O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá cerca de 1 minuto a mais do que o presidente Jair Bolsonaro (PL) na propaganda eleitoral diária em rádio e TV na disputa ao Palácio do Planalto. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira, dia 18, pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Lula terá 3 minutos e 39 segundos. Já a coligação formada pelo atual presidente conseguiu 2 minutos e 38 segundos. Essas propagandas mais longas são exibidas em blocos nos canais de rádio e TV.

Além disso, o petista terá 286 inserções de 30 segundos em 35 dias de campanha, uma média de 8,1 por dia, contra 207 pequenas propagandas de Bolsonaro do mesmo período e veiculadas nos intervalos comerciais das emissoras, uma média de 5,9 por dia. Na abertura da campanha em rádio e TV, marcada para o próximo dia 26, a primeira propaganda divulgada será a de Roberto Jefferson (PTB). Na sequência, serão exibidas as propagandas de Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D’Avila (Novo), Lula (PT/ Coligação Brasil da Esperança), Simone Tebet (MDB/Coligação Brasil Para Todos), Bolsonaro (PL/Coligação Pelo Bem do Brasil) e Ciro Gomes (PDT).

A ordem das propagandas em cada dia é decidida em sorteio pelo TSE. Os tempos de propaganda em bloco e das inserções são definidos a partir do tamanho das coligações de cada candidato. Já as propagandas de postulantes a outros cargos são definidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais. As inserções, em especial, têm potencial de atingir eleitores que não assistem aos blocos fixos na TV e rádio. Abaixo, os tempos definidos pelo TSE para propagandas diárias em blocos no rádio e na TV, além do número de inserções de 30 segundos dos candidatos durante 35 dias de campanha. A lista foi ordenada do maior tempo de propaganda para o menor.

– Lula (PT/Coligação Brasil da Esperança) – 3 minutos e 39 segundos / 286 inserções

– Jair Bolsonaro (PL/Coligação Pelo Bem do Brasil) – 2 minutos e 38 segundos / 207 inserções

– Simone Tebet (MDB/Coligação Brasil Para Todos) – 2 minutos e 20 segundos / 184 inserções

– Soraya Thronicke (União Brasil) – 2 minutos e 10 segundos / 170 inserções

– Ciro Gomes (PDT) – 52 segundos / 68 inserções

– Roberto Jefferson (PTB) – 25 segundos /33 inserções

– Felipe D’Ávila (Novo) – 22 segundos /29 inserções

Bocão News