Caminhoneiro é flagrado em Barreiras (BA) com rebites

Caminhoneiro é flagrado em Barreiras (BA) com rebites - noticias, barreiras, bahiaFoto: Divulgação/ PRF na Bahia

Nesta terça-feira (09) a Polícia Rodoviária Federal localizou com um condutor portando 66 unidades de comprimidos de anfetaminas, conhecidos popularmente como “rebites”. A apreensão dos comprimidos aconteceu durante fiscalização a um caminhão abordado no Km 800 da BR 242, em Barreiras (BA).

O condutor não apresentou disco diagrama do cronotacógrafo com registros válidos, não comprovando os intervalos mínimos de descanso obrigatórios durante a direção veicular. Ao ser questionado sobre o uso e porte de anfetaminas, o homem afirmou que portava rebite, entregando cartelas com um total de 66 comprimidos.

O uso desse tipo de substância está muitas vezes associado à condução em excesso de velocidade, perda do controle do veículo, colisões, direção agressiva e desatenta, além de execução de manobras de alto risco. Por ser um crime considerado de menor potencial ofensivo, a PRF lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e encaminhou ao Juizado Especial Criminal, no qual condutor responderá pelo artigo 28 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas).

RECEBA NOTICIAS NO SEU CELULAR. ENTRE NA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias mais lidas:

Veja mais notícias:

MEC prorroga prazo final para convocações pela lista de espera do processo seletivo de vagas remanescentes do Fies

MEC prorroga prazo final para convocações pela lista de espera do processo seletivo de vagas remanescentes do Fies - brasilFoto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), publicou o Edital n°21, nesta sexta-feira, 12 de julho, no Diário Oficial da União (DOU). O documento prorroga para 19 de julho o prazo final para as convocações pela lista de espera do processo seletivo de vagas remanescentes referentes ao primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As vagas remanescentes do programa referem-se às oportunidades de financiamento que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do Fies. Tais vagas são destinadas exclusivamente aos estudantes efetivamente matriculados no curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram. Os candidatos devem estar obrigatoriamente em situação de “cursando” no momento da inscrição ou devem ter cursado o referido semestre com aproveitamento de pelo menos 75% das disciplinas, caso o semestre já tenha sido encerrado.

Candidatos com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) terão prioridade na classificação para a ocupação das vagas remanescentes. Nesses casos, também será possível solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições.   (mais…)

Bicicleta furtada em Santo Antônio de Jesus é recuperada

Bicicleta furtada em Santo Antônio de Jesus é recuperada - sajFoto: Divulgação

Uma bicicleta, que foi furtada na Rua 7 de Setembro, em Santo Antônio de Jesus nesta sexta-feira, dia 12, foi recuperada por populares.

A identificação da bicicleta foi possível após imagens de câmeras de segurança do local do furto serem compartilhadas nas redes sociais.

Trata-se de uma bicicleta quadro de moça, da cor rosa. A bicicleta está no bar de Dedé.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Paróquia de Conceição do Almeida tem a primeira agente da Pastoral da Sobriedade

Paróquia de Conceição do Almeida tem a primeira agente da Pastoral da Sobriedade - destaque, conceicao-do-almeidaFoto: Denise Branco Cerqueira | Crédito: Irmã Felipa

A agente da Pastoral da Sobriedade, Denise Branco Cerqueira, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Almeida (BA), (Diocese de Amargosa) participou do Encontro de Capacitação para novos agentes da Pastoral da Sobriedade, promovido pela Diocese de Cruz das Almas. Com isso, Denise tornou-se a primeira agente da Pastoral da Sobriedade da Diocese de Amargosa.

Capacitada para animar essa Pastoral, Denise tem a missão de apresentar o objetivo e a identidade da Pastoral na Diocese de Amargosa para que novos agentes possam ser capacitados e possam promover a implantação de Grupos de Autoajuda a dependentes de diversas dependências (álcool, drogas, fumo, masturbação, pornografias, manias e pecados e outros sofrimentos como a depressão, ansiedade, etc) e seus co-dependentes (familiares e amigos) que procurarem a Pastoral para vivenciarem os 12 passos do Programa de Vida Nova que está embasado na Palavra de Deus e na pedagogia de Jesus Cristo Libertador e assim, conseguirem superar suas dependências, buscando a sobriedade (qualidade, condição ou estado de quem ou do que é sóbrio, moderação, temperança, equilíbrio) e uma vida nova por meio da Terapia do Amor.

Os doze passos do Programa de Vida Nova são: admitir, confiar, entregar, arrepender-se, confessar, renascer, reparar, professar a fé, orar e vigiar, servir, celebrar e festejar.

Paróquia de Conceição do Almeida tem a primeira agente da Pastoral da Sobriedade - destaque, conceicao-do-almeida

Encontro Diocesano realizado na Paróquia São José do Andaiá

(mais…)

Volume de serviços prestados na Bahia cai entre abril e maio, mas cresce frente a maio de 2023

Volume de serviços prestados na Bahia cai entre abril e maio, mas cresce frente a maio de 2023 - bahiaImagem por congerdesign da Pixabay

O volume de serviços prestados na Bahia registrou queda (-4,1%) na passagem de abril para maio de 2024, na série com ajuste sazonal (que retira do cálculo o efeito de eventos/datas recorrentes como Carnaval, Páscoa etc.). Foi o primeiro resultado negativo no estado após três meses seguidos com crescimento na comparação com o mês imediatamente anterior.

O resultado do volume dos serviços na Bahia, de abril para maio, ficou abaixo do registrado no Brasil como um todo, que apresentou estabilidade (0,0%), e foi o 4º pior resultado entre os 19 estados onde o setor teve retração, no período, ficando acima apenas de Roraima (-10,9%), Maranhão (-8,7%) e Acre (-6,5%). Por outro lado, os maiores crescimentos ocorreram no Tocantins (27,7%), Mato Grosso (6,2%) e Rio Grande do Norte (2,2%). As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE.

Na comparação com maio de 2023, por outro lado, o setor de serviços baiano registrou crescimento (1,3%). Foi o 2º avanço consecutivo no confronto com o mesmo mês do ano anterior, porém, apresentando desaceleração em relação ao resultado registrado em abril (8,5%). O resultado da Bahia foi superior ao nacional (0,8%) e o 7º melhor entre as 27 unidades da Federação, 14 das quais tiveram altas dos serviços em maio, lideradas por Tocantins (9,1%), Amazonas (3,1%) e São Paulo (2,1%). Acre (-12,0%), Roraima (-10,5%) e Mato Grosso (-8,6%) apresentaram os piores resultados. (mais…)

Morre Marinaldo Almeida de Souza, vereador em São Felipe

Morre Marinaldo Almeida de Souza, vereador em São Felipe - sao-felipe, destaqueFoto: Reprodução/ Vídeo - Leandro Santana

Morreu nesta última quinta-feira, dia 11, o vereador da cidade de São Felipe, no Recôncavo baiano, Marinaldo Almeida de Souza.

‘Nado’, como era conhecido, estava se recuperando das sequelas de um infarto que sofreu há duas semanas e nesta quinta o mesmo foi acometido por um outro infarto, que resultou em sua morte.

As Câmaras Municipais de Santo Antônio de Jesus e São Felipe emitiram notas de solidariedade pelo falecimento de ‘Nado’.

“Em nome de todos os edis desta casa, gostaríamos de elevar nossos sentimentos de solidariedade e nossas condolências a toda sua família, amigos e à população são felipense que perde um de seus representantes no Poder Legislativo. Que Deus conforte a todos”, disse Chico de Dega, presidente da Câmara de SAJ.

“Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos, desejando força e conforto para superar este momento difícil”, disse José Batista Souza Pinto, presidente da Câmara de São Felipe.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

SAJ: Multimedalhista Ingryd Emanuelle se destaca no Campeonato Kids Internacional 

SAJ: Multimedalhista Ingryd Emanuelle se destaca no Campeonato Kids Internacional  - saj, esporteFoto: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (10), o prefeito Genival Deolino recebeu em seu gabinete, a medalhista de ouro mirim, Ingryd Emanuelle. A garota prodígio santoantoniense foi acolhida pelo gestor após sua chegada do Campeonato Kids Internacional pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu –CBJJ, em Curitiba.

Carregando a sua 13ª medalha de ouro, Indryd foi ao gabinete do prefeito acompanhada de sua mãe, Cintia Souza. Na ocasião, foi destacado pela atleta a grande conquista alcançada graças a vitória no campeonato internacional; Emanuelle se tornou a primeira lutadora de Jiu-Jítsu de SAJ a conquistar a medalha de ouro através da maior entidade do esporte do Brasil.

Direcionando-se ao prefeito, a multicampeã relatou como foi sua trajetória em direção ao primeiro lugar do pódio, “foi incrível competir em Curitiba, tive lutas muito duras, com adversárias muito boas. Uma luta foi por finalização, que foi a da semifinal, e a final foi por vantagens”. Ela ainda concluiu frisando sua gratidão pelo apoio que recebeu da gestão Deolino, através de projetos em prol do esporte idealizados e postos em práticas no município, “obrigada prefeito, por acreditar no esporte de Santo Antônio de Jesus”. (mais…)

Vivo abre mais de 50 vagas de trabalho para mulheres

Vivo abre mais de 50 vagas de trabalho para mulheres - bahiaFoto: Tony Winston/ Agência Brasília

A Vivo está com mais de 50 vagas abertas para o seu Programa Mulheres de Fibra. As oportunidades são para nove estados: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Minas Gerais (MG), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR), Bahia (BA). No dia 25 de julho, a companhia promoverá uma feira de recrutamento online para apresentar a empresa, benefícios e as oportunidades do programa. As interessadas podem se inscrever pelo site mulheresdefibra.gupy.io.

As selecionadas atuarão em funções de manutenção, reparo e instalação de novos serviços nas casas dos clientes. O projeto, criado em 2018, tem o objetivo de inserir mulheres em atividades que eram tradicionalmente desempenhadas por homens, aumentando a presença feminina nas áreas técnicas. Para concorrer às novas oportunidades é preciso ter ensino médio completo e também ter CNH, categoria B ativa e definitiva.

A companhia busca por candidatas com perfil inquieto, curioso, antenado e colaborativo. O salário é compatível com o que é oferecido no mercado. As selecionadas contarão ainda com o VIBE, o programa de benefícios flexíveis da companhia, que possui uma extensa lista de vantagens adaptáveis às necessidades de cada colaboradora, como vale refeição e alimentação; plano de saúde e odontológico, seguro de vida, benefício academia, benefício farmácia e reembolso educação.

Além disso, a empresa oferece outros diferenciais como day off de aniversário; smartphone com plano de voz e dados ilimitados; auxílio creche/babá, oferta exclusiva com descontos em linha fixa, banda larga, TV e apps gratuitos.  Ao longo do segundo semestre deste ano, a Vivo pretende disponibilizar mais vagas para o Mulheres de Fibra em outras localidades do país.

Bom Jesus da Lapa sedia 47ª Romaria da Terra e das Águas

Bom Jesus da Lapa sedia 47ª Romaria da Terra e das Águas - noticias, catolico, bom-jesus-da-lapa, bahiaFoto: Paulo Silva

Aconteceu nos dias 5 a 7 de julho de 2024, na Cidade e Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), a 47ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS, com o tema: DE MÃOS DADAS POR JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL PARA SALVAR A CASA COMUM e o lema: “Farei uma nova aliança com meu povo.” (c.f.Jr 31,31).

Se fizeram presentes nessa Romaria, as Arquidioceses e Dioceses do Regional Nordeste 3 Bahia e Sergipe, assim como as Pastorais Sociais, CIMI, CPT, CEBI, CEBs, Cáritas, Organismos Populares, Povos Originários, Comunidades Quilombolas, Bispos, Padres, Religiosos e Religiosas e os Fiéis Leigos e Leigas.

Durante a Romaria, foram realizadas Missas, Via-Sacra, Momentos de Oração, Feira e Noite Cultural e as Reflexões em harmonia e sintonia com o tema e lema da Romaria por meio das PLENÁRIAS: da Juventude, da Terra e Território, das Águas, das Crianças e de Fé e Política.

A Romaria foi encerrada com o GRANDE PLENÁRIO na Gruta da SOLEDADE com a elaboração e leitura da Carta dos Compromissos e a Celebração de envio.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Filho de secretário de prefeitura baiana é morto a tiros

Filho de secretário de prefeitura baiana é morto a tiros - piritibaFoto: Arquivo Pessoal

Um jovem de 18 anos foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (10) em Piritiba, na região do Piemonte do Paraguaçu. A vítima foi identificada como Alexandre Guimarães, filho do secretário municipal de infraestrutura, Queofelis Gonçalves Silva.

O crime ocorreu em um estacionamento, perto do centro cultural e do espaço da feira livre da cidade. Até o início da tarde desta quinta-feira (11) nenhum suspeito foi localizado.

Em nota, o prefeito de Piritiba, Samuel Santana (PP), lamentou o ocorrido e prestou solidariedade à família e amigos da vítima. O corpo do jovem foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina, no Piemonte da Diamantina. A delegacia de Piritiba apura a autoria e a motivação do homicídio.

