de inscrição vale para todas as categorias. Os demais itens do regulamento permanecem inalterados. Acesse o site e saiba mais: www.premiosebraejornalismo.com.br

São quatro categorias principais: Jornalismo em Texto, Jornalismo em Áudio, Jornalismo em Vídeo e Fotojornalismo, além da categoria especial Jornalismo Universitário. Período de veiculação dos conteúdos que podem concorrer: de 5 de junho de 2023 a 2 de junho de 2024. As pautas devem abordar aspectos ligados ao empreendedorismo, com foco nos pequenos negócios. Temas sugeridos: empreendedorismo, produtividade e competividade, inovação e startups, inclusão produtiva e sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação, estímulo ao consumo nos pequenos negócios, e acesso a crédito. (mais…)

BNB assina acordo para expansão do Crediamigo em Itarantim nesta terça

BNB assina acordo para expansão do Crediamigo em Itarantim nesta terça - itarantim, bahiaImagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O Banco do Nordeste e a Prefeitura de Itarantim, no sudoeste da Bahia, assinam nesta terça-feira, dia 4, acordo de cooperação para implantação de posto de atendimento do programa de microcrédito urbano e orientado da instituição, Crediamigo. A cerimônia de celebração do acordo será realizada em sessão solene na Câmara de Vereadores do município.

O acordo prevê a cessão de espaço pelo município para o Crediamigo atender aos empreendedores do município de Itarantim e região. A expectativa é de que os atendimentos se iniciem ainda no segundo semestre.

Segundo o gerente do escritório regional do Crediamigo em Vitória da Conquista, Fábio Leal, que está coordenando a expansão do programa na região, o Crediamigo aplicou mais de R$ 550 mil em 2023 somente em Itarantim e a expectativa, com a implantação do posto de atendimento, é alcançar R$ 1 milhão em negócios a partir da prospecção de novos clientes. “Estamos no caminho certo quando estendemos as nossas operações e ampliamos os postos de atendimento dando maiores condições ao pequeno empreendedor, mesmo longe das grandes cidades. Itarantim é um exemplo de que a população só tem a ganhar com essa expansão”, comemora o gestor. (mais…)

INSS paga segunda parcela do 13º a quem recebe acima do mínimo

INSS paga segunda parcela do 13º a quem recebe acima do mínimo - brasilFoto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais que um salário mínimo começou a receber nesta segunda-feira, dia 3, a segunda parcela do décimo terceiro. O pagamento vai até o próximo dia 7, com as datas definidas conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

O pagamento do décimo terceiro a quem ganha um salário mínimo começou no último dia 24 e também vai até o dia 8. Até o fim desta semana, mais de 33,6 milhões de segurados receberão a primeira parcela, ao somar os que ganham o benefício mínimo e os que recebem acima dele.

O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível desde no aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets. A consulta também pode ser feita pelo site gov.br/meuinss. (mais…)

Núcleo Caatinga de Teatro da Cia Avatar de Irecê realiza turnê em Portugal, Espanha e França

Núcleo Caatinga de Teatro da Cia Avatar de Irecê realiza turnê em Portugal, Espanha e França - noticias, irece, bahiaFoto: Marcelo de Jesus

O Núcleo Caatinga de Teatro da Cia Avatar, sediado em Irecê, no sertão baiano, está na Europa com o projeto de difusão e circulação “O Sertão é o mundo”, realizando uma turnê durante o mês de junho por festivais e teatros de Portugal, Espanha e França. Até 28 de junho de 2024 o espetáculo “A Travessia do Grão Profundo”, com texto e direção de Paulo Atto, estrelado pelo ator ireceense Mozar Primo, irá se apresentar nas cidades de Covilhã (Portugal), Tenerife e La Laguna nas Ilhas Canárias e Leon (Espanha) e em Paris (França). Além do espetáculo o Núcleo Caatinga vai desenvolver uma série de atividades artísticas e formativas como masterclasses, workshops e laboratório de dramaturgia. O projeto conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia através do Edital de Mobilidade Cultural (01/2023).

Na Cidade de Covilhã, Portugal, até 06 de junho, haverá a apresentação de “A Travessia do Grão Profundo” no âmbito da Mostra de Teatro EnsinARTE que trabalha com professores e alunos de teatro no contexto escolar português. Acontecerá também o workshop de Composição Corporal Dramática e Laboratório de Dramaturgia – “Trilhas Possíveis”, aberto a todos os interessados na escrita para o teatro.  Os eventos serão na cidade de Covilhã, província da Beira Baixa, entrada sul da Serra da Estrela, em Portugal.

