Na última quarta-feira, dia 24, os alunos da EJA, noturno, do Colégio Estadual Polivalente da cidade de Castro Alves (BA), participaram de uma aula de campo na Zona Rural do município. Orientados pelas disciplinas de História e LPLB, as turmas foram conduzidas à Igreja de São José da Vila do Genipapo, cuja estrutura preserva as memórias do Século XVIII.

Essa igreja é considerada uma das grandes joias da arquitetura religiosa jesuíta e retrata um momento histórico de significativa importância para o patrimônio cultural. Ela está localizada às margens do Rio Paraguaçu, na Vila do Genipapo.

Os professores Carina Rodrigues, Aldo Jr e Rosângela Oliveira conduziram o trabalho no intuito de identificar as origens do município, bem como identificar o protagonismo do povo negro na construção de importantes monumentos públicos no Brasil.

Ao Tribuna do Recôncavo, a professora Carina falou que o Colégio Polivalente desenvolve o Projeto “Escola: encontro de identidades” e esta é uma das diversas ações destinadas ao reconhecimento da identidade de cada estudante, a fim de elucidar a memória, a cultura e a história local. “Durante a visita ao ilustre patrimônio, os alunos receberam explanações diversas e registraram através de fotografias os detalhes ímpares da estrutura da Capela”, disse.

Castro Alves: Alunos do Polivalente participam de aula na Igreja de São José da Vila do Genipapo - noticias, educacao, destaque, castro-alves

Foto: Divulgação

Para o deslocamento, a Secretaria Municipal de Transportes cedeu ônibus para a ida e o retorno dos alunos com segurança.

O professor Aldo, historiador local, falou que a finalidade destes encontros é fazer uma brilhante explanação sobre o histórico da igreja. A professora Rosângela destacou a presença do estilo do Barroco nos ornamentos locais; e a professora Carina concluiu afirmando que a visita ao colégio foi um imensurável encontro de munícipes com as suas origens, pois “pudemos perceber o envolvimento e encanto dos alunos nesta atividade”.

Os alunos retornaram muito contentes com a experiência. “Polivalente de Castro Alves, Poli de todos nós!”

Fonte: Tribuna do Recôncavo

Castro Alves: Alunos do Polivalente participam de aula na Igreja de São José da Vila do Genipapo - noticias, educacao, destaque, castro-alves

Foto: Divulgação