Fonte: Calila Noticias via Bahia Noticias

Golpista se passa pela Diocese de Jequié para tentar vender rifa

Golpista se passa pela Diocese de Jequié para tentar vender rifa - jequie, destaqueArte: Divulgação

A Diocese de Jequié (BA) emitiu uma nota nesta quinta-feira, dia 11, alertando seus diocesanos sobre uma onda de tentativas de golpe em várias paróquias.

Segundo a nota, um indivíduo, usando de má fé e tendo consciência do recorrente meio de aquisição de recursos por parte das paróquias, está propagando rifas para reformas inexistentes, levando a engano muitos fiéis.

Na oportunidade, a Diocese de Jequié pede aos seus diocesanos que não adquiram tais bilhetes e não realizem nenhum pagamento antes de se certificarem sobre a veracidade das rifas junto ao pároco ou a secretaria paroquial.

“Exortamos aos irmãos para que rezem por este indivíduo, que se vale de meio tão vil e sórdido na aquisição de recursos ilegais. Aos senhores párocos, recordamos a realização do Boletim de Ocorrência junto a delegacia do município”, concluiu a nota.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Ajudante de pedreiro morre eletrocutado na Bahia enquanto segurava escada

Ajudante de pedreiro morre eletrocutado na Bahia enquanto segurava escada - destaque, capim-grosso, bahia, transitoFoto: Arquivo Pessoal

Um acidente resultou na morte de um ajudante de pedreiro de 19 anos na terça-feira (9), no povoado de João da Água, zona rural de Capim Grosso, no norte da Bahia.

Gabriel Santos Silva, natural da cidade de Quixabeira, estava trabalhando em uma chácara, quando foi eletrocutado ao encostar em um poste enquanto segurava uma escada.

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas ao chegar no local Gabriel já estava sem vida.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: TV São Francisco via Mídia Bahia.

Governo da Bahia concede avanço na carreira para 770 educadores

Governo da Bahia concede avanço na carreira para 770 educadores - bahiaImagem de PublicDomainPictures de Pixabay

Professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino que solicitaram Progressão Funcional por Avanço Vertical (PFAV) já podem conferir a lista de contemplados. A publicação foi feita pela Secretaria da Educação do Estado Da Bahia (SEC), na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial do Estado. Ao todo, 770 educadores terão a mudança do padrão na carreira e receberão vantagens financeiras do Governo do Estado, em reconhecimento pela conclusão de cursos de especialização, mestrado ou doutorado.

A concessão da gratificação confirma o compromisso do Governo do Estado para qualificar, cada vez mais, a rede estadual de ensino, com a colaboração de professores e coordenadores pedagógicos melhor preparados e mais motivados e engajados na gestão da aprendizagem e na promoção de uma educação que transforme a vida dos estudantes. A ação representa um incremento anual de mais de R$ R$ 4.840.340,60 milhões na folha de pagamento.

Etapas do PFAV – Os requerimentos de progressão funcional por avanço vertical são apresentados ao longo do ano e analisados no ano posterior. A lista classificatória é divulgada no mês de março, bem como a lista provisória de indeferimentos. O prazo de recursos para os servidores que constaram entre os indeferidos ocorre na primeira quinzena do mês de abril e as concessões, a partir do mês de maio de cada ano. A lista publicada contemplou os professores e coordenadores pedagógicos que solicitaram a progressão funcional até 17 de outubro de 2023 e cujos pedidos atendiam aos critérios definidos na Lei Estadual n° 8.261/2002 e no Decreto Estadual n° 11.594/2009.

SAJ: Familiares procuram por ‘Carlinhos’ que está desaparecido desde ontem

SAJ: Familiares procuram por 'Carlinhos' que está desaparecido desde ontem - saj, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

A família de Carlos Santos da Silva, de aproximadamente 50 anos, que desapareceu de sua residência nesta quarta-feira (10), na Rua Votuporanga, Bairro São Paulo, em Santo Antônio de Jesus, está a sua procura.

‘Carlinhos’, como é conhecido, sofre de distúrbio mental, e foi visto pela última vez na rodoviária da cidade. Ele pretendia ir de ônibus para Salvador, mas não conseguiu embarcar pois está sem documentos.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Blog do Valente.

Protocolo de intenções assinado entre Governo da Bahia e Consórcio Enseada-Tenenge prevê reativação do Estaleiro em Maragogipe

Protocolo de intenções assinado entre Governo da Bahia e Consórcio Enseada-Tenenge prevê reativação do Estaleiro em Maragogipe - sao-roque-do-paraguacu, noticias, maragojipe, destaqueFoto: Mario Marques

Mais desenvolvimento, infraestrutura e logística no Recôncavo Baiano. O Consórcio Enseada-Tenenge pretende retomar as atividades operacionais do Estaleiro no município de Maragogipe. O anúncio foi feito durante a assinatura de protocolo de intenções assinado entre o Consórcio e o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nesta quarta-feira (10). A companhia vai implantar uma linha de montagem destinada à fabricação de balsas mineraleiras e graneleiras para um cliente no segmento da Mineração. Com investimento previsto de R$ 9 milhões, o projeto tem expectativa de produzir 80 unidades em três anos, gerando mais de 500 empregos diretos e mais de 2.500 indiretos.

Durante a assinatura, o secretário da pasta, Angelo Almeida, destacou a importância da reativação do Estaleiro para o município de Maragogipe e para todo o Recôncavo baiano. “Temos trabalhado muito para ajudar na reativação da Enseada, que no seu auge em 2012, chegou a empregar mais de 7 mil pessoas e triplicou o PIB de Maragogipe, sem falar no esforço de qualificação da mão de obra local e nas empresas que foram atraídas para a região. É um compromisso do governador Jerônimo Rodrigues, do governo do Estado e da SDE”, afirma.

De acordo com Mário Moura, diretor Industrial da Enseada e representante do Consórcio, o Programa Estadual de Incentivos à Indústria de Construção Naval (PRONAVAL) é um dos melhores programas a nível nacional. “Acredito que sem esse benefício, a empresa não seria competitiva, tanto em nível nacional, quanto internacional para construção naval. Ter benefício dessa natureza é essencial para possibilitar a retomada das operações. Estamos na reta final, faltando apenas assinar o contrato junto ao cliente e posteriormente aguardar os recursos do fundo de Marinha Mercante. Estamos na expectativa que esses dois grandes próximos marcos possam ocorrer o mais breve possível”. (mais…)

Homem foi assassinado em Santo Antônio de Jesus na noite desta quarta (10)

Homem foi assassinado em Santo Antônio de Jesus na noite desta quarta (10) - saj, policia, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

Um homem de 23 anos foi assassinado em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, na noite desta quarta-feira, dia 10.

Robson Santos estava em um bar, na Travessa Nossa Senhora das Graças, quando foi alvejado no peito por disparos de arma de fogo.

Robson morreu no local do crime. A autoria e motivação são desconhecidas. O corpo foi removido pela equipe do DPT para o IML para ser necropsiado.

A mãe de Robson é deficiente visual e era ele que ajudava em casa. O mesmo deixa um filho pequeno.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

MEC e MRE publicam edital de seleção para alunos estrangeiros

MEC e MRE publicam edital de seleção para alunos estrangeiros - brasilFoto: Mateus Pereira/ GOV-BA

Os Ministérios da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE) publicaram nesta quarta-feira, 10 de julho, o Edital nº 03/2024, que regula o processo seletivo do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) nas modalidades Graduação (PEC-G) e Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) para ingresso em 2025. Ambas envolvem a oferta gratuita de vagas pelas instituições de educação superior participantes do PEC-G a estudantes estrangeiros para cursos de graduação completa no Brasil, assim como para cursos com foco na obtenção de proficiência em língua portuguesa.

A lista de instituições participantes e as informações sobre os cursos oferecidos, incluindo modalidade de graduação, campi, semestre de ingresso e número de vagas, serão publicadas na página da Divisão de Cooperação Educacional do Ministério das Relações Exteriores (DCE/MRE).

Para se inscreverem, os cidadãos estrangeiros não podem ter pais brasileiros, dupla nacionalidade ou direito à nacionalidade brasileira. Devem ser de algum dos 74 países participantes do Programa, sem qualquer tipo de visto ou de autorização para residência no Brasil, com a exceção do visto de turista. (mais…)

SAJ: Mulher é assaltada no centro da cidade

SAJ: Mulher é assaltada no centro da cidade - saj, destaqueFoto: Reprodução/ Video

Uma mulher passou mal após ser assaltada na manhã desta quarta-feira, dia 10, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano.

A vítima passava em frente a Comercial São Luiz, na Rua Landulfo Alves, quando teve sua bolsa subtraída por um em elemento que estava a pé. A mulher entrou em estado de choque e foi auxiliada por pessoas que passavam pelo local.

A Polícia Militar fez buscas no centro da cidade, mas até o fechamento dessa matéria o ladrão não tinha sido preso.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Fligê 2024 terá mesas literárias e shows de Larissa Luz, Mariene de Castro, Filhos de Jorge e Luna Vitrolira

Fligê 2024 terá mesas literárias e shows de Larissa Luz, Mariene de Castro, Filhos de Jorge e Luna Vitrolira - noticias, mucuge, bahiaFoto: Thiago Gama

A Feira Literária de Mucugê 2024, que terá como tema “Memórias e trilhas das Letras Diamantinas”, trará uma edição repleta de atividades culturais, contemplando desde projetos estudantis até grandes apresentações musicais e literárias que vão preencher os espaços e territórios literários da cidade de Mucugê (BA) e da Vila de Igatu, na Chapada Diamantina.

Este ano, um dos pontos altos será a conversa literária com Itamar Vieira Junior, autor de sucesso com obras como “Torto Arado”, e o cantor e compositor Rubel, abordando a interseção entre palavras e música, realizada no dia 25 de julho, às 20h, na Praça dos Garimpeiros.

Além disso, a Fligê 2024 contará com shows de artistas como Larissa Luz, que trará sua energia contagiante ao palco, Mariene de Castro e Roberto Mendes, que prometem encantar o público com o show Maria da Canção, e a performance e show de Luna Vitrolira, com “Aquenda – O amor às vezes é isso”. A programação inclui ainda a apresentação dos Filhos de Jorge, conhecidos por sua mistura de ritmos, e diversas outras atrações que garantirão dias de muita literatura e música.

O evento tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Cultura através de emendas parlamentares. Para acompanhar todas as novidades, siga o perfil @fligemucuge no Instagram.

Cresce número de baianos com problemas de visão; Profissional explica tendências

Cresce número de baianos com problemas de visão; Profissional explica tendências - bahiaMarcello Casal Jr./ Agência Brasil

Dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia revelaram um aumento de 15% nos diagnósticos de glaucoma e 20% nos casos de miopia dos baianos em comparação ao ano anterior. Os números refletem uma tendência nacional de deterioração da saúde ocular, atribuída a fatores como o envelhecimento da população, o uso intensivo de dispositivos eletrônicos e a falta de cuidados preventivos. É o que explica a oftalmologista Ana Lúcia Mendes.

A busca por soluções, por outro lado, também tem sido mais frequente. A Ótica Salvador, por exemplo, registrou nos últimos cinco meses um aumento de 30% na procura por seus serviços e produtos, evidenciando a crescente preocupação dos soteropolitanos com o cuidado ocular.

Para aqueles diagnosticados com miopia, o uso de óculos com lentes corretivas é fundamental, mas Rafael Alonso, fundador da Ótica Salvador e de todo o Grupo Óticas Brasil vai além e explica que a principal busca, nesses casos, é referente a óculos que também contenham lentes com filtro para a luz azul, os quais ajudam a reduzir a fadiga ocular, protegendo a visão a longo prazo. (mais…)

Homem morre após cair em buraco de garimpo na Bahia

Homem morre após cair em buraco de garimpo na Bahia - sento-se, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um homem de 38 anos foi encontrado morto em um garimpo em Sento Sé (BA), no Norte do estado. Reginaldo Pereira de Oliveira caiu em um buraco em uma área de extração de minério.

Até o momento não se sabe se o garimpo era legalizado nem se a vítima trabalhava no local.

O caso ocorreu três dias depois de um outro homem morrer em uma mina de esmeraldas em Pindobaçu, na região do Piemonte Norte do Itapicuru. Outras duas pessoas ficaram feridas.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Sento Sé Notícias.

Professor é preso por importunação sexual contra aluna na Bahia

Professor é preso por importunação sexual contra aluna na Bahia - manoel-vitorino, destaqueFoto: Alberto Maraux/ SSP

Um professor foi preso nesta terça-feira (09) sob acusação de importunação sexual contra uma aluna, no município de Manoel Vitorino (BA), no Médio Rio de Contas. O mandado de prisão foi cumprido por agentes da Polícia Civil de Jequié.

A jovem falou para a direção da escola que o professor teria apalpado suas nádegas no ambiente escolar. A direção orientou a genitora da vítima a registrar um boletim de ocorrência na Delegacia local.

As investigações apontaram que o professor já possuía um histórico de assédio na instituição e outras vítimas foram orientadas a prestar depoimento. O suspeito, além de professor, já exerceu cargo político na cidade, e é pastor evangélico.

