Derrotado nas urnas, Donald Trump pareceu reconhecer neste domingo (15), pela primeira vez, que seu rival democrata, Joe Biden, venceu as eleições presidenciais de 3 de novembro. Na mesma publicação em uma rede social, contudo, o republicano reiterou suas falsas alegações de que houve fraude no pleito.

“Ele ganhou porque a eleição foi fraudada”, tuitou Trump, sem se referir a Biden pelo nome. O Twitter adicionou um aviso na postagem de que as alegações de Trump são disputadas. Cerca de uma hora depois, em um novo post, Trump disse que “não concede nada” e que Biden só foi o vencedor para a “imprensa de fake news”.

Biden derrotou Trump ao vencer uma série de estados que o titular republicano havia levado em 2016. O ex-vice-presidente democrata também ganhou o voto popular nacional por mais de 5,5 milhões de votos, ou 3,6 pontos percentuais. A campanha de Trump entrou com ações judiciais buscando anular os resultados em vários estados, embora sem sucesso, e especialistas jurídicos dizem que o litígio tem poucas chances de alterar o resultado da eleição.

Bahia.Ba