As escolas estaduais da capital e do interior do Estado da Bahia já estão na contagem regressiva para a eleição do Colegiado Escolar, que acontecerá de 29 de julho a 2 de agosto, em todas as unidades da rede estadual de ensino.
O Colegiado Escolar é formado por professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis e visa contribuir para a gestão democrática e participativa da escola. Após a fase de homologação das candidaturas, as chapas estão mobilizadas em torno da divulgação dos seus planos de ação, na perspectiva de conquistar os eleitores.
O Colegiado Escolar garante a gestão democrática do ensino público na concepção, na execução, no controle, no acompanhamento e na avaliação dos processos administrativos e pedagógicos da ação educativa, através da participação da comunidade escolar e local. O colegiado tem mandato de dois anos e se reúne mensalmente para colaborar com a melhoria da escola.
Dentre as ações prioritárias do colegiado, destacam-se: acompanhamento e avaliação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e do Plano de Gestão e do Regimento Escolar; monitoramento e parceria com o corpo docente e equipe gestora para cumprimento do Calendário Escolar; participação no planejamento, análise e aplicação dos recursos financeiros; e articulação com a equipe gestora, incentivando o desenvolvimento de ações para a integração entre a escola, a comunidade e o território.
ASCOM-SEC