O inquérito policial foi concluído e remetido ao Poder Judiciário com representação do pedido de decretação de prisão preventiva, deferido pelo Ministério Público e Poder Judiciário.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Blog do Marcos Frahm via Bahia Notícias

Criança morre, enquanto irmão e pais ficam feridos em acidente na cidade de Tanhaçu

Criança morre, enquanto irmão e pais ficam feridos em acidente na cidade de Tanhaçu - destaque, transitoFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Uma criança de 1 ano e 7 meses morreu após uma colisão entre um carro de passeio e um caminhão, ocorrido na última segunda-feira, dia 8, no distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, no sudoeste baiano.

Estavam no carro a criança, seu irmão de 20 anos e os pais de 44 e 42 anos. O casal foi internado com ferimentos graves no Hospital Municipal de Brumado e o filho mais velho teve apenas ferimentos leves.

A polícia constatou que houve uma ultrapassagem irregular do condutor do veículo, o que causou na sequência uma colisão frontal. O motorista do outro veículo envolvido no acidente, um jovem de 25 anos, está hospitalizado em observação.

O corpo do bebê foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Achei Sudoeste.

Presidente participa de reunião com movimentos de catadores e assina Lei de Incentivo à Reciclagem nesta quarta

Presidente participa de reunião com movimentos de catadores e assina Lei de Incentivo à Reciclagem nesta quarta - brasilFoto: José Cruz/ Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta quarta-feira (10/7) da Reunião do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC). O evento será a partir das 11h, no Salão Oeste do Palácio do Planalto, em Brasília.

Na ocasião, será assinada a Lei de Incentivo à Reciclagem e serão anunciadas medidas de incentivo aos catadores do país, como o Novo Cataforte e o Conexão Cidadã, em parcerias da Secretaria-Geral com Caixa Econômica Federal, Fundação Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ministérios das Cidades e do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O encontro reúne, além de seis movimentos nacionais, representantes de 19 ministérios.

Credenciamento: profissionais de veículos de imprensa podem usar a credencial anual 2024 da Presidência da República ou realizar o credenciamento diário no site do Palácio do Planalto. (mais…)

Será sábado (13) o 2º Festival Náutico Maria Felipa em Itaparica

Será sábado (13) o 2º Festival Náutico Maria Felipa em Itaparica - noticias, itaparicaFoto: Jocinere Soares/ Tribuna do Recôncavo

As águas paradisíacas da ilha de Itaparica receberão neste sábado, dia 13, o 2º Festival Náutico Maria Felipa Baía de Todos-os-Santos, evento que contará com uma intensa programação que une turismo, esporte, lazer e cultura com feira de artesanato e shows gratuitos para moradores e visitantes.

O festival, que integra o calendário de esportes náuticos do estado em comemoração à Independência da Bahia, recebeu este nome em homenagem à itaparicana Maria Felipa de Oliveira, heroína histórica da luta dos baianos pela expulsão das tropas portuguesas no território baiano.

A programação começa às 8h30 com um café da manhã e palestras para convidados na Marina da Penha, no bairro da Ribeira, de onde será dada a largada do festival, às 13h, e as embarcações partirão rumo à Marina de Itaparica, na cidade de Itaparica. O II Festival Náutico Maria Felipa contará com a participação de cerca de 50 Veleiros de Oceano, além de saveiros que participarão do evento como classe especialmente convidada. (mais…)

SAJ: Após ser recepcionado nos braços do povo, prefeito Genival Deolino prestigia o Arraiá do Mutum de Cima

SAJ: Após ser recepcionado nos braços do povo, prefeito Genival Deolino prestigia o Arraiá do Mutum de Cima - sajFoto: Bruna Barbosa.

O clima junino ainda paira no ar nas ruas de Santo Antônio de Jesus. Neste domingo (07), o prefeito Genival Deolino esteve presente no bairro Irmã Dulce, participando e prestigiando o Arraiá do Mutum de Cima, acompanhado pela comunidade local.

A chegada do prefeito foi marcada por uma recepção calorosa da população, embalada pelas tradicionais músicas juninas do São João. Durante sua visita, Deolino interagiu com os moradores, ouviu suas demandas, visitou algumas residências e aproveitou a energia contagiante da festa.

Genival Deolino destacou a importância de eventos comunitários como este, que não apenas proporcionam lazer gratuito, mas também promovem a cultura regional. “Reuniões como essas são fundamentais para manter viva a nossa tradição e fortalecer os laços comunitários”, afirmou o prefeito. (mais…)

Homem sequestrado em Santo Antônio de Jesus foi encontrado morto nesta terça

Homem sequestrado em Santo Antônio de Jesus foi encontrado morto nesta terça - saj, salinas-da-margarida, noticias, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

O motorista Willian, que estava desaparecido há 3 dias, foi encontrado sem vida na tarde desta terça-feira, dia 9, na zona rural de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. Willian morava em Salinas da Margarida.

Willian seguia com sua esposa no último sábado (06), de Santo Antônio de Jesus para a Ilha de Itaparica, quando pegou 3 passageiros nas proximidades do Clube dos Mil. Ao chegar no KM 53, na BA-046, os passageiros anunciaram o assalto, deixaram a esposa da vítima próximo a igreja do Riachão, e seguiram com Wiliam. O carro foi encontrado abandonado na zona rural de Castro Alves no último domingo (07).

O corpo de ‘‘Foguinho do Táxi’, como era conhecido, foi encontrado em estado de decomposição nesta terça (09), no Cruzeiro do Riachão, depois da Vila Bonfim, na mesma localidade que deixaram e esposa no sábado.

“O carro desceu e voltou, pois, o caminho não tinha saída. Só que ninguém imaginava que tinham deixado o corpo ali”, disse um internauta.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Governo Federal agiliza recontratação de profissionais para combate a incêndios

Governo Federal agiliza recontratação de profissionais para combate a incêndios - brasilImagem Ilustrativa | Imagem de David Mark por Pixabay

As ações de prevenção e combate a incêndios que ameaçam o Pantanal e outros biomas nacionais ganharam um aliado nesta terça-feira, 9 de julho. A publicação da Medida Provisória Nº 1.239 no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin e pelas ministras Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), altera o prazo de recontratação de pessoal para atender casos emergenciais de dois anos para três meses.

Por lei, os profissionais contratados pelo Ibama e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) podem atuar por dois anos, período prorrogável por mais um ano. Antes da publicação da MP, porém, o texto da lei determinava um prazo de dois anos de intervalo para recontratações. Isso dificultava o trabalho de encontrar profissionais experientes em situações de emergência. O novo texto permite recontratações mais rápidas, o que beneficia diretamente Ibama e ICMBio.

SALA DE SITUAÇÃO – Diante da gravidade da situação no Pantanal, o Governo Federal criou, no dia 14 de junho, uma sala de situação para ações de prevenção e controle de incêndios e secas em todos os biomas, com foco inicial no Pantanal. Historicamente, o período de seca ocorre no segundo semestre, mas o bioma registrou em junho um número incomum de focos de incêndio. (mais…)

Morador de Governador Mangabeira morre vítima de acidente em Muritiba

Morador de Governador Mangabeira morre vítima de acidente em Muritiba - muritiba, governador-mangabeira, destaque, transitoFoto: Reprodução/ Video

Um acidente de trânsito deixou uma vítima fatal em Muritiba, no Recôncavo baiano, na noite desta segunda-feira, dia 8.

A vítima fatal de prenome Valnei conduzia uma motocicleta na BR-101, quando ao passar nas imediações do Posto Águia colidiu com uma Ford Ranger.

Valnei, que residia na localidade rural de Queimadas, no município vizinho de Governador Mangabeira, morreu no local do acidente.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Técnicas de vendas será tema de palestra em Santo Antônio de Jesus

Técnicas de vendas será tema de palestra em Santo Antônio de Jesus - sajImagem por Squirrel_photos de Pixabay

Decifrar o cliente, construir relacionamentos genuínos e dominar técnicas persuasivas e gatilhos mentais. Este é o propósito da palestra “Técnicas de vendas” que o Sebrae realizará no próximo dia 18 de julho, em sua sede em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano.

A atividade é gratuita e aberta ao público que deve se inscrever previamente no site ba.loja.sebrae.com.br. Na oportunidade, serão mostradas estratégias de fechamento de negócios, integrando tecnologia e cultivando relacionamentos no pós-venda para alcançar novos patamares de sucesso.

A palestra abordará ainda pontos como: compreensão sobre o perfil do cliente; estabelecimento de relacionamentos empáticos; técnicas persuasivas de apresentação; gatilhos mentais; gestão de objeções; utilização de tecnologia nas práticas de vendas; diferenças de abordagem online e offline; e relacionamento pós-venda e fidelização. (mais…)

Governo sanciona lei que impulsiona o fortalecimento da DP-BA e a interiorização dos serviços

Governo sanciona lei que impulsiona o fortalecimento da DP-BA e a interiorização dos serviços - bahiaImagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay

O Governo da Bahia sancionou na tarde desta segunda-feira (8), a lei que garante o fortalecimento da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) e a interiorização dos seus serviços – antigo PL 156. O documento foi assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues logo após a reunião do Programa Bahia Pela Paz, que aconteceu na sede da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Estiveram presentes no ato de assinatura a defensora-geral da Bahia, Firmiane Venâncio; a subdefensora-geral da Bahia, Soraia Ramos; o presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), Oleno Matos; a presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos na Bahia (Adep/BA), Tereza Almeida; além de representantes do Sistema de Justiça baiano e secretariado executivo do Estado.

“É um momento de celebração, um dos mais importantes para nossa instituição nos últimos 10 anos. É a concretização da nossa prerrogativa de iniciativa de lei e de todo plexo de autonomia da Defensoria. Entramos hoje para o grupo das Defensorias brasileiras que exercitou essa iniciativa de lei”, destacou a defensora-geral da Bahia, Firmiane Venâncio. De acordo com ela, a lei traz mecanismo que possibilitam à Defensoria levar os serviços institucionais para perto de quem mais precisa e prestar melhor atendimento, além de elevá-la para que esteja em sintonia com as demais instituições do Sistema de Justiça.

(mais…)

PRF recupera motocicleta furtada em Operação na BR-116 em Manoel Vitorino (BA)

PRF recupera motocicleta furtada em Operação na BR-116 em Manoel Vitorino (BA) - manoel-vitorino, bahiaFoto: PRF

Na tarde da última sexta-feira (5), por volta das 15h30, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma ronda nas margens da BR-116, quando avistaram uma motocicleta Yamaha/NEO 125 de cor azul, que ostentava uma placa irregular.

Ao procederem com a identificação veicular, foi constatado que o veículo na verdade tratava-se de um clone e o original possuia registro de furto, datado de abril de 2023, na cidade de São Paulo (SP).

A condutora do veículo, uma mulher, informou aos policiais que havia adquirido a motocicleta por R$ 5.000,00 em um anúncio na internet sem conhecer o vendedor. Tanto a motocicleta quanto a condutora foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

PRF recupera veículo furtado durante fiscalizações na BR-235 em Casa Nova (BA)

PRF recupera veículo furtado durante fiscalizações na BR-235 em Casa Nova (BA) - casa-nova, bahiaFoto: PRF

Na última sexta (5), por volta das 10h, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante ronda ostensiva no km 389 da BR-235, no município de Casa Nova (BA), avistou um veículo estacionado no pátio de um posto de combustíveis às margens da rodovia.

Ao se aproximarem do veículo, os agentes foram abordados por um homem que se identificou como proprietário do carro. Durante a abordagem, ele informou que não possuía os documentos do veículo, pois havia adquirido o automóvel através de terceiros. No entanto, não havia recebido o documento para transferência de titularidade.

A equipe da PRF observou que os elementos identificadores do veículo estavam adulterados, em desacordo com o padrão de fábrica, o que levantou suspeitas. Após a realização do procedimento de identificação veicular identificaram que o veículo em questão tratava-se de um clone e o original com registro de furto conforme boletim datado em janeiro de 2019.

Diante das evidências, foi constatada a princípio a ocorrência de receptação de veículo. O condutor e o veículo foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Civil da cidade de Casa Nova para os procedimentos cabíveis.

Equipes da elite nacional profissional e baianos avançam às quartas de final da Copa 2 de Julho

Equipes da elite nacional profissional e baianos avançam às quartas de final da Copa 2 de Julho - esporteFoto: Paulinho Santos/Sudesb

Já está tudo pronto para as quartas de final da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 nesta terça-feira (9), no Estádio de Pituaçu com destaques e surpresas. Dois baianos estão entre as oito melhores equipes e o Vasco, do Rio de Janeiro, eliminou a Seleção Brasileira, que tinha o melhor aproveitamento da competição, tornando-se uma das seis equipes com o time profissional na elite do futebol brasileiro classificadas às quartas.

O cruz-maltino foi a grande sensação desta segunda-feira, 08, eliminando a principal favorita ao título – a Seleção Brasileira – em um jogo muito disputado no tempo normal, que terminou em 0x0. Com os cariocas confirmando todas as cobranças de pênalti, p placar final ficou 5×3 contra a Seleção, que foi eliminada sem levar nenhum gol no tempo normal e com o melhor ataque da competição: 30 gols marcados em cinco jogos.