No Festival de Teatro de Tegueste, nas Ilhas Canárias, Espanha, dia 08 de junho o espetáculo “A Travessia do Grão Profundo” será apresentado no imponente Teatro Príncipe Filipe e no dia 09 na Sala Zálatta Teatro em La Laguna. A programação ainda terá uma roda de conversa sobre dramaturgia e produção teatral no contexto Iberoamericano, com Paulo Atto, com a diretora colombiana Yacqueline Salazar, do Laboratório Escénico Ateneo de Medellin e com o diretor espanhol Telesforo Rodriguez, presidente da Rede Cena Iberoamericana. Neste encontro, que acontece na Sala Zalatta Teatro, o diretor Paulo Atto apresentará um panorama das iniciativas das produções teatrais baianas e suas dramaturgias na atualidade, destacando o trabalho desenvolvido pelo Núcleo Caatinga no sertão baiano. (mais…)

Governo Federal reafirma fim de negociação sobre reajuste para docentes

Governo Federal reafirma fim de negociação sobre reajuste para docentes - destaque, brasilImagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay

Em uma tentativa de retomar a negociação por reajuste salarial, representantes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) se reuniram com representantes do governo federal na tarde desta segunda-feira (3), em Brasília.

O encontro ocorreu uma semana após a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) ter assinado um acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), sem a aprovação das outras principais entidades, que têm registro sindical e representam a maior parte dos docentes e servidores, o que provocou uma divisão nas categorias. O acordo foi feito em cima de uma contraproposta classificada pelo governo como “proposta final”. Também na semana passada, uma decisão liminar do juiz Edmilson da Silva Pimenta, da 3ª Vara Federal de Sergipe, anulou o acordo firmado entre o governo federal e a Proifes.

Professores e servidores de cerca de 60 universidades federais e de mais de 39 institutos federais de ensino básico, profissional e tecnológico estão em greve desde o dia 15 de abril. Balanços das entidades mostram que a paralisação alcança, neste momento, 562 unidades de ensino de 26 unidades federativas. Eles pedem, entre outras medidas da contraproposta, a recomposição dos salários em 4,5% ainda este ano. O governo federal prometeu reajuste salarial zero este ano, mas com aumentos de 13,3% a 31% até 2026, começando em 2025. As categorias que recebem menos terão os maiores aumentos. Quem ganha mais terá menor reajuste. (mais…)

Presidente Tancredo Neves: Suspeito de matar mulher é capturado por moradores e entregue à polícia

Presidente Tancredo Neves: Suspeito de matar mulher é capturado por moradores e entregue à polícia - presidente-tancredo-neves, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

Uma mulher de 52 anos foi encontrada morta nesta última segunda-feira, dia 3, às margens da BR-101, na cidade de Presidente Tancredo Neves, no Baixo sul da Bahia.

O corpo de Olenide Silva Vieira, de 51 anos, estava sendo carregado nos ombros por um homem, quando acabou caindo no jardim do bairro Colina Verde. Próximo ao corpo foi encontrada uma peça íntima feminina, o que levanta suspeitas de que a mulher possa ter sido vítima de estupro.

O suspeito de ter cometido o crime de iniciais J.J.S., de 30 anos, foi capturado por populares, amarrado e entregue a polícia nesta segunda-feira. A captura ocorreu no momento em que o corpo de Olenildes estava sendo levado ao cemitério para o sepultamento.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: PTN News.

Governo quer barrar projeto que pode privatizar acesso a praias

Governo quer barrar projeto que pode privatizar acesso a praias - brasilFortaleza (Foto: Jocinere Soares/ Tribuna do Recôncavo)

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou, nesta segunda-feira, dia 3, que o governo é contra a proposta que permite a privatização de áreas de acesso às praias brasileiras e vai trabalhar para suprimir esse trecho no projeto que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. “Do jeito que está a proposta, o governo é contrário a ela”, disse, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

A proposta de emenda à Constituição (PEC) que transfere a propriedade dos terrenos do litoral brasileiro do domínio da Marinha para estados, municípios e proprietários privados voltou a ser discutida no último dia 27 de maio, em audiência pública no Senado. Aprovado em fevereiro de 2022 na Câmara dos Deputados, a PEC estava parada na CCJ do Senado desde agosto de 2023.

