O deputado estadual Alan Sanches destinou para Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, uma emenda de R$ 1 milhão de reais. O anúncio foi feito pelo parlamentar na manhã desta quarta-feira, dia 18, durante uma reunião realizada na Câmara Municipal. Inicialmente, o recurso seria direcionado para a realização de obras indicadas por vereadores.
Ao ficar sabendo da emenda, o presidente da Câmara Municipal, Chico de Dega, conversou com os vereadores da bancada do prefeito Genival Deolino: Dalva Mercês, Caique, Cal de Dodô, Danilo do Alto, Dema do Leite, Cristiano Sena, Dr. Gil e Tia Adriana, e todos concordaram em abrir mão do recurso para que o mesmo seja direcionado à Santa Casa de Misericórdia.
Com o valor de R$ 1 milhão da emenda, somado ao recurso disponibilizado pelo Rotary Clube e com a contrapartida do município, serão adquiridos os equipamentos para a instalação de 10 leitos de UTI Neonatal na Santa Casa de Misericórdia. Até então, nos casos de gravidez de risco, principalmente necessidade de parto antes do tempo, as gestantes eram reguladas para hospitais de Salvador, mas nem sempre se conseguia vagas.
Para a superintendente da Santa Casa, Ludmila Reis, o anúncio da emenda coroa uma luta muito grande. “Hoje é um dia histórico, um dia muito especial, nós batalhamos há cinco anos por essa UTI Neonatal, já houve muitas promessas, mas graças ao prefeito Genival, o vice Careca, os vereadores e o deputado Alan Sanches – que decidiram se unir por algo tão importante – poderemos salvar muitas vidas”, disse Reis. A Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus atende oficialmente 23 municípios, mas extraoficialmente atende mais de 30.
Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo