O município de Cruz das Almas sediou na última quinta-feira, dia 05, a audiência pública “Em Defesa Delas”, organizada pela Câmara Municipal, através do mandato do vereador Renan Gonçalves (PMDB), presidente da Casa, em parceria com a Associação dos Defensores Públicos da Bahia (ADEP-BA).

O evento em alusão à campanha da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), “Em Defesa Delas: Defensoras e Defensores Públicos pela garantia dos direitos das mulheres”, faz parte das estratégias elaboradas pela Associação baiana para discutir e pensar ações conjuntas de atuação para combater o índice crescente de variados tipos de violência contra mulheres.

Cruz das Almas: Audiência pública discute estratégias para enfrentamento da violência contra a mulher - noticias, destaque, cruz-das-almas

Foto: Tailson Cruz

A presidente da ADEP-BA, Elaina Rosas, explicou aos presentes que a ANADEP lança anualmente um tema para que seja trabalhado prioritariamente por todas as defensorias do Brasil.

“A escolha partiu da necessidade de empoderar as mulheres, mostrando para elas que a Defensoria está presente e atuando com outras instituições para reverter os índices de violência no país e que podemos ajudar em sua proteção”, reforçou disse.

Elaina fez questão de registrar a relevância da manutenção de uma mobilização político-social permanente, de modo a garantir que os equipamentos de proteção, defesa e promoção dos direitos das mulheres existentes nas cidades baianas não se esfacelem.

Ainda segundo Elaina, o engajamento da sociedade para a desconstrução do modelo atual no qual impera o machismo, a intolerância e o preconceito passa pela formação de multiplicadores nos diversos setores como educação, saúde e assistência social.

Já o presidente da Câmara Municipal, e propositor da audiência, Renan Gonçalves, destacou o momento importante para Cruz das Almas.

“Podemos unir forças para termos uma sociedade mais justa e igualitária, onde as mulheres e seus direitos são respeitados. Essa luta é de todos!”, destacou o legislador.

A atividade contou com a participação da major Denice Santiago, comandante da Roda Maria da Penha da Polícia Militar (PM),  da coordenadora de políticas de enfrentamento a violência contra mulher da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Lanai Santana, da ouvidora da Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), Sirlene Assis, das defensoras públicas que atuam em Cruz das Almas Paloma Macêdo e Flávia Araújo, além de vereadores e representantes da sociedade civil.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Matéria: Vanessa Costa e Marivaldo Filho/ ASCOM

Cruz das Almas: Audiência pública discute estratégias para enfrentamento da violência contra a mulher - noticias, destaque, cruz-das-almas

Foto: Tailson Cruz