Visibilidade

“O governo é contrário a esse programa de privatização das praias brasileiras que vai cercear o acesso da população brasileira às praias e criar verdadeiros espaços privados, fechados. Vamos trabalhar contrário na CCJ, tem muito tempo ainda para discutir na CCJ, vamos explicitar”, reforçou. “Acho que a sociedade pode participar ativamente, vai participar ativamente. Foi feita a audiência pública que, de uma certa forma, teve uma coisa positiva que deu visibilidade ao tema. Teve até Luana Piovani e Neymar discutindo sobre isso”, acrescentou Padilha. (mais…)

Amargosa divulga grade oficial do São João 2024

Amargosa divulga grade oficial do São João 2024 - destaque, amargosaFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

35 atrações e mais de 130h de forró. Este é o resumo da grade de atrações do São João de Amargosa 2024, divulgada nesta segunda-feira, dia 3. Entre artistas locais e de projeção nacional, os três palcos da festa terão uma variação rítmica que vai do forró ao piseiro, passando pelo sertanejo.

A programação começa no dia 19, aniversário da cidade. Após a apresentação das quadrilhas juninas, Chambinho do Acordeon subirá no Palco Gonzagão (palco principal) e será seguido por Waldonys e Geraldo Azevedo que encerrará as apresentações do primeiro dia.

Até o dia 24 de junho também passarão pelo Gonzagão artistas como: Flávio José, Flor Serena, Magníficos, Lara Amélia, Marília Tavares, Tayrone, Xand Avião, Luana Prado, Estakazero e Matheus e Kauan. Os shows começam às 20h e encerram às 6h do dia seguinte. (mais…)

Quatro hospitais de Porto Alegre recebem 70 novos leitos

Quatro hospitais de Porto Alegre recebem 70 novos leitos - brasilFoto: Tânia Rego/ Agência Brasil

O governo federal anunciou nesta segunda-feira, dia 3, a abertura de mais 70 leitos em quatro hospitais do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre. O Conceição é o principal grupo de hospitais federais do Sul do Brasil. A previsão é que, até o dia 17 deste mês, o número de novos leitos nessas unidades chegue a 120.

Com a ampliação, o Hospital Fêmina contará com mais 20 leitos clínicos e 10 de UTI (unidade de terapia intensiva) neonatal intermediária; o Hospital Conceição, com mais 10 leitos clínicos; o Cristo Redentor, com mais 20; e o Hospital Criança Conceição, com mais 10 leitos de UTI intermediária. O objetivo é atender a população diante das doenças típicas de inverno e também das doenças que podem surgir depois que as águas baixarem.

O ministro para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, acompanhou a instalação dos novos leitos hospitalares nesta segunda-feira. “A decisão atende a uma situação que, efetivamente, neste momento, chama o governo federal a cumprir esse papel”, destacou Pimenta, lembrando que a área da saúde é uma das que estão tendo respostas mais rápidas do governo após as cheias no Rio Grande do Sul. (mais…)

Mutuípe: Estudantes do Colégio Estadual Antônio Felipe Evangelista Neto usam mel de cacau como herbicida

Mutuípe: Estudantes do Colégio Estadual Antônio Felipe Evangelista Neto usam mel de cacau como herbicida - mutuipe, destaqueFoto: Rafael Santos

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 80% do plantio de cacau na Bahia pertence a pequenos produtores e agricultores familiares. Esse tipo de produção demanda um financiamento próprio, por isso quando problemas que afetam a feitura e qualidade do cacau surgem, as despesas da plantação são de alto impacto.  Pensando nisso, os estudantes Bernardo Amaral, João Santos e Davi Barreto, do Colégio Estadual Antônio Felipe Evangelista Neto, localizado em Mutuípe (BA), no Vale do Jiquiriçá, utilizaram o mel de cacau como herbicida biológico para impedir o desenvolvimento de ervas daninhas na cultura desse fruto.

O orientador do projeto, Rafael Santos, explica que o cacau é uma das principais fontes de renda da região e orgulho da comunidade. Por isso, inspirou o estudo sobre uma possível alternativa que colaborasse com os produtores, já que os danos nas plantações são uma séria preocupação financeira. “Normalmente o controle dessas ervas é caro e algumas opções de tratamento causam impactos negativos ao meio ambiente e à saúde humana. Diante disso, decidimos explorar a possibilidade do uso do mel de cacau como um pesticida biológico”.