Elite do futebol profissional

Junto ao Vasco, cinco outras equipes da elite nacional seguem na competição para as quartas de final: Atlético Mineiro; Botafogo, do Rio de Janeiro; Fortaleza, do Ceará; Palmeiras, de São Paulo; e o Vitória. Atual campeão, o Galo será o adversário do Vasco nas quartas de final a partir das 10h30 no Estádio de Pituaçu. (mais…)

Irecê: Deputado diz que foi ameaçado de morte por médico após cobranças de procedimentos hospitalares

Irecê: Deputado diz que foi ameaçado de morte por médico após cobranças de procedimentos hospitalares - irece, destaque, bahiaFoto: Reprodução/ Video

O deputado estadual Cafu Barreto (PSD) registrou uma ocorrência na Delegacia Territorial de Irecê (BA) contra um médico da cidade que teria ameaçado o mesmo de morte.

O parlamentar disse que recebeu um áudio do médico “com cobranças indevidas relacionadas à procedimentos hospitalares”. “Não solicitei, nem autorizei, nenhum exame, internação, atendimento ou cirurgia”, garante o deputado. Mesmo assim, em áudio enviado pelo WhatsApp, o médico afirma que, se não receber o valor reclamado, vai utilizar todos os recursos que estiverem ao seu alcance para acabar com as vidas de Cafu e de seus familiares.

Confira a transcrição: “Se ele não me pagar, vou matar ele [Cafu] em praça pública pra todo mundo vê, vou meter o dedo… Eu tenho 60 anos e ele 40, vamos ver quem viveu mais (…) E outra coisa: deixei tudo aberto em casa… O que eu tiver é pra gastar pra não deixar nenhum deles vivo, nem um irmão, nada”.

Como o suposto crime foi cometido contra um deputado com prerrogativa de função, a Procuradoria Geral do Estado também foi acionada. O deputado ressalta que não deve nada ao médico e confia plenamente no trabalho da Polícia e da Justiça. “Mas, como as ameaças envolveram minha família, tive de pedir proteção às forças de segurança pública. A situação é grave, mas eu tenho fé em Deus! Por isso, enquanto a investigação estiver em andamento, vou seguir trabalhando normalmente em prol da Bahia”, concluiu Cafu.

Homem da cidade de Jiquiriçá é assassinado em Santo Antônio de Jesus

Homem da cidade de Jiquiriçá é assassinado em Santo Antônio de Jesus - saj, jiquirica, destaqueFoto: Reprodução/ Mídia Bahia

Um homem de 32 anos foi assassinado na manhã desta segunda-feira, dia 8, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano.

Charles de Oliveira Rodrigues trafegava na BR-101 em uma Fiat Toro, quando ao passar nas imediações do Viaduto Fidélis Barreto, perto do Posto Acácia, foi alvejado por tiros de metralhadora deflagrados por homens que estavam em um outro veículo.

O carro e os pertences da vítima não foram levados. ‘Charles Cigano’, como era conhecido, morava na cidade de Jiquiriçá.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

SAJ: Pré-candidato Euvaldo Rosa visita bairro Irmã Dulce e é aclamado por moradores durante evento festivo

SAJ: Pré-candidato Euvaldo Rosa visita bairro Irmã Dulce e é aclamado por moradores durante evento festivo - sajFoto: Reprodução/ Video

O pré-candidato a prefeito de Santo Antônio de Jesus (BA) pelo PSD, Euvaldo Rosa, esteve neste final de semana no bairro Irmã Dulce onde participou do segundo Arraiá do Mutum de Cima.

Convidado pelos moradores, Euvaldo Rosa foi recebido com muito entusiasmo e salva de fogos de artifício. Ele estava acompanhado do deputado estadual Rogério Andrade, do presidente da Câmara de Vereadores Chico de Dega, dos vereadores Délcio Mascarenhas, Ito da Kanal Mix e Uberdan Cardoso, além de sua comitiva.

Euvaldo Rosa cumprimentou os participantes do evento, atendeu aos diversos pedidos de selfies, mas também caiu no forró com os moradores do Mutum de Cima. O pré-candidato falou da alegria e da responsabilidade de atender ao convite:

“Uma alegria poder festejar com as pessoas em um evento que é realizado pelos próprios moradores. Quando a gente recebe um convite como esse fica evidente que a população quer mostrar aquilo que pode fazer, mas que precisa ser ouvida e atendida nas suas necessidades. Eu fico feliz e ciente da responsabilidade que esse convite traz”, afirmou Euvaldo Rosa.

Últimas notícias sobre acidente envolvendo 5 veículos na BR-101 em Conceição do Almeida

Últimas notícias sobre acidente envolvendo 5 veículos na BR-101 em Conceição do Almeida - destaque, conceicao-do-almeida, transitoFoto: Reprodução/ Vídeo - Clube FM

Um acidente envolvendo dois caminhões, um ônibus escolar, uma motocicleta e um carro e passeio deixou o trânsito lento na manhã desta segunda-feira, dia 8, na BR-101, próximo ao Ponto São José, em Conceição do Almeida (BA).

Segundo o condutor de um caminhão, o acidente foi causado por uma ultrapassagem perigosa feita pelo motorista do carro de passeio, que ultrapassou o seu caminhão e uma carreta bitrem de 30 metros.

“Me segurei logo que vi que não ia dar porque a carreta era de 30 metros e deu no que deu. Muita imprudência”, disse.

Não houve vítima fatal, apenas danos materiais e 4 pessoas feridas que foram socorridas e levadas pelo SAMU para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus com leves escoriações.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Companhia de teatro de Irecê firma projeto de cooperação internacional

Companhia de teatro de Irecê firma projeto de cooperação internacional - irece, bahiaFoto: Arquivo Pessoal

Em sua turnê internacional 2024 o Núcleo Caatinga, da Cia Avatar, da cidade de Irecê/ Bahia, através do projeto “O Sertão é o Mundo”, deu um grande passo rumo à cooperação internacional.

Durante as apresentações do espetáculo “A Travessia do Grão Profundo, no Teatro do Oprimido em Paris, a companhia assinou um Termo de Cooperação e Intercâmbio que promete fortalecer laços culturais e artísticos entre.

Durante a temporada em Paris, além da apresentação do espetáculo, foi montada uma exposição sobre os 40 anos de teatro do diretor e dramaturgo Paulo Atto, que está a frente da Cia Avatar.

O projeto “O Sertão é o Mundo” tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Edital de Mobilidade Cultural do Fundo de Cultura- Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Prêmio Zilda Arns de 2024 será entregue na quarta-feira (10/07)

Prêmio Zilda Arns de 2024 será entregue na quarta-feira (10/07) - noticias, brasilFoto: Reprodução/ Youtube @rodaviva

A Câmara dos Deputados realiza nessa quarta-feira (10/07), às 14h, no Salão Nobre, a cerimônia de entrega do Prêmio Zilda Arns 2024. A premiação, organizada pela Segunda Secretaria da Câmara, reconhece pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas.

O nome do prêmio é uma homenagem a Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, uma das fundadoras da Pastoral da Criança. Conselheira no Conselho Nacional de Saúde, Zilda Arns trabalhou também no Ministério da Saúde.

Indicação

As indicações foram feitas por deputados e senadores. Até cinco homenageados são escolhidos a cada ano por um conselho deliberativo composto pelo segundo-secretário, pelos membros titulares da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e um representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados.

São os seguintes os agraciados de 2024:

  • Associação Assunção (GO)
  • Associação Beneficente Cristã Casa de Maria (MG)
  • Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares (RJ)
  • Irmã Silvia Vecellia (MS)
  • Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Da assessoria da Câmara dos Deputados.

Blogueiro morre carbonizado em sua própria residência no interior da Bahia

Blogueiro morre carbonizado em sua própria residência no interior da Bahia - destaque, bahiaFoto: Arquivo Pessoal

O blogueiro Euclides Júnior morreu carbonizado na madrugada do último domingo, dia 7, após sua residência, localizada na Rua Luther King, em Itarantin (BA), ser atingida por um incêndio. A causa do incêndio é desconhecida.

A casa ficou totalmente destruída. O corpo de Euclides foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itapetinga para ser necropsiado. A Polícia Civil investiga o caso.

Euclides Júnior era editor do site Politize Itarantim. Não há informações sobre velório e sepultamento.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Achei Sudoeste.

Irmãos morrem vítimas de acidente ao retornarem do velório do pai na Bahia

Irmãos morrem vítimas de acidente ao retornarem do velório do pai na Bahia - destaque, bahia, transitoImage ilustrativa by Joshua Woroniecki from Pixabay

Dois irmãos que voltavam do enterro do pai sofreram um acidente na BR-101, na altura de Itapebi, na Costa do Descobrimento, na manhã do último sábado, dia 6.

Frankilin Alves de Souza, de 40 anos, e Flávio Santos Souza, de 42 anos, morreram no local, enquanto Franciele Rodrigues de Souza, de 23 anos, sobrinha das vítimas, que também estava no carro, ficou ferida.

Os irmãos estavam no carro Siena que foi atingido de frente por um Ecosport, que estaria realizando uma ultrapassagem em uma curva, em local proibido de faixa contínua. A pista estava molhada porque chovia na hora do acidente.

O motorista acusado de provocar o acidente foi autuado em flagrante por duplo homicídio. Ele está internado no hospital público de Eunápolis sob custódia.

Frankilin e Flávio haviam participado do velório e enterro do pai na cidade de Santa Luzia, e voltavam para o estado do Espírito Santo quando ocorreu o acidente.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: G1-BA.

Camamu: Após desaparecimento de professora ex-companheiro tem prisão preventiva decretada

Camamu: Após desaparecimento de professora ex-companheiro tem prisão preventiva decretada - destaque, camamu, bahiaFoto: Arquivo Pessoal

O ex-companheiro da professora Ariane Roma dos Santos, de 36 anos, teve a prisão temporária convertida em preventiva, após ser considerado o principal suspeito do desaparecimento da vítima, no município de Camamu, no baixo sul baiano. A decisão foi anunciada pela Justiça nesta sexta-feira (05).

Segundo a família, a professora da Rede Municipal de Camamu foi vista pela última vez no dia 25 de junho, quando saiu para visitar uma costureira. O suspeito foi preso na quinta-feira (04), mais de uma semana após o desaparecimento de Ariane.

O caso foi registrado na Delegacia Territorial do município. Segundo informações concedidas à TV Bahia, um primo da vítima afirma que, um dia depois do desaparecimento, no 26 de junho, ela entrou em contato com ele e disse que estava sendo mantida em cativeiro em um sítio da região.

O suspeito, com quem Ariane tem uma filha de cinco anos, nega a versão da família. Em depoimento à polícia, ele afirma que no dia do desaparecimento, ele a levou para um sítio, onde tiveram uma briga. Depois, ele a teria deixado nas margens da BA-001, em Camamu.

Fonte: Bahia Noticias.

Vitória vence o Criciúma e abre três pontos de vantagem do Z4

Vitória vence o Criciúma e abre três pontos de vantagem do Z4 - esporteFoto: Victor Ferreira / EC Vitória

O Esporte Clube Vitória venceu o Criciúma por 2 a 1, no Barradão, neste domingo (7), em jogo válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Alerrandro e Lucas Esteves, pro Vitória, e Matheusinho, pro Criciúma.

O Vitória finalizou a rodada na 15ª colocação, com 15 pontos, três a mais que o Corinthians, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.

Abaixo do Leão estão o Cuiabá, 16° com 14 pontos, Corinthians, 17° com 12, Grêmio, 18° com 11, Atlético Goianiense, 19° também com 11, e Fluminense, lanterna com sete.

Na sequência da Série A, o Rubro-Negro fará outro jogo no Barradão, desta vez contra o Botafogo, na quinta-feira (11), às 21h30, pela 16ª rodada da competição.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias.

Homem foi assassinado em Santo Antônio de Jesus neste domingo

Homem foi assassinado em Santo Antônio de Jesus neste domingo - saj, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

Um homem foi assassinado em Santo Antônio de Jesus na tarde deste domingo, dia 7. Tiago, conhecido como ‘Pica Pau’, estava em uma bicicleta próximo ao Conjunto Vila Viva, no Cajueiro, quando foi atingido por disparos de arma de fogo. Tiago já trabalhou na fábrica de calçados DASS. A autoria e motivação do crime são desconhecidas.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Carro de homem sequestrado em SAJ é encontrado em Castro Alves

Carro de homem sequestrado em SAJ é encontrado em Castro Alves - noticias, castro-alvesFoto: Divulgação

O Fiat Uno do morador de Salinas da Margarida, Wiliam, conhecido como ‘Foguinho do Taxi’, que foi sequestrado na tarde de sábado, dia 6, em Santo Antônio de Jesus, foi encontrado abandonado neste domingo, dia 7, no município de Castro Alves. Até o fechamento dessa matéria o proprietário do veiculo não tinha sido encontrado.

O fato aconteceu após ‘Foguinho’ pegar 3 passageiros nas proximidades do Clube dos Mil, em SAJ. Quando chegou no Km 53 eles tomaram o carro de assalto, entraram numa zona rural, deixaram a esposa de ‘Foguinho’ próximo a Igreja do Riachão e levaram o dono do carro de refém.

