O barco Crédit Mutuel, da dupla Ian Lipinski e Adrien Hardy, é o vencedor na categoria Class40 da regata Transat Jacques Vabre. Eles cruzaram a linha de chegada no Porto Salvador Marina, na capital baiana, na madrugada desta quinta-feira, dia 14, em meio a uma festa que homenageava os vencedores das outras categorias da regata, a Multi50 e a Imoca.

O Crédit Mutuel fez o percurso que separa Le Havre, na França, de Salvador em 17 dias, 16 horas, 21 minutos e 23 segundos. Agora a competição já conhece os vencedores de suas três categorias.

Os festejos na base operacional da Transat Jacques Vabre em Salvador começaram por volta das 19 horas desta quarta-feira (13), quando foram chamados a um palco improvisado na área de convivência para uma rápida entrevista os vencedores das categorias Mult50 e Imoca – respectivamente, Gilles Lamiré e Antoine Carpentier, do barco Grupo GCA, e  Charlie Dalin e Yann Eliès, da Imoca – e o segundo e terceiro classificados.

SSA: Campeão da Class40 da Transat Jacques Vabre chega em meio à festa - bahia

Foto: Tatiana Azeviche/ Setur

“Acho que podemos agradecer a todos que projetaram e construíram o Crédit Mutuel porque realmente não tivemos problemas técnicos. Estávamos na frente no momento certo e ficou mais fácil controlar os outros”, disse Adrien Hardy, que foi recebido no píer do Porto Salvador Marina, junto com o parceiro Ian Lipinski, pelo secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.

A festa, ao som de samba de roda e com acarajé, churrasco e cerveja, entrou pela noite. Em meio às comemorações, cruzou a linha de chegada o 23º da categoria Imoca, o Champagne de France, da dupla Miranda Merron e Halvard Mabire.

Nesta quinta-feira (14) está prevista a chegada do primeiro barco 100% feminino da prova, o 4 My Planet, da dupla formada pela francesa Alexia Barrier e a irlandesa Joan Mulloy. A competição, considerada uma das maiores de duplas no mundo, tem previsão de prosseguir até quarta-feira (20), quando chega o último barco.

A Transat Jacques Vabre tem o apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), responsável pela infraestrutura montada no Porto Salvador Marina.

Ascom / Setur

SSA: Campeão da Class40 da Transat Jacques Vabre chega em meio à festa - bahia

Foto: Tatiana Azeviche/ Setur