Começa nesta sexta-feira, dia 6, e segue até domingo, dia 8, a I Feslam – Festa Literária de Amargosa. O evento será realizado na Praça do Bosque, em Amargosa, e pretende reunir o público interessado, estudantes da educação básica e superior.

A I Feslam terá como tema principal “Literatura e Diversidades”, foco em leituras e culturas, e desenvolvimento de apresentações artístico-culturais e literárias, lançamentos de livros, shows, minicursos, oficinas, saraus, feira, encontros com escritores, palestras, mesas redondas, dentre outros, para que melhor se propicie a participação dos interessados.

A I Feslam é promovida pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) por meio do Centro de Formação de Professores (CFP) e pela Prefeitura Municipal de Amargosa e tem como parceiros a Secretaria Estadual de Educação da Bahia/Núcleo Territorial de Educação 09, UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, NUPEF – Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica / CFP e o IFBA – Instituto Federal da Bahia, Campus Santo Antonio de Jesus.

Rico e diverso

Segundo os organizadores, o Estado da Bahia é rico e diverso culturalmente. “Amargosa, em especial, caracteriza-se pela sua diversidade sociocultural e por ser um centro de produção cultural. O samba de roda, as festas juninas, o São João, sobretudo, os ternos de reis, a capoeira, os reisados, a cultura dos quilombolas e indígenas, a festa da Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho e as filarmônicas são algumas expressões da cultura local. Amargosa, Cidade Jardim, como é conhecida, também se tornou a Cidade do Forró, poderá se tornar inclusive Cidade Literária e Arrasta Pé da Leitura, com a realização da I Feslam – I Festa Literária de Amargosa –, fortalecendo assim iniciativas e projetos, já em execução, pelos segmentos culturais e educacionais do Município e pela UFRB”.

A I Feslam advém da necessidade precípua de se criar estratégias e condições de aproximação dos sujeitos com a literatura, de leitores com autores, de iniciação e letramento literários e de formação de leitores.

Esse evento adquire relevância na medida em que promoverá o acesso e “o direito à literatura”. A sua realização favorecerá a mobilização e a valorização de repertórios culturais e o diálogo entre autores literários e a comunidade de Amargosa e região.

Curadoria

Ana Rita Santiago

Comissão Executiva

André Galvão

Carlos Muñoz

Danillo Régis

Jane Rezende

Lisana Sampaio

Lucas Maia

Márcia Batista

Ricardo Pacheco

Van Couto

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM-UFRB