Qualquer informação sobre o paradeiro de Wiliam ligue (75) 9 8897-6330.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

SAJ: Santa Casa de Misericórdia reabre inscrições para cadastro em mutirão de oftalmologia

SAJ: Santa Casa de Misericórdia reabre inscrições para cadastro em mutirão de oftalmologia - saj, noticias, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus (BA) reabriu as inscrições para cadastro no mutirão de oftalmologia. O período de inscrições será do dia 10 a 12 de julho, das 08h às 17h.

Os interessados deverão comparecer à Santa Casa, acessando a portaria do estacionamento (ao lado do velório paroquial) nos dias mencionados, e procurar a enfermeira Graça. É necessário levar cópias legíveis do RG, Cartão do SUS, comprovante de residência e telefone para contato. Após a realização do cadastro, serão disponibilizadas a data e a senha para o atendimento.

A Santa Casa destaca que os atendimentos oftalmológicos são destinados exclusivamente a pessoas acima de 18 anos. A instituição pede a colaboração de todos para que sigam as orientações e evitem comparecer sem os documentos necessários, garantindo assim um processo de cadastramento mais organizado e eficiente. (mais…)

SAJ: Prefeito Genival Deolino inaugura Casa das Antonias para assistência a mulheres vítimas de violência doméstica

SAJ: Prefeito Genival Deolino inaugura Casa das Antonias para assistência a mulheres vítimas de violência doméstica - sajFoto: Luciano Almeida

O prefeito de Santo Antônio de Jesus (BA), Genival Deolino, visando oferecer suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade, entregou nesta sexta-feira (05), o projeto Casa das Antonias. Este equipamento municipal tem como finalidade prestar assistência humanizada às mulheres que sofreram violência doméstica. O projeto é uma iniciativa executada através da Secretaria de Assistência Social (SMAS).

Destinado exclusivamente a mulheres de Santo Antônio de Jesus maiores de 18 anos, o Casa das Antonias oferece diversos serviços. As assistidas poderão receber atendimentos psicossociais, proporcionando acolhimento e orientação diante de conflitos e sofrimento emocional; apoio jurídico, para auxiliar na resolução de questões legais; além de orientação e encaminhamento para outras políticas públicas. O abrigo também é disponibilizado para as vítimas e seus filhos.

A deputada estadual Rogéria Santos, engajada em pautas de assistência à classe feminina, também se fez presente na inauguração da Casa das Antonias. Na ocasião, a deputada destacou a importância da iniciativa para as mulheres de Santo Antônio de Jesus, “estamos aqui fazendo história de proteção e garantia de direitos para as santoantonienses, este é um marco para a representatividade aqui no recôncavo baiano”. (mais…)

Laje: Motociclista sofre acidente na BR-420 após moto cair em buraco

Laje: Motociclista sofre acidente na BR-420 após moto cair em buraco - noticias, laje, destaque, transitoImagem ilustrativa | Foto: Alberto Coutinho/ GOVBA

O condutor de uma motocicleta sofreu um acidente no início da tarde deste sábado, dia 6, na BR-420, entre a cidade de Laje (BA) e o Entroncamento.

Natalício, conhecido como ‘Boneco’, morador do Riacho da Lama, perdeu o controle da direção após cair em um buraco na pista.

A equipe do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência socorreu e levou o mesmo para o Hospital Ranulfo José de Almeida, em Laje.

O acidente ocorreu próximo a entrada da região da Cotia, após uma curva. Apesar dos constantes reparos, os buracos na BR-420 são crônicos.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Lider FM e Midia Bahia.

SAJ: Bicicleta é furtada na Nova Brasilia

SAJ: Bicicleta é furtada na Nova Brasilia - sajFoto: Divulgação

Uma bicicleta foi furtada na madrugada deste sábado, dia 6, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. Trata-se de uma bicicleta athor aro 29, cor preta com detalhes rosa. No garfo tem o nome de Lais. Qualquer informação sobre o paradeiro dessa bicicleta ligue (75) 9 9831-3381.

Matéria: Tribuna do Recôncavo

Curiosidades do trânsito: Conheça mitos e verdades sobre hábitos ao volante

Curiosidades do trânsito: Conheça mitos e verdades sobre hábitos ao volante - brasilImagem de Luk Luk do Pixabay

Motoristas acabam criando costumes e alguns são considerados infrações. Mexer no celular enquanto o sinal está vermelho é um deles. “Muitas pessoas acham que podem manusear o aparelho enquanto estão esperando o semáforo abrir, quando, na verdade, isso também é proibido. O ideal e indicado pelo Detran é que o condutor estacione em local permitido e, só assim, faça uso do seu celular”, explica Roberson Alvarenga, CEO da Help Multas e especialista em direitos do trânsito.

Confira cinco hábitos populares entre os motoristas e descubra se podem ou não gerar multas:

Pode comer enquanto dirige?

Não. Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, o indivíduo deve manter as duas mãos ao volante.  “Se você costuma beber ou fumar, saiba que esta pode ser uma infração considerada média, passível de multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação, dirigir com apenas uma mão enquanto mantém o braço apoiado na janela é um ato bastante recorrente e que se enquadra nesta infração. Já se você estiver dirigindo e comendo na direção do veículo, estará cometendo a infração leve prevista pelo Art 169 do CTB que é dirigir sem atenção e os devidos cuidados, com valor de R$ 88,38, ambas as infrações se não cometidas nos últimos 12 meses poderão ser convertidas para a penalidade de advertência, aponta Roberson.

Som muito alto no carro dá multa?

Sim. É comum pessoas gostarem de ouvir música muito alta, mas quando se está dentro do carro e o som for possível ouvir do lado externo do veículo, independentemente do volume, perturbando o sossego público, o motorista será autuado por infração grave, no valor de R$ 195,23, mais cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Se o condutor estiver na Permissão do Direito de Dirigir, poderá ter a CNH cassada por esta infração. (mais…)

Saiba o que diz o mapa astral da mais nova herdeira de Neymar Jr

Saiba o que diz o mapa astral da mais nova herdeira de Neymar Jr - celebridadeImage by Devanath from Pixabay

Nasceu, na última quarta-feira (3), a mais nova herdeira de Neymar Jr.  Filha do jogador com a modelo Amanda Kimberlly, Helena é nativa de Câncer, signo conhecido por sua sensibilidade, empatia e forte vínculo familiar. De acordo com o Astrolink, site especializado em astrologia, o horário exato do nascimento não foi divulgado, porém, é possível fazer algumas considerações sobre sua personalidade com base em seu mapa astral.

Sol em Câncer: o Sol em Câncer indica que Helena será uma pessoa muito ligada à família, valorizando suas raízes e tradições. São pessoas conhecidas por seu cuidado e proteção, muitas vezes sendo o alicerce emocional daqueles com quem convive. Helena poderá demonstrar uma forte intuição e uma natureza carinhosa desde cedo.

Lua em Gêmeos: a Lua representa nossas emoções e a maneira como reagimos ao mundo ao nosso redor. Com a Lua em Gêmeos, Helena terá uma mente curiosa e ágil. Essa posição lunar sugere uma criança comunicativa, sempre interessada em aprender e trocar ideias. Sua capacidade de se adaptar e sua versatilidade serão notáveis, permitindo que ela navegue pelas mudanças da vida com facilidade. (mais…)

Em novo edital do Programa Mais Médicos, Bahia terá 246 vagas

Em novo edital do Programa Mais Médicos, Bahia terá 246 vagas - bahiaImagem de Darko Stojanovic de Pixabay

O Brasil vai receber um reforço significativo na assistência em saúde com a abertura de mais 3,1 mil vagas para o Programa Mais Médicos, sendo 246 delas destinadas ao estado da Bahia. Além disso, o governo federal disponibilizará vagas reservadas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas — uma medida inédita. O aumento do quadro de profissionais na rede pública de saúde, vai beneficiar mais de 10,6 milhões de brasileiros.

“O Mais Médicos é uma realidade e faz a diferença. Quando assumimos o governo, havia apenas 12 mil médicos. Com este edital, retomamos nossa meta de alcançar 28 mil médicos”, celebrou a ministra da Saúde, Nísia Trindade. “Pela primeira vez, o edital segue a política de cotas aprovada em lei, uma prioridade do governo federal. Cumprimos, assim, nossa visão de inclusão, e por isso estou muito feliz em fazer este anúncio”, acrescentou a ministra durante agenda com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no município de Salvador, Bahia, na última segunda-feira (1º).

Com a publicação do novo edital para preenchimento das vagas, o Ministério da Saúde vai enviar médicos para regiões prioritárias e de vulnerabilidade social. O primeiro atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), realizado nas Unidades Básicas de Saúde, é responsável pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos. Preencher os vazios assistenciais que, desde 2018, deixaram de ser atendidos, é uma forma de resgatar o direito e o acesso da população à saúde. (mais…)

SAJ: Obra de drenagem, praça do Skate, Casa de Acolhimento, pavimentação do 53 e da Vila Bonfim foram inaugurados nesta sexta

SAJ: Obra de drenagem, praça do Skate, Casa de Acolhimento, pavimentação do 53 e da Vila Bonfim foram inaugurados nesta sexta - saj, noticiasFoto: Luciano Almeida

Através das Secretarias de Infraestrutura (SEINFRA), Assistência Social (SMAS), e Esportes e Lazer (SEEL), e da Superintendência de Convênios (SUCONV), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA) realizou nesta sexta-feira (05), uma série de importantes inaugurações e uma ordem de serviço.

O primeiro evento teve início com o momento da assinatura da ordem de serviço para a construção da praça do Gamelo. O segundo evento do dia foi a inauguração da pavimentação em paralelepípedo e drenagem do KM 53. No terceiro evento, foi realizada a inauguração da pavimentação em paralelepípedo da Vila Bonfim.

Seguindo o intenso cronograma de inaugurações, foi realizada a inauguração da Casa de Acolhimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica. Logo em seguida foi inaugurada a maior obra de drenagem já realizada em Santo Antônio de Jesus, no centro da cidade. Finalizando o dia de grandes eventos, aconteceu a inauguração da Praça Dr. Francisco de Assis Neves Freire, conhecida como praça do Skate.

Visando ampliar o alcance da população aos serviços e equipamentos públicos, o poder executivo municipal segue trabalhando de forma incansável para a realização de novas obras que beneficiem a todos os munícipes.

Ascom PMSAJ.

Bahia pode abrigar primeira fábrica de lítio da América Latina

Bahia pode abrigar primeira fábrica de lítio da América Latina - bahiaFoto: Marcos Braga/ AscomSDE

A Bravo Motor Company Brasil Energy anunciou a instalação da primeira fábrica de lítio da América Latina na Bahia. O anúncio ocorreu durante assinatura de protocolo de intenções com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta sexta-feira (05). A perspectiva da companhia é investir R$ 1,27 bilhão na planta, que será instalada no município de São Sebastião do Passé. A indústria prevê produzir baterias e células de íon de lítio, acumuladores elétricos e cabinets, que fazem conversão de corrente contínua. A empresa calculou uma capacidade de produção instalada de 2 Gigawatts hora/ano. A intenção é promover a geração de 3,5 mil empregos diretos e 10 mil empregos indiretos.

“Em um momento em que a descarbonização e a busca por fontes de energias renováveis e limpas se tornam primordiais para o nosso planeta, a vinda de uma indústria como a Bravo para a Bahia nos enche de alegria e de esperança. O Governo da Bahia e a SDE têm trabalhado incansavelmente na busca de atrair empresas alinhadas com este pensamento e que representem um modelo industrial voltado para o futuro, com a visão não apenas do resultado financeiro, mas, com a preocupação e atuação focada também na preservação ambiental e no desenvolvimento social”, afirma Luciano Giudice, superintendente de Atração de Investimentos da SDE.

De acordo com o diretor da Bravo, Eduardo Muñoz, a escolha da Bahia tem a ver com o posicionamento do governo do Estado a respeito da economia verde. “A nossa escolha é devido a um posicionamento geopolítico estratégico, de termos uma unidade industrial que gere uma cadeia de valor desde a mineração à transformação desses minérios em materiais e consequentemente em baterias. Então a escolha, naturalmente para nós, era no Brasil pela liderança regional do país, pelo peso da sua economia, que é a oitava do mundo, pelo peso do seu setor automotivo e de energia renovável. Era uma escolha quase que natural. Após escolher o país, o funil dependia de um estado que realmente estivesse comprometido com essa economia, por isso, a Bahia. Com a chegada da BYD, da Bravo, outras virão, isso é garantia. Estamos formando no estado um HUB de economia verde na América Latina”, diz. (mais…)

Agricultores familiares de Camacan contam com mercado municipal reformado

Agricultores familiares de Camacan contam com mercado municipal reformado - camaca, bahiaFoto: Geraldo Carvalho/ CAR

Nesta sexta-feira, dia 5, o Governo do Estado entregou a reforma e ampliação do mercado municipal do distrito de São João do Panelinha, no município de Camacan, juntamente com 50 barracas de feira. Mais de 100 agricultores e agricultoras familiares estão sendo beneficiados, diretamente, com a ampliação do mercado, que vai gerar mais renda e qualidade de vida para a agricultura familiar do município.

