O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) vai lançar no início de junho a operação do sistema ‘Defesa Civil Alerta’ nos estados e municípios da região Nordeste. O anúncio foi feito pelo secretário executivo do MIDR, Valder Ribeiro, durante o painel COP30: Federalismo Climático e Prevenção de Desastres, realizado na 26ª Marcha Brasília em Defesa dos Municípios.
‘Como forma de prevenção a desastres, nos próximos 15 dias devemos implementar o ‘Defesa Civil Alerta’, um sistema de avisos antecipado, no Nordeste. As capacitações nas regiões Centro-Oeste e Norte já começaram, então logo o sistema estará implementado em todo o país’, afirmou o secretário. Ele também alertou para a urgência de qualificar as equipes das Defesas Civis municipais que lidam diretamente com situações de emergência e ressaltou que a prevenção é o caminho mais eficaz para reduzir os impactos de eventos climáticos extremos.
Atualmente, cerca de 45% dos municípios brasileiros não acessam o S2ID, o que dificulta o acionamento de medidas federais de apoio em momentos críticos. Para ajudar a reverter esse cenário, o MIDR disponibiliza 38 cursos gratuitos na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), voltados à capacitação de agentes locais em temas como gestão de riscos, resposta a desastres e reconstrução.
Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: FSB Comunicação.