A vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan para imunizar a população contra a COVID-19, em parceria com a empresa chinesa Sinovac Biotech, chegou na manhã desta terça, dia 19, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. As doses foram trazidas pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), que posou na área do 14º Batalhão da Polícia Militar, e depois foram levadas para a Regional Leste (antiga Dires) para distribuição.

O imunizante, adquirido pelo Governo Federal, foi enviado por meio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) num lote direcionado para Santo Antônio de Jesus e para outras 12 cidades da região: Muniz Ferreira, Nazaré, Aratuipe, Jaguaripe, Salinas da Margarida, Dom Macedo Costa, Conceição do Almeida, Castro Alves, Santa Teresinha, Varzedo, Presidente Tancredo Neves e São Felipe. Nesse lote chegaram 3.120 doses, sendo 1.600 para Santo Antônio de Jesus.

Nesta primeira etapa, a Sesab determina que sejam vacinados profissionais de saúde, idosos asilados, população indígena maior de 18 anos e pessoas com deficiência que residem em abrigos. Para a imunização é fundamental que os cidadãos levem o cartão de vacinação – caso não possuam um, os munícipes receberão um novo cartão com a indicação de qual vacina contra a COVID-19 recebeu.

O município de SAJ estima que cerca de 500 profissionais de saúde sejam imunizados nesta primeira leva da vacinação. A projeção de chegada da segunda dose do imunizante é dentro de 21 dias. Em breve será divulgado o plano municipal de imunização.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Ascom PMSAJ