O diretor-presidente da Companhia de Ação  e Desenvolvimento Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, comentou o novo momento de investimentos em Camacan. “Camacan passa por uma transformação, por meio da parceria entre Governo do Estado e o município, em diversas áreas. Na agricultura familiar realizamos a reforma e ampliação da feira livre de São João do Panelinha, com novos boxes, deixando o  local adequado para compra e venda dos itens da agricultura familiar”,  disse Jeandro.

Esta transformação alcança agricultores e agricultoras como Cristiane Vieira, que planta mandioca e utiliza a raiz para produção de bolos reconhecidos na região. “Esse mercado está um luxo e agora vou poder vender meus bolos em um espaço coberto e higiênico”, comentou. (mais…)

NTU repudia decisão que libertou homens que incendiaram um ônibus em Salvador

NTU repudia decisão que libertou homens que incendiaram um ônibus em Salvador - salvador, bahiaFoto: Romildo Jesus/ Secom

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) repudia a decisão da Justiça de Salvador (BA), que concedeu liberdade provisória a dois homens que incendiaram um ônibus na Estrada das Barreiras, no Cabula, na última terça-feira (2). O ataque foi cometido com pessoas dentro do veículo, colocando em risco vidas humanas e causando terror e insegurança na população. Tal crime está previsto no artigo 250 do Código Penal, com pena de três a seis anos de detenção e multa, podendo a pena ser aumentada em um terço quando o incêndio é cometido em veículo do transporte público.

É lamentável e revoltante a decisão judicial classificar o crime como de menor potencial ofensivo, pois desconsidera a gravidade do ato e o risco iminente à vida das pessoas. Medidas como essa acabam por incentivar práticas criminosas e comprometem os esforços das forças de segurança em combater tais infrações. Essa atitude é um desserviço à sociedade e enfraquece a confiança no sistema de justiça.

A NTU reforça a necessidade de um debate amplo e urgente sobre leis mais rigorosas e responsabilizações severas contra criminosos que atentam contra a segurança pública e a vida humana no ambiente do transporte público. E pede urgência ao Congresso Nacional no exame das propostas legislativas que visam endurecer as punições para crimes dessa natureza, equiparando-os ao terrorismo devido aos graves impactos causados à população. (mais…)

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus cumpriu intensa agenda de inaugurações e ordens de serviço

Prefeitura de Santo Antônio de Jesus cumpriu intensa agenda de inaugurações e ordens de serviço - sajFoto: Luciano Almeida

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), através da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) e da Superintendência de Convênios (SUCONV), realizou na última quinta-feira (04), uma intensa agenda de inaugurações e ordens de serviço.

Os eventos tiveram início logo pela manhã, com a ordem de serviço para pavimentação asfáltica da Rua II e da 1ª travessa do Gravatá, logo após aconteceu a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação asfáltica da 2ª e 3ª travessas da Joeirana, e encerrando os eventos da manhã, foi realizada a inauguração do calçamento da Gameleira.

Seguindo a agenda, aconteceu a inauguração da terceira etapa da iluminação em led, instalada na altura do trevo para Amargosa, chegando a cerca de 10km de nova iluminação já instalada. Houve ainda a inauguração do canteiro central da Avenida Juracy Magalhães. Finalizando o cronograma, foi realizada a inauguração do novo asfalto no entorno do Clube dos 1000.

O poder executivo municipal reitera o seu compromisso para com o avanço da cidade através de obras estruturantes que melhorem a qualidade de vida de todos os munícipes.

Ascom PMSAJ.

Eleições 2024: confira as restrições previstas no Calendário Eleitoral a partir de 06 de julho

Eleições 2024: confira as restrições previstas no Calendário Eleitoral a partir de 06 de julho - bahiaFoto: Antonio Augusto/ Ascom/ TSE

A partir do dia 06 de julho o Calendário Eleitoral impõe aos candidatos às Eleições 2024 e aos agentes públicos uma série de restrições, com o objetivo de manter o equilíbrio da disputa no pleito vindouro. As normas regulamentadoras estão previstas na Lei das Eleições, no Código Eleitoral e nas Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 06 de outubro. Havendo segundo turno, a nova eleição ocorrerá no dia 27 do mesmo mês. Confira aqui o calendário completo.

Principais restrições

Com base no Calendário, a partir da referida data é proibido aos agentes públicos:

nomear, contratar ou, por qualquer forma, admitir. dispensar sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou, por outros meios, dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, remover, transferir ou exonerar servidor público de ofício, na circunscrição do pleito;

realizar transferência voluntária de recursos do governo federal aos estados e municípios,  sob pena de nulidade absoluta, ressalvados os recursos destinados a cumprir obrigação formal preexistente para a execução de obra ou serviço em andamento e com cronograma prefixado, e os destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública, objetiva e formalmente justificadas; (mais…)

Reaproximação política entre PT e PSB marca novo capítulo em Amargosa

Reaproximação política entre PT e PSB marca novo capítulo em Amargosa - destaque, bahia, amargosaFoto: Edson Andrade

Na manhã de 04 de julho, em um café da manhã caloroso na sede do STR, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Amargosa selaram uma reaproximação estratégica visando as próximas eleições e governança municipais. O evento, que contou com a presença significativa de líderes locais e apoiadores, foi marcado por discursos otimistas sobre a unidade partidária e os desafios que se aproximam.

O prefeito Júlio Pinheiro, presente no encontro, expressou sua satisfação com a nova aliança: “Estamos fortalecendo laços históricos em prol de um futuro comum para Amargosa. É hora de somarmos esforços em benefício da nossa cidade.”

O pré-candidato a prefeito pelo PT, Getúlio Sampaio, destacou a importância da união para enfrentar os desafios locais: “Juntos, podemos construir uma Amargosa mais justa e próspera para todos os cidadãos. Estou pronto para trabalhar ao lado do PSB e de todos que desejam o melhor para nossa terra.” (mais…)

Inscrições para o Ensino Médio a distância do Sesc vão até 8 de julho

Inscrições para o Ensino Médio a distância do Sesc vão até 8 de julho - bahiaImagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay

Quem quiser concluir o Ensino Médio de forma totalmente gratuita tem até a próxima segunda-feira, dia 8/7, para se inscrever no Sesc EAD EJA. São 20 vagas disponíveis em Porto Seguro e o candidato deve acessar o site www.sesc.com.br/ead. Mas atenção: para finalizar a inscrição é necessário apresentar os documentos, incluindo o RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Fundamental. As aulas ocorrem no período noturno e de forma híbrida, com 80% das aulas no formato virtual e 20% no presencial, no Polo Sesc Porto Seguro.

O projeto permite a conclusão do Ensino Médio e o aluno também recebe a qualificação profissional em Produção Cultural. O objetivo do projeto é permitir que o aluno tenha uma nova oportunidade para potencializar o próprio aprendizado, a formação e o crescimento profissional.

“Promover o Sesc EAD EJA é um orgulho e um desafio para nós. O ensino a distância tem o poder de atender a necessidade de um público que ainda deseja finalizar os estudos para ampliar suas chances no mercado de trabalho e sua formação, mas que não teve condições de fazê-lo”, conta Janaína Cunha, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.

(mais…)

SAJ: Drenagem no Centro, Casa de Acolhimento, pavimentação do 53 e da Vila Bonfim serão inauguradas nesta sexta

SAJ: Drenagem no Centro, Casa de Acolhimento, pavimentação do 53 e da Vila Bonfim serão inauguradas nesta sexta - saj, noticias, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), através das Secretarias de Infraestrutura (SEINFRA), Assistência Social (SMAS), e Esportes e Lazer (SEEL), e da Superintendência de Convênios (SUCONV), seguirá, nesta sexta-feira (05), com uma importante agenda de inaugurações e ordens de serviço.

Às 8 horas será assinada a ordem de serviço da praça do Gamelo, seguida pela inauguração da pavimentação e drenagem do 53 às 9h30, e, encerrando as inaugurações da manhã, às 11 horas acontecerá a inauguração da pavimentação da Vila Bonfim.

Às 16 horas será realizada a inauguração da Casa de Acolhimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica. Às 17 horas será inaugurada a maior obra de drenagem já realizada em Santo Antônio de Jesus, tendo como ponto de encontro a loja Carrossel, no centro da cidade. Finalizando o dia de eventos, às 19 horas acontecerá a inauguração da Praça da Juventude.

Ascom PMSAJ.

O brasileiro transa menos no inverno?

O brasileiro transa menos no inverno? - sexoImagem de Victoria de Pixabay

O clima brasileiro, conhecido por suas altas temperaturas, parece não ser obstáculo quando o assunto é sexo. Uma enquete do Sexlog, maior site de sexo e swing do Brasil, realizada com 10 mil usuários, revelou que a maioria, 57%, não tem preferência entre transar no frio ou no calor.  Aqueles que preferem o inverno são 23% e os que curtem mais o verão são 20%.

Tamara Zanotelli, sexóloga e terapeuta sexual, explica que o clima influencia de diferentes maneiras na vida sexual dos brasileiros. “No inverno, aumenta a busca por calor humano e proximidade, gerando uma potencial elevação na frequência das relações sexuais”, diz. Ela destaca também que hormônios como a testosterona tendem a estar mais elevados no inverno, contribuindo para o aumento da libido.

Já no verão, o aumento da luz solar pode melhorar o humor e o desejo sexual. “As pessoas se sentem mais à vontade com seus corpos, o que pode potencializar a libido”, explica. Em contrapartida, o clima quente brasileiro não desestimula a busca por intimidade no inverno. “Por aqui, onde o clima é predominantemente quente, o verão também estimula conexões intensas”, complementa a especialista. (mais…)

VÍDEO: Asfalto do bairro Santa Terezinha foi entregue nesta quinta; prefeito fala sobre essa e outras obras

VÍDEO: Asfalto do bairro Santa Terezinha foi entregue nesta quinta; prefeito fala sobre essa e outras obras - saj, noticias, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A gestão municipal de Santo Antônio de Jesus (BA) inaugurou na noite desta quinta-feira, dia 4, o asfalto em aproximadamente 20 ruas da bairro Santa Terezinha. Durante a inauguração o prefeito Genival Deolino destacou seu sentimento de promessa cumprida.

O prefeito lembrou que durante sua campanha, há 4 anos, alguns moradores do bairro Santa Terezinha colocaram um tapete vermelho para ele passar, e o mesmo falou que retribuiria com um tapete preto, que foi a pavimentação asfáltica.

Na entrevista abaixo, o prefeito fala sobre as demais obras que foram entregues recentemente, ordens de serviço que foram assinadas e sobre a inauguração da rede de drenagem no centro da cidade, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 5.

Deolino também fala sobre o projeto que autoriza a implantação de iluminação em led na zona rural e em toda cidade, mas que não foi colado em votação pela presidência da Câmara de Vereadores.

ASSISTA A ENTREVISTA COM O PRFEITO GENIVAL:

ISS pode ser excluído da base de cálculo do PIS/Cofins, entenda

ISS pode ser excluído da base de cálculo do PIS/Cofins, entenda - economiaImagem de Michal Jarmoluk por Pixabay

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar no dia 28 de agosto a exclusão do Imposto Sobre Serviço (ISS) sobre a Base de Cálculo referente à Contribuição do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). A pauta é chamada de “Tema 118”.

Segundo o advogado Fellipe Cianca Fortes especialista em direito tributário do escritório Balera, Berbel e Mitne Advogados, existe uma grande expectativa dos contribuintes com relação ao resultado do julgamento, “O Tema 118 apresenta semelhanças ao Tema 69, que já foi definido em 2017, quando o Supremo decidiu ser inconstitucional incluir o ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins. Porém, o cenário é imprevisível tendo em vista as consequências fiscais com a possível consideração de inconstitucionalidade para o novo caso”.

O entendimento do Tema 69 foi de que o ICMS não se enquadra como receita ou faturamento de uma empresa, por serem receita do Estado e apenas transitarem temporariamente na contabilidade da empresa, sem integrar o seu patrimônio. (mais…)

Conceição do Almeida sediará 4ª Intervenção Poética

Conceição do Almeida sediará 4ª Intervenção Poética - destaque, conceicao-do-almeida, bahiaArte: Divulgação

A cidade de Conceição do Almeida, no Recôncavo baiano, vai sediar no dia 20 de setembro a Intervenção Poética. A ação ocorrerá na Praça Dr. Edgard Tupinambá, Centro, a partir das 9 horas da manhã. “Venha vivenciar esse momento literário e artístico com os alunos(as) da Escola Municipalizada Polivalente de Conceição do Almeida”. Durante a intervenção garrafas com poesias serão colocadas na praça.

A equipe que realizará a 4ª Intervenção Poética Nacional com a temática “10 ANOS TRANSVENDO O BRASIL” é composta por Elaína Cristina Araújo de Maria (representante), Ana Rita de Jesus Dias Quadros, Cláudio França dos Santos, Jailson Santos de Souza, Jacilene Conceição Cruz Santos e Iraci Gonçalves de Souza.

A Intervenção Poética tem o apoio da Escola Municipalizada Polivalente de Conceição do Almeida e Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Conceição do Almeida. As intervenções ocorrem em todo o território nacional, veja se sua cidade é uma delas. A programação completa está disponível no site www.transvepoesias.com/bahia e no Instagram @transvepoesias.

Tribuna do Recôncavo.

Como identificar falsos especialistas em procedimentos estéticos

Como identificar falsos especialistas em procedimentos estéticos - saudeImagem de Oleg Mityukhin por Pixabay

Segundo o mais recente relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), divulgado em 2023, o Brasil se destaca como o segundo país com mais procedimentos estéticos e reparadores realizados no mundo, totalizando 8,9% do volume global, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (24,1%).

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) prevê que mais de 2 milhões de procedimentos estéticos cirúrgicos sejam registrados no Brasil em 2023, sendo que a média anual é de aproximadamente 1,5 milhão de procedimentos.

Já o setor de procedimentos estéticos não cirúrgicos, conforme a Grand View Research, atingiu em 2023 o valor global de US$ 127,1 bilhões, o equivalente a cerca de R$ 633 bilhões. A estimativa do mercado é de uma taxa de crescimento anual de 14,9% até 2030. (mais…)

SAJ: 1ª mulher a comandar 16º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar e outras personalidades foram homenageados pela Câmara Municipal

SAJ: 1ª mulher a comandar 16º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar e outras personalidades foram homenageados pela Câmara Municipal - saj, noticiasNa foto, TCBPM Francis Sobral | Divulgação

A Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira, dia 3, uma sessão solene para homenagear personalidades que têm contribuído ao longo dos anos para o desenvolvimento de Santo Antonio de Jesus (BA).

Como acontece todos os anos, a Câmara concedeu títulos de cidadania santantoniense e a Medalha 29 de Maio, como forma de reconhecimento das iniciativas de diversas pessoas nascidas na cidade ou que a escolheram para firmar moradia e desenvolver suas atividades laborais, intelectuais ou de cunho social.

A sessão deveria acontecer no dia 29 de maio, mas precisou ser adiada devido ao incidente ocorrido com o presidente da Câmara Municipal, Chico de Dega, que esteve presente nesta quarta-feira conduzindo a sessão especial. Ele aproveitou para tranquilizar a todos quanto à sua saúde, já que precisou ser novamente internado para a retirada de um coágulo cerebral. O presidente afirmou que o procedimento foi um sucesso e que está se recuperando bem e retomando aos poucos, conforme a orientação médica, suas atividades. (mais…)

Encontro da Educação Escolar Indígena reúne coordenadores pedagógicos e gestores escolares indígenas, em Salvador

Encontro da Educação Escolar Indígena reúne coordenadores pedagógicos e gestores escolares indígenas, em Salvador - educacao, bahiaFoto: Emerson Santos ASCOM SEC

Coordenadores pedagógicos e gestores escolares indígenas, representantes de Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e membros do Fórum de Educação Inclusiva dos Povos Indígenas da Bahia e do Fórum de Educação Indígena no Estado da Bahia (Forumeiba) estão reunidos no Encontro da Educação Escolar Indígena, em Salvador. Realizado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), esta edição do evento teve início na quarta-feira (3) e prossegue até sexta (5), no Hotel Fiesta, com o tema “Criação da Universidade Indígena no Brasil: escuta aos povos indígenas”.

Com perfil formativo, o Encontro da Educação Escolar Indígena visa efetivar a política da Educação Indígena como algo construído de forma coletiva, com foco no fortalecimento da identidade da Educação Indígena. O evento também visa subsidiar tecnicamente os educadores indígenas na ação de acompanhamento, monitoramento, avaliação e intervenção pedagógica e administrativa nas escolas indígenas.

A coordenadora pedagógica indígena do Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas, localizado no município de Rodelas, define o encontro como uma “grande aldeia da Educação”. Ela falou sobre suas expectativas com os três dias de evento. “Este é o terceiro ano que a gente vem fazendo este encontro e é um momento importante para alinharmos nossas ações, avaliarmos nossas conquistas, discutir nossos enfrentamentos, a nossa realidade. É um momento de troca, de socialização das experiências exitosas, de dialogar sobre nossas problemáticas e nossos desafios. Os povos indígenas são um grande coletivo e nosso papel é caminhar em prol de uma educação indígena de qualidade, com equidade, que é uma conquista que é nossa por direito”. (mais…)

SAJ: Polícia Civil prende acusado de incêndio e dano qualificado em carro

SAJ: Polícia Civil prende acusado de incêndio e dano qualificado em carro - saj, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Por volta das 21h30 desta última quarta-feira, dia 3, a senhora de iniciais L.M.A. compareceu a Delegacia de Polícia de Santo Antônio de Jesus (BA) para relatar que estava em seu veículo, quando um indivíduo jogou gasolina e tentou incendiar seu carro com duas pessoas dentro. Em seguida, os policiais iniciaram diligências para capturar o acusado. Segundo a Polícia Civil, o homem, que vive em situação de rua, tentou incendiar o veículo duas vezes: a primeira no centro da cidade, sem sucesso, e a segunda quando o veículo estava sendo guinchado para a concessionária para reparos futuros.

Após 4 horas do registro da ocorrência, policiais civis capturaram o suspeito de iniciais J.N.S. Ele foi detido no Terminal Rodoviário de Santo Antônio de Jesus, onde estava ameaçando pessoas e aparentemente em estado de surto.

O homem confessou que realmente tentou incendiar o veículo, pois o havia comprado recentemente e era o proprietário do mesmo. Alegou que agiu por motivos pessoais, mas esclareceu que, no momento da tentativa, não havia ninguém dentro do carro. A Polícia Civil representou pela PRISÃO PREVENTIVA do acusado e encaminhou todo o processo ao judiciário, responsável pela ação penal.

Tribuna do Recôncavo.

Governo Federal lança Plano Safra 24/25 com R$ 400,59 bilhões para agricultura empresarial

Governo Federal lança Plano Safra 24/25 com R$ 400,59 bilhões para agricultura empresarial - brasilImage by PublicDomainPictures from Pixabay

Para impulsionar o setor agropecuário brasileiro, o Governo Federal lança o Plano Safra 2024/2025, no âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), oferecendo linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para médios e grandes produtores. Neste ano safra, são R$ 400,59 bilhões destinados para financiamentos, um aumento de 10% em relação à safra anterior.

Ainda, os produtores rurais podem contar com mais R$ 108 bilhões em recursos de Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), para emissões de Cédulas do Produto Rural (CPR), que serão complementares aos incentivos do novo Plano Safra. No total, são R$ 508,59 bilhões para o desenvolvimento do agro nacional.

Dos R$ 400,59 bilhões em crédito para a agricultura empresarial, R$ 293,29 bilhões (+8%) será para custeio e comercialização e R$ 107,3 bilhões (+16,5%) para investimentos. (mais…)

Serviço de mototáxi é regulamentado em Jequié

Serviço de mototáxi é regulamentado em Jequié - noticias, jequieImagem ilustrativa por cloney do Pixabay

Depois de 30 anos aguardando, o sistema de mototáxi em Jequié, Bahia, finalmente foi legalizado por meio de um decreto municipal. A regulamentação, iniciada no ano passado, envolveu a vistoria e registro dos veículos, culminando nesta quarta-feira (3) com a plotagem de cerca de 300 motocicletas e o uso de coletes vermelhos com faixas refletivas.

Cada colete contém o número do ponto, registro do condutor e um telefone 0800 para reclamações, visando garantir maior segurança tanto para os usuários quanto para os profissionais. Com uma população de mais de 150 mil habitantes, Jequié enfrentava uma demanda crescente por transporte rápido e acessível, levando muitos moradores a utilizar o serviço de mototáxi de forma clandestina.

Esta medida, já adotada em outras cidades como Salvador, é supervisionada pela Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran). Para os mototaxistas que desejam regularizar sua situação, a orientação é procurar a sede da Associação de Mototaxistas de Jequié (Amoje), localizada no Centro de Abastecimento Vicente Grilo.

Fonte: Bahia.ba

Campanha turística combate o transporte clandestino no aeroporto de Salvador

Campanha turística combate o transporte clandestino no aeroporto de Salvador - bahiaFoto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA

Para coibir o transporte clandestino e incentivar o uso de veículos regularizados, no aeroporto da capital baiana, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e o Salvador Bahia Airport (Rede Vinci) lançaram, nesta quarta-feira (3), no posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) do terminal, a campanha “Transporte regular, turismo legal”. A iniciativa qualifica o destino Bahia e tem como parceiros o Batalhão de Policiamento Turístico da Polícia Militar (BepTur), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e as secretarias municipais de Mobilidade (Semob) e de Cultura e Turismo (Secult).

“Recebemos várias denúncias sobre condutores de veículos irregulares, que tentam se passar por motoristas de carros por aplicativo ou de empresas de transporte turístico, e decidimos fazer essa campanha, com ações transversais de diversos órgãos. Queremos garantir a segurança dos turistas que escolhem a Bahia, para que eles tenham serviços qualificados e retornem”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

“Essa iniciativa do Governo do Estado vai dar mais tranquilidade e garantia às empresas de receptivo que atuam no aeroporto. Elas já orientam o turista a contratar o transporte regular com antecendência”, completou o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze.

(mais…)

Mulher é assassinada em Vera Cruz

Mulher é assassinada em Vera Cruz - itaparica, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

Uma mulher de 30 anos de idade foi encontrada morta na tarde de terça-feira, dia 2, em uma região de matagal, na localidade conhecida como Entroncamento, em Vera Cruz (BA).

Nicole da Silva Barbosa estava desaparecida há alguns dias e foi encontrada despida. O Corpo foi identificado pela família da vítima.

Nicole foi atingida por golpes de instrumento de ação contundente. A autoria, motivação e circunstâncias do crime são apuradas pela 24ª Delegacia.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Atarde

Professor baiano Israel Campos é selecionado como Consultor da UNESCO

Professor baiano Israel Campos é selecionado como Consultor da UNESCO - salvador, noticias, bahiaFoto: Reprodução/ Video

O professor e pesquisador soteropolitano, Doutor Israel Campos, foi selecionado como um dos mais novos integrantes do painel de consultores da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia & Inovação do Brasil (MCTI). O educador foi escolhido através de um edital que buscou pesquisadores com doutorado e experiência em áreas como Participação Social em todo o país.

Dentre os títulos acadêmicos, o currículo do docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abrange formações como: Doutor em Educação, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Social e Bacharel em Humanidades (UFBA). Em sua atuação como consultor da UNESCO, o profissional coordenou a mobilização e a participação social da Conferência Regional Sul, sediada em Curitiba – PR, além de integrar as reuniões em Brasília, que culminarão na 5ª Conferência Nacional, prevista para acontecer entre os dias 30 de julho e 1⁰ de agosto de 2024. Nesta edição, o tema do encontro nacional será “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

Após ter contato com as múltiplas produções científicas, e tecnológicas e de inovação das cinco regiões do país, Campos enxerga como positiva e necessária a participação social: “Ao todo foram 14 anos de lacuna em que não houve Conferências Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação que consultassem a comunidade científica, a diversidade de governos constituintes no país, bem como organizações e movimentos da sociedade civil para definir o futuro do país. A diversidade foi uma questão central para que essa ampla participação fosse efetivada, então tivemos pessoas historicamente excluídas desse diálogo, mas que fazem e discutem Ciência, Tecnologia e Inovação, presente nas conferências, como pessoas negras, indígenas, mulheres, jovens, LGBTQIAP+, entre outros segmentos sociais”, disse. (mais…)

Carreta tomba no KM 100 em Brejões

Carreta tomba no KM 100 em Brejões - brejoes, transitoImagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo

O condutor de uma carreta perdeu o controle da direção na manhã desta quarta-feira, dia 3, na BR-116, em Brejões (BA). A carreta tombou na Serra do Km-100. O motorista, de identidade não revelada, não ficou ferido.

O trânsito ficou interrompido nos dois sentidos por pelo menos duas horas. Equipes da ViaBahia, concessionária que administra a rodovia, e da Polícia Rodoviária Federal estiveram no local.

Às 9h a rodovia foi liberada, mas o tráfego seguiu lento devido à retenção que foi gerada.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: TV Ideia e Recôncavo no AR.

ARTIGO – Uso de telas por crianças e jovens: o segredo está no equilíbrio

ARTIGO - Uso de telas por crianças e jovens: o segredo está no equilíbrio - artigosImage by PankeysonPhotos from Pixabay

Por Maria Carolina Araujo – diretora de ensino da Rede Anglo Alante.

Reconhecer a importância do equilíbrio saudável entre o mundo digital e o físico e conscientizar pais, estudantes e educadores sobre os riscos da hiperconexão é um desafio no tempo moderno. Em uma era em que os smartphones são quase extensões das nossas mãos, é importante refletir se estamos usando o nosso tempo de maneira saudável.

Segundo pesquisa relizada pela Electronics Hub, o Brasil é um dos países em que a população passa o maior tempo utilizando telas, smartphones e celulares com acesso à internet com cerca de 9 horas diárias. Na mesma pesquisa, foi levantado que o Brasil também ocupa o 2º lugar quando o assunto é tempo gasto usando as redes sociais.