Após uma revisão bibliográfica sobre as propriedades do mel de cacau e a eficácia como herbicida natural, os estudantes conduziram um levantamento de campo para identificar as espécies de ervas daninhas mais comuns nas plantações em Mutuípe. “Os resultados mostraram que o mel de cacau reduziu significativamente o crescimento das pragas e os custos de controle em 25%, comparando aos herbicidas químicos”, destaca. (mais…)

Provas do concurso da Adab neste domingo em Salvador tiveram 38% de abstenção

Provas do concurso da Adab neste domingo em Salvador tiveram 38% de abstenção - bahiaImagem de jannoon028 no Freepik

As provas do concurso público para a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) foram aplicadas na tarde deste domingo, dia 2, em quatro instituições de ensino de Salvador. Dos 3.643 inscritos, 2.257 compareceram para participar do certame, resultando em um índice de absenteísmo de 38%.

Sob organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o concurso permitiu acesso aos locais de prova das 11h30 às 12h30, e os candidatos responderam às questões objetivas e discursiva das 13h às 19h, horário de Brasília.

“Tudo transcorreu dentro do esperado em todos os locais de prova”, afirmou Célio Alcântara, coordenador de Provimento e Movimentação de Pessoal da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), que acompanhou a aplicação das provas na Universidade Estácio, no bairro do Stiep.

(mais…)

Cruz das Almas: Policial militar da reserva é encontrado morto

Cruz das Almas: Policial militar da reserva é encontrado morto - destaque, cruz-das-almasFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um policial militar da reserva foi encontrado morto na manhã do último sábado, dia 1⁰, nas proximidades do Condomínio Palm Ville, no bairro da Tabela, em Cruz das Almas (BA). Antenor Marques tinha 62 anos e provavelmente sofreu um infarto.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi enviada ao local, mas o policial já estava sem vida.

A equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a remoção do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Santo Antônio de Jesus, onde a causa da morte será oficialmente confirmada.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Revista Recôncavo.

Universidades e Institutos Federais realizam ato de rua em defesa da educação

Universidades e Institutos Federais realizam ato de rua em defesa da educação - bahiaUFRB Amargosa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Nesta segunda-feira, dia 3, professores, estudantes e servidores técnico-administrativos de universidades e institutos federais em greve realizarão um ato nacional em defesa da educação. Em Salvador, a manifestação terá início às 14h no Campo Grande e seguirá até a Praça da Piedade.

“A universidade se democratizou, teve mais acesso a estudantes das classes populares, mas o orçamento foi reduzido drasticamente. Lutar pela recomposição orçamentária é lutar pelo direito à permanência desses estudantes”, afirma Rodrigo Pereira, professor da Faculdade de Educação da UFBA.

A mobilização ocorrerá em todo o país no mesmo dia de uma nova reunião entre os grevistas e o governo federal, buscando reabrir as negociações sobre a pauta salarial e reivindicar a recomposição orçamentária das instituições. (mais…)

Alagoinhas: Homem compra moto furtada vendida pelo irmão e acaba detido

Alagoinhas: Homem compra moto furtada vendida pelo irmão e acaba detido - bahia, alagoinhasFoto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma motocicleta Yamaha YBR 125cc com registro de furto. A ação foi desencadeada no final da tarde de quinta-feira, dia 30, na BR 101, em trecho do município de Alagoinhas.

Em fiscalização ostensiva na rodovia, policiais abordaram a moto de cor preta que estava estacionada às margens da via. Durante a vistoria no veículo, os policias constataram que a Yamaha possuía um B.O registrado em fevereiro/2024, em Salvador.

Aos policiais, o responsável pela motocicleta disse que a negociação foi feita com o irmão dele há cerca de 1 ano. Acrescentou ainda não ter conhecimento das irregularidades criminais.

Diante dos fatos, o homem de 24 anos foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e poderá responder por receptação, crime previsto no Código Penal.

Com música e alegria, Parada LGBT+ de SP chama atenção para a política

Com música e alegria, Parada LGBT+ de SP chama atenção para a política - brasilFoto: Rovena Rosa/Agencia Brasil

Como todos os anos, o público começou a chegar cedo para participar neste domingo, dia 2, da 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo.

