Um grupo de músicos da cidade de Nazaré, no Recôncavo baiano, lançou nas plataformas digitais, no último sábado, dia 9, um rap como grito e manifesto cultural. A música “Versos Livres”, cujo clipe foi gravado em frente a Prefeitura Municipal, traz desabafo e manifesto, numa batida clássica do Boom Bap e com rimas contundente.

Em entrevista ao Tribuna do Recôncavo, o MC Ernany RVM, que é natural de Nazaré e reside em Fortaleza, Ceará, falou que esse trabalho denuncia o que os nazarenos vem passando há mais de 30 anos. Segundo ele, famílias de coronéis e políticos dominam a cidade, fazendo com que o município não avance, uma vez que as oportunidades não chegam e o comércio não cresce, onde alguns comerciários ganham menos que um salário mínimo.

No rap os músicos falam que há 3 décadas as famílias Barreto (Peixoto), Almeida e Figueiredo dominam a cidade. “Enquanto isso a população não reage, e acaba apoiando um lado dessas três famílias para garantir seus empregos”, disse Ernany.

No clipe os músicos ainda abordam as questões da violência na cidade, onde os jovens estão se perdendo na criminalidade e nas drogas.

ASSISTA

Reportagem e redação: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Ficha técnica da música: Versos Livres

Composição: Ernany RVM, Edgar, Dhy Pretho, VN e Dido Almeida

Beat: Yume

Mix/Master 1°Império:

Camera: Ageu Oscar

Direção: Ernany RVM

Edição: Ernany RVM