A convidada da LIVE Tribuna ON desta terça-feira, dia 23/05/2023, foi a professora Dra. Regina Marques, a qual falou sobre o seu livro “Psicanálise Infantil e Racismo: saúde mental nas relações étnicas”. Regina é Psicanalista, professora da UFRB e escritora.
Prêmio de pesquisa e produção científica importante para o contexto da população brasileira da Fundação Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura em 2013, “Psicanálise Infantil e Racismo” é fruto de um intenso trabalho de pesquisa clínica psicanalítica e social no campo da primeira infância, da escola e da família, com abordagem sobre as relações étnicas e a formação do psiquismo e da identidade infantil.
Regina apresenta os conflitos dos profissionais da escola, na emergência de atitudes racializadas com crianças negras, brancas e mestiças. Além disso, apresenta os anseios e angústias dos pais e familiares na dificuldade de transmitir valores de igualdade e fortaleza emocional para seus filhos pretos e pardos diante do contexto violento presente na intersubjetividade da escola e das relações étnicas e sociocomunitárias.
Compre “Psicanálise Infantil e Racismo: saúde mental nas relações étnicas” no site: editoraappris.com.br
ASSISTA:
O Tribuna ON é um programa jornalístico em formato de live realizado pelo Portal Tribuna do Recôncavo®, que é apresentado pelo radialista, web jornalista e Bacharel em Direito, Hélio Alves. É levado ao ar de segunda a sexta, das 21h30 às 22h30, com transmissão no Facebook, Instagram e Youtube do Tribuna do Recôncavo. Confira AQUI os programas anteriores!

































Imagem de Jan Mallander por Pixabay


Image by Steve Buissinne from Pixabay




Imagem ilustrativa de Егор Камелев por Pixabay









Imagem de PayPal.me/FelixMittermeier por Pixabay













Imagem ilustrativa de Engin Akyurt por Pixabay




Imagem de 












Imagem Ilustrativa de Hans Braxmeier por Pixabay











Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