Aos poucos, a multidão foi enchendo a Avenida Paulista, na região central da cidade. Além do visual elaborado das drag queens, marca registrada do evento, a criatividade das fantasias passeia pelos mais diversos motivos. Há quem prefira ir de super-herói, quem busque inspiração na antiguidade, nos fetiches eróticos, ou aquelas pessoas que apenas pegaram uma coroa com as cores do arco-íris distribuída gratuitamente por uma rede de fast-food (comida rápida).

Apesar das sete cores do arco-íris, símbolo da luta pela diversidade sexual, ainda serem muito presentes nas bandeiras e adereços, neste ano, o verde-amarelo ganhou espaço. “É para mostrar que a bandeira do Brasil pertence a todos nós, não só a um partido político. Todo mundo tem o direito de usar nossas cores, e não vamos deixar só para um tipo específico de pessoas”, justificou a drag queen Cacau, que usava a camisa da seleção brasileira de futebol cortada na altura do peito, fazendo um top. (mais…)

Simões Filho: PRF recupera veículo furtado de locadora

Simões Filho: PRF recupera veículo furtado de locadora - simoes-filho, bahiaFoto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou na manhã deste domingo, dia 2, um carro de locadora. A ação foi registrada durante uma abordagem no Km 604 da BR 324, trecho do município de Simões Filho (BA).

Em fiscalização ostensiva na rodovia, policiais abordaram um FIAT/Mobi, placas de Minas Gerais, com um ocupante. Após consultas aos sistemas de segurança, policiais constataram que o automóvel pertencia a uma empresa de aluguel de veículos e que havia uma ocorrência registrada no estado do Espírito Santo pelo crime de furto (art. 155 CP).

O condutor, um homem de 42 anos, informou que negociou o veículo com o próprio funcionário da locadora. Acrescentou ainda que deu de entrada R$30 mil, além de assumir o compromisso de pagar parcelas mensais no valor de 2.000 reais. Disse também que o carro não foi transferido para seu nome e que entrou na justiça para garantir os seus direitos.

O veículo apreendido e o motorista, foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil, para registro da recuperação e demais procedimentos.

Governo estuda alternativa legal para apoio a empresas gaúchas, afirma ministro

Governo estuda alternativa legal para apoio a empresas gaúchas, afirma ministro - brasilFoto: Valter Campanato/ Agência Brasil

O ministro extraordinário da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, afirmou neste domingo, dia 2, que o governo federal busca “construir uma alternativa” legal para socorrer financeiramente as empresas gaúchas afetadas pelas chuvas do último mês, de maneira a evitar demissões.

“Temos que construir uma alternativa para a manutenção da saúde financeira das empresas e, principalmente, da manutenção dos postos de trabalho”, disse Pimenta, em entrevista ao CanalGov, durante visita à cidade de Muçum, no Vale do Taquari, uma das regiões severamente atingidas pelos efeitos adversos das recentes chuvas no estado.

“Esta semana, vamos acelerar o debate sobre a manutenção dos postos de trabalho”, comentou Pimenta, acrescentando que já vem debatendo o assunto com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

(mais…)

VÍDEOS: Nova presidência do Conselho dos Leigos da Diocese de Amargosa é eleita durante assembleia

VÍDEOS: Nova presidência do Conselho dos Leigos da Diocese de Amargosa é eleita durante assembleia - saj, noticias, destaqueFoto: Hélio Alves/ Diocese de Amargosa

Luiz Argolo fala sobre a Assembleia Ordinária do Conselho dos Leigos e Leigas da Diocese de Amargosa, que aconteceu no último sábado, dia 1º, em Santo Antônio de Jesus (BA). No final da tarde aconteceu a eleição, que elegeu a equipe diocesana que ficará a frente do conselho nos próximos 3 anos. Luiz deixa a presidência do Conselho e em seu alugar assume Cristiane Nogueira.

Cristiane Nogueira fala sobre sua nova missão como presidente do Conselho dos Leigos da Diocese de Amargosa. Cristiane é professora, leiga na Paróquia São José do Andaiá, em Santo Antônio de Jesus, e já coordenou a Catequese Diocesana na Diocese de Amargosa.

Bahia empata com o Atlético-MG pela Série A do Campeonato Brasileiro

Bahia empata com o Atlético-MG pela Série A do Campeonato Brasileiro - esporteFoto: Letícia Martins/ EC Bahia

O Bahia ficou no empate em 1 a 1 com o Atlético-MG na tarde de domingo, dia 2, na Arena MRV. O jogo foi válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois gols saíram no segundo tempo. Hulk abriu o placar, mas Ademir deixou tudo igual com um golaço para o Tricolor, fazendo valer a “Lei do Ex”.

Com o resultado, o Tricolor segue neste momento na vice-liderança na tabela de classificação ao somar 14 pontos, mesma pontuação do novo líder Flamengo, por causa do número de gols marcados. Com 13, o quarto colocado Athletico-PR encara o Fortaleza, a partir das 18h30, na Arena Castelão. Com 10, o Atlético-MG aparece na nona posição.

O Bahia volta ao gramado somente no dia 13 de junho, na outra quinta-feira, para enfrentar o Fortaleza, às 21h30, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pela oitava rodada do Brasileirão.

Bahia Noticias.

SAJ: Posto de Combustíveis recebe nesta segunda (3) o Saúde na Estrada com atendimento de saúde e exames gratuitos

SAJ: Posto de Combustíveis recebe nesta segunda (3) o Saúde na Estrada com atendimento de saúde e exames gratuitos - saj, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O Saúde na Estrada, iniciativa itinerante de saúde e responsabilidade social da Ipiranga, retorna às estradas nacionais para mais uma temporada dedicada ao cuidado com a saúde e bem-estar de caminhoneiros e comunidades próximas aos postos Ipiranga Rodo Rede de todo o país.

Ao todo, este ano, serão realizados 98 eventos, em 95 cidades brasileiras, percorrendo 16 estados. A carreta chega nesta segunda-feira, dia 3, em Santo Antônio de Jesus (BA), no Posto de Combustíveis Uirapuru, onde permanecerá das 9h às 17h; e segue no dia 4 de junho para o posto JMF em Feira de Santana. A etapa final da carreta na Bahia ocorrerá na cidade de Juazeiro, no posto Vale Derivados de Petróleo.

O Saúde na Estrada disponibiliza exames focados no check-up básico de saúde, incluindo medições de oximetria para avaliar a oxigenação no sangue, temperatura corporal, pressão arterial e batimentos cardíacos. Além disso, são oferecidos testes oftalmológicos, avaliações de glicemia para monitorar o nível de açúcar no sangue, bioimpedância para determinar a composição corporal e avaliar o estado nutricional, testes rápidos para detecção de HIV, sífilis; e hepatite B e C. (mais…)

Rio Grande do Sul lança plano de ajuda a animais

Rio Grande do Sul lança plano de ajuda a animais - brasilImagem de Everson Mayer do Pixabay

O governo do Rio Grande do Sul disponibilizou na sexta-feira, dia 31, o Plano Estadual de Ação de Resposta à Fauna. O objetivo é estabelecer ações e responsabilidades a respeito de animais domésticos e domesticados, silvestres e de produção, de todos os portes, devido à calamidade pública nos municípios do estado.

De acordo com a Defesa Civil do estado, desde o início da calamidade pública causada pelas chuvas, foram resgatados mais de 12,5 mil animais domésticos e silvestres até esta sexta-feira.

No plano, o Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD-Brasil) será parceiro do estado gaúcho. Habitualmente, o GRAD-Brasil coordena ações de busca, resgate e salvamento de animais e organiza as operações em abrigos onde ficam temporariamente os pets (animais de estimação). O coordenador geral do GRAD- Brasil, Enderson Barreto, enfatiza que o grupo é parceiro do estado, mas se faz representado por centenas de milhares de outros voluntários. (mais…)

SAJ: Representantes da SESAB dialogam com hospitais sobre assistência às vítimas da explosão da Fábrica de Fogos

SAJ: Representantes da SESAB dialogam com hospitais sobre assistência às vítimas da explosão da Fábrica de Fogos - saj, noticias, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O Governo da Bahia segue avançando com o atendimento e assistência às vítimas da explosão da Fábrica de Fogos em Santo Antônio de Jesus – SAJ. Como resultado da última reunião, ocorrida na segunda-feira, 27, que contou com a participação do Governo Federal na sede do COI (Centro de Operações e de Inteligência), em Salvador, representantes da Superintendência de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado – Sesab estiveram, nesta terça (28), no município de SAJ para dialogar com os gestores do Hospital Luís Argolo (filantrópica) e do Hospital INCAR (privado). A agenda intersetorial está sendo coordenada pela Secretaria de Justiça e direitos Humanos – SJDH.