E especificamente tratando do uso de telas para crianças e para jovens, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças menores de 2 anos de idade não devam ser expostas a telas e crianças entre 2 e 5 anos devem ter o tempo de tela limitado a, no máximo, uma hora por dia; crianças entre seis e dez anos por até uma a duas horas diárias, e crianças maiores e adolescentes, entre onze dezoito anos, não devem ultrapassar o tempo limite de três horas de tela por dia, incluindo o uso de videogames. (mais…)

SAJ: Canteiro da Juracy, asfalto do Clube dos 1000, iluminação do trevo de Amargosa e calçamento da Gameleira serão inaugurados nesta quinta

SAJ: Canteiro da Juracy, asfalto do Clube dos 1000, iluminação do trevo de Amargosa e calçamento da Gameleira serão inaugurados nesta quinta - saj, destaque, bahiaFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), através da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), e da Superintendência de Convênios (SUCONV), segue, nesta quinta-feira (04), com uma intensa agenda de inaugurações e ordens de serviço.

Os eventos terão início a partir das 08 horas, com a ordem de serviço para pavimentação asfáltica da Rua II e da 1ª travessa do Gravatá. Às 09 horas ocorrerá a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação asfáltica da 2ª e 3ª travessas da Jueirana. Às 11 horas acontecerá a inauguração do calçamento da Gameleira. Seguindo a agenda, às 17 horas, será realizada a inauguração da nova iluminação em led, na altura do trevo de Amargosa, sendo seguida pela inauguração do canteiro central da Avenida Juracy Magalhães, às 18 horas. Finalizando o intenso cronograma, às 19h30 será realizada a inauguração do asfalto no Clube dos 1000.

A gestão executiva municipal enfatiza a importância da participação de todos os comunicadores da cidade, para que a notícia sobre mais estes importantes avanços alcance todos os munícipes.

Ascom PMSAJ

Salvador sedia reunião de secretários estaduais de Educação de todo país

Salvador sedia reunião de secretários estaduais de Educação de todo país - bahiaFoto: Camila Souza/ GOV-BA

Os secretários estaduais de Educação de todo o país participam, nesta quinta e sexta-feira (4 e 5), no Hotel Deville Prime, em Salvador, da II Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). A atividade terá como anfitriã a secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito.

Entre os temas a serem discutidos na reunião, que será presidida pelo secretário de Educação do Espírito Santo e presidente do Consed, Vitor de Angelo, estão as mudanças no novo Ensino Médio e o novo Plano Nacional de Educação (PNE). Ambos também estão em discussão no Congresso Nacional, por meio de propostas legislativas.

O encontro contará com a participação de especialistas em Educação, como a coordenadora de Inteligência de Dados, Deborah Kaufmann, e o analista de Inteligência de Dados, Hugo Bovareto, que fazem parte da rede não governamental Movimento pela Base. Eles farão uma apresentação sobre o tema “Consed na adesão dos Estados para aplicação de uma ferramenta para mensurar o nível de implementação do novo Ensino Médio no Brasil”. O diretor de Educação do Paraná, Anderfábio Santos, abordará o tema “Os professores que precisamos – a experiência do Paraná”. Já a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt, apresentará sobre o Programa Pé de Meia.

Programação: (mais…)

Começa sondagem em águas profundas com balsa e equipamentos de alta tecnologia para construção da ponte Ponte Salvador-Itaparica

Começa sondagem em águas profundas com balsa e equipamentos de alta tecnologia para construção da ponte Ponte Salvador-Itaparica - noticias, itaparica, bahiaFoto: Kiko Silva

A sondagem do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica entrou na etapa de águas profundas nesta quarta-feira (3), quando foram iniciadas as perfurações nos trechos que possuem de 10 a 60 metros de profundidade da Baía de Todos-os-Santos. O serviço começou do lado de Salvador, na região da Praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa.

Nesta fase, está sendo utilizada uma balsa de grande porte com 75 metros de comprimento e área de convés de, aproximadamente, dois mil metros quadrados. Montado sobre a balsa está um equipamento de perfuração que veio da China exclusivamente para execução da sondagem da ponte e que marca o início do intercâmbio tecnológico Brasil-China proporcionado através desse projeto.

Este tipo de perfuratriz é uma novidade que possui a tecnologia chamada de “Sistema de Compensação de Ondas”. Esse sistema é fundamental para garantir a excelência dos resultados durante a coleta do material. Assim, mesmo com os balanços em função das ondulações e tempo chuvoso, que podem causar oscilações na balsa, a perfuratriz extratora das amostras do solo fica sempre estabilizada. O sistema de compensação usa sensores e mecanismos hidráulicos para ajustar ativamente a posição da perfuratriz em resposta aos fatores externos. Isso é fundamental já que os movimentos da balsa não podem interferir na coleta do solo marinho. (mais…)

Conheça a origem e os mitos sobre o chocolate

Conheça a origem e os mitos sobre o chocolate - curiosidadeImage by LensPulse from Pixabay

Você sabia que o chocolate tem uma origem milenar? Antigas civilizações como Olmecas, Maias e Astecas já cultivavam o cacau e o incorporavam no formato de bebida em seus rituais religiosos. Já no século XVI, o fruto foi adotado em massa pela nobreza europeia, que o adoçava com açúcar e mel. A verdade é que a trajetória do doce reflete não só o seu papel nas mudanças sociais, mas também o seu potencial de se adaptar a diversas culturas, tornando-o um dos alimentos mais queridinhos e versáteis do mundo. Por outro lado, há o time de algumas pessoas que acreditam que a sobremesa é a maior vilã da alimentação saudável.

De acordo com Sylvia Ramuth, diretora técnica da rede Emagrecentro, essa conotação negativa à iguaria é apenas uma opinião popular. “O chocolate não é necessariamente o inimigo de uma alimentação equilibrada porque a relação entre o doce e a saúde depende muito de como a sobremesa é consumida no dia a dia”, revela. Na prática, o cacau é uma rica fonte de antioxidante natural. “Se consumida na proporção correta, a fruta pode ajudar a combater os radicais livres no corpo, contribuindo com a prevenção de doenças crônicas como problemas cardiovasculares e diabetes”, explica a especialista.

Pensando em desmistificar outros pensamentos populares que envolvem essa iguaria, já que em 07/07 comemora-se o Dia Mundial do Chocolate, Sylvia reuniu os principais mitos sobre a guloseima. Confira abaixo:

A composição do chocolate branco é praticamente igual a do amargo (mais…)

Liminar suspende Concurso Público da Prefeitura de Mutuípe

Liminar suspende Concurso Público da Prefeitura de Mutuípe - mutuipe, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Uma ação cível pública apresentada ao Tribunal de Justiça da Bahia, foi acatada liminarmente suspendendo o Concurso Público da Prefeitura de Mutuípe (BA). O processo de seleção já foi homologado pelo poder público.

Trata-se de AÇÃO CIVIL PÚBLICA ajuizada pelo MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA contra o MUNICÍPIO DE MUTUIPE, na qual foi formulado pedido de tutela provisória de urgência, para o fim de suspender o concurso público instaurado pelo Edital nº 01/2024, impedindo a sua homologação e subsequentes nomeações e posses nos cargos públicos.

Segundo o MP, o referido concurso apresenta diversas irregularidades, desde o procedimento de dispensa de licitação para contratação da empresa INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA INETE, até o momento de divulgação dos resultados do certame. Tais vícios inquinariam de nulidade o concurso público realizado, de modo que, em razão destas circunstâncias, foi expedida a RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA com o escopo da suspensão imediata do concurso até a conclusão das investigações.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Midia Bahia.

Bahia ganha Centro para Transplante de Medula Óssea

Bahia ganha Centro para Transplante de Medula Óssea - bahiaImage by Debora Alves from Pixabay

Salvador vai ganhar um serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO), com inauguração nesta quarta-feira, dia 3 de julho. A implantação da unidade de TMO do Cancer Center Santa Izabel e Oncoclínicas é considerada um marco para o tratamento especializado das doenças hematológicas na Bahia. Estruturado com o que existe de mais avançado na área, seguro e com cuidado humanizado, prestado por equipes multidisciplinares em um ambiente acolhedor, o centro de referência vai atender a uma demanda antiga da população baiana e da comunidade médica por serviços de onco-hematologia.

Para fornecer ao paciente o cuidado integral necessário, o serviço de TMO contará com um total de 12 leitos dedicados, além de infraestrutura completa, com laboratórios e cuidados de enfermagem especializados, espaço humanizado de apoio aos acompanhantes e toda a retaguarda de um hospital de grande porte.

Essa nova unidade, diz José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia, une tecnologia, eficiência e qualidade e é mais um passo para integralizar a assistência e toda a linha de diagnóstico de cuidados multidisciplinares oncológicos no Santa Izabel. “O nosso propósito é sempre o de oferecer o melhor tratamento e as soluções terapêuticas que salvam vidas”, disse o provedor. (mais…)

8 cidades baianas terão novos canais de TV

8 cidades baianas terão novos canais de TV - camamu, bahiaImage by Adriano Gadini from Pixabay

O Ministério das Comunicações autorizou novos canais de TV Digital para oito cidades no estado da Bahia. A oferta será feita a partir do serviço de Retransmissão de Televisão (RTV), e beneficiará cerca de 500 mil habitantes das cidades de Irecê, Camamu, Casa Nova, Botuporã, Araci, Entre Rios, Catu, Acajutiba e Barreiras. As portarias com as liberações do serviço foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (3).

Para o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a meta é proporcionar o serviço para todas as localidades do país. “Estamos comprometidos em levar à população brasileira o acesso à TV Digital, proporcionando aos cidadãos programações com mais qualidade e sem riscos de interferências nos canais”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

A partir do funcionamento da transmissão, a experiência de assistir televisão passa a ser mais imersiva e envolvente, incluindo mais brasileiros no acesso a programação de televisão em alta resolução e sem o desconforto das interferências nos canais. (mais…)

Alan Sanches critica instalação de grades no 2 de Julho: ‘espremeu todo mundo’

Alan Sanches critica instalação de grades no 2 de Julho: ‘espremeu todo mundo’ - bahiaFoto: Vagner Casaes/ALBA

A infraestrutura montada em Salvador para a participação do presidente Lula (PT) no desfile do 2 de Julho desta terça-feira, dia 2, com a instalação de grades na região da Soledade, prejudicou a mobilidade do percurso e “espremeu” a população em uma faixa mais estreita da via.

Presente no cortejo, o deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), criticou o formato adotado neste ano.

“Lula será sempre bem-vindo à Bahia, mas o planejamento para o mínimo conforto da população não foi feito e acabou prejudicando e até machucando crianças como presenciei”. Segundo Sanches, o reforço no policiamento ostensivo dedicado à operação presidencial também congestionou acessos desde o início da cerimônia.

(mais…)

Moradores do Cunha em Santo Antônio de Jesus reclamam de terra deixada em frente a igreja

Moradores do Cunha em Santo Antônio de Jesus reclamam de terra deixada em frente a igreja - saj, noticiasFoto: Arquivo Pessoal

Moradores da localidade do Cunha, zona rural de Santo Antônio de Jesus (BA), estão reclamando de uma ruma de terra que foi colocada há dois meses em frente a igreja católica da comunidade.

Os fiéis alegam que estão sem lugar para estacionar seus veículos durante as missas e celebrações da palavra. Os mesmos solicitam da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus a retirada da terra.

Tribuna do Recôncavo.

Cerca de 80 mil pessoas serão beneficiadas com novos canais de TV Digital na Bahia

Cerca de 80 mil pessoas serão beneficiadas com novos canais de TV Digital na Bahia - tv, brasilFoto: Pablo Le Roy/MCom

Nesta terça-feira (2), o Ministério das Comunicações autorizou novos canais de televisão para mais três cidades na Bahia, levando mais oferta de TV Digital com qualidade para cerca de 80 mil pessoas. As portarias com as liberações do serviço de Retransmissão de Televisão foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). As cidades contempladas com o acesso ao serviço são: Buritirama, Formosa do Rio Preto e Serra do Ramalho.

Para o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a meta é proporcionar o serviço para todas as localidades do país. “Estamos comprometidos em levar à população brasileira o acesso à TV Digital, proporcionando aos cidadãos programações com mais qualidade e sem riscos de interferências nos canais”, disse o ministro.

A partir do funcionamento da transmissão, a experiência de assistir TV passa a ser mais imersiva e envolvente, incluindo mais brasileiros no acesso a programação de televisão em alta resolução e sem o desconforto das interferências nos canais. (mais…)

Polícia divulga balanço da ação que resultou em suspeito morto em Sapeaçu

Polícia divulga balanço da ação que resultou em suspeito morto em Sapeaçu - sapeacu, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Polícia Militar divulgou o balanço da ação que resultou em um suspeito morto na madrugada de terça-feira, dia 2, no bairro Adelaide Menezes, em Sapeaçu (BA).

Segundo a PM, guarnições da Rondesp Recôncavo estavam realizando patrulhamento na região, quando avistaram dois indivíduos em atitude suspeita que tentaram fugir ao perceberem a presença das viaturas.

“Durante cerco, um dos homens foi encontrado e entrou em confronto com os policiais, mas acabou sendo baleado e não resistindo. O corpo foi removido para o DPT de Santo Antônio de Jesus. O comparsa conseguiu fugir”, disