Estudantes de três instituições de ensino federais estão organizando uma manifestação para a manhã desta segunda-feira (6) em frente ao Colégio Militar do Rio (CMRJ), no bairro do Maracanã, zona norte da cidade. Segundo a publicação, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) estará na instituição para o lançamento de um selo e de uma medalha comemorativos aos 130 anos do CMRJ.
O ato deverá reunir estudantes do Colégio Pedro II, um dos mais tradicionais do Rio, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Maracanã, e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A manifestação será em protesto contra cortes no orçamento da Educação anunciados pelo governo Bolsonaro.
Na semana passada, o ministro Abraham Weintraub disse em entrevista ao Estado que o MEC reduzirá o repasse de verbas a universidades que não atingissem desempenho adequado e que promovessem “balbúrdia” nos campi. Após a repercussão negativa das declarações, o ministério divulgou nota informando que os cortes seriam estendidos a todas as instituições em decorrência de um contingenciamento de recursos decretados pelo governo, que definiu bloqueio de R$ 5,8 bilhões do orçamento da pasta.
Reitores de diversas universidades do País demonstraram preocupação com o corte. Alguns chegaram a afirmar que a redução poderá inviabilizar as instituições no segundo semestre.
Fonte: O Estado de S. Paulo | Redação: Bahia.ba













Imagem de Sebastian Ganso por Pixabay























































Imagem de Darkmoon_Art por Pixabay

Imagem de Stefano Escandiussi stecks05 do Pixabay
Imagem de Moondance por Pixabay

















Imagem ilustrativa de feraugustodesign por Pixabay









Imagem de ALBERTO H. FABREGAS do Pixabay
Image by Couleur from Pixabay