A visita foi realizada pela diretora de Contratos da Sesab, Luana Nunes, e Joana Araújo, também do setor de Regulação. Representantes da Coordenação do Núcleo Regional e da Diretoria de Atenção Especializada da Saúde do município, também acompanharam a agenda.

“As demandas mais expressivas foram apresentadas pelo município e dialogamos com os gestores sobre o que é possível ampliar, no caso do Luís Argolo, e formalizar, em relação ao INCAR. Todos saíram de lá com resoluções, e o movimento agora é a formalização de novos contratos e aditivos para assistir essas vítimas e famílias, já ficando estabelecido que essa demanda deve ser tratada como prioridade”, esclarece Luana Nunes, diretora de Contratos da Sesab.

(mais…)

CBF mantém Lucas Paquetá entre convocados da seleção brasileira

CBF mantém Lucas Paquetá entre convocados da seleção brasileira - brasilImagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay

O meia-campista da seleção brasileira Lucas Paquetá está mantido na lista de 26 convocados para dois amistosos e para a Copa América, com início em 20 de junho. A CBF confirmou na quinta-feira, dia 30, a permanência de Paquetá, apesar de o jogador – atualmente no clube West Ham – ter sido acusado pela Associação de Futebol da Inglaterra (FA na sigla em inglês) de tentar manipular resultados de apostas.

Em nota oficial, a CBF justificou a decisão após troca de informações com a FA. Segundo a entidade britânica, “embora o jogador esteja agora sujeito a uma série de acusações, a FA não recebeu qualquer ordem de suspensão provisória contra Lucas Paquetá e, portanto, não há impedimento para que ele continue jogando neste momento”. A FA esclareceu ainda que Paquetá tem até a próxima segunda-feira (3) para responder às acusações.

Lucas Paquetá e outros 17 convocados da seleção que atuam fora do Brasil se apresentaram hoje (30) ao técnico Dorival Júnior, na Flórida (Estados Unidos), para a preparação que visa os dois últimos amistosos antes da Copa América. O primeiro será contra o México, em 8 de junho (sábado), no Texas, e quatro dias depois a seleção encara os Estados Unidos, em Orlando. (mais…)

Santo Amaro terá palestra sobre marketing digital na terça-feira (04)

Santo Amaro terá palestra sobre marketing digital na terça-feira (04) - santo-amaro, noticias, bahiaImage by Gerd Altmann from Pixabay

Quem está buscando a oportunidade para impulsionar o crescimento da empresa e aumentar as vendas já pode comemorar. No próximo dia 4, a partir das 19h, será realizada no auditório do Arquivo Público, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, a palestra “Técnicas de Marketing Digital”. A iniciativa do Sebrae terá especialistas no assunto para compartilhar estratégias e insights sobre a utilização do marketing digital de forma eficiente para o desenvolvimento dos negócios.

A atividade é gratuita e as pessoas interessadas em participar devem garantir a inscrição previamente pelo link www.sympla.com.br. Outras informações podem ser obtidas junto ao Sebrae regional de Santo Antônio de Jesus pelo telefone: 75 8245-3898.

A capacitação proporcionará ao público participante aprender técnicas avançadas de marketing digital; conhecer as melhores práticas para aumentar a visibilidade da marca; descobrir como atrair e engajar o público-alvo; explorar estratégias de vendas eficazes; entender como utilizar as redes sociais para impulsionar os negócios; obter insights sobre o comportamento do consumidor online; além da troca de experiências com outros profissionais. (mais…)

STF suspende julgamento de norma do CFM que proibiu assistolia fetal

STF suspende julgamento de norma do CFM que proibiu assistolia fetal - brasilFoto: Nelson Jr/ SCO/ STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta sexta-feira, dia 31, o julgamento sobre a legalidade da resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que proibiu assistolia fetal para interrupção de gravidez em casos de estupro, medida permitida pela legislação.

No início deste mês, uma decisão individual do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, derrubou a norma. Na sessão do plenário virtual iniciada na madrugada de hoje, a Corte começou a decidir se a liminar do ministro será referendada. No entanto, um pedido de destaque feito pelo ministro Nunes Marques interrompeu o julgamento.

Apesar da suspensão, a derrubada da resolução do CFM continua em vigor. Não há data para retomada da análise do caso. Até o momento, o placar de votação está 1 a 1. Além de Moraes, que votou para manter a própria liminar, o ministro André Mendonça divergiu e votou para validar a resolução do conselho. (mais…)