O município de Pintadas (BA) se consolidou como mais um polo agroindustrial da agricultura familiar na Bahia. O município, que já possui abatedouro da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (Cooap) e frigorífico, da Cooperativa Frigbahia, agora conta também com agroindústrias de classificação de ovos, de beneficiamento de mel e de derivados de frutas. As unidades foram inauguradas nesta sábado (07/10), pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Desenvolver, de forma sustentável, a vida de milhares de agricultores e agricultoras familiares da Bahia. Esse é o principal objetivo da estratégia agroindustrialização da produção da agricultura familiar. E o município de Pintadas, localizado no território de Identidade Bacia do Jacuípe, é um desses exemplos e se une às outras estruturas espalhadas por todo o estado, que estão agregando valor aos produtos da agricultura familiar e gerando renda e melhor qualidade de vida no campo.
A Unidade de Classificação de Ovos, fica na Comunidade da Fazenda União, a seis quilômetros da sede. Sob gestão da Cooperativa de Produtores de Aves e Suínos de Pintadas (Coopaves), a unidade servirá para embalagem, classificação e comercialização da produção. Lenildo Rios, diretor-presidente da Coopaves, explica que o entreposto terá capacidade de escoar a produção de 3.600 ovos, por dia e vai agregar valor ao produto, atendendo às legislações vigentesvai beneficiar não só os (as) cooperados (as), mas também todos os produtores que receberam investimentos de kits de aviários de galinhas caipiras do Bahia Produtiva, no território.
Edição: Tribuna do Recôncavo | Texto: Silvia Costa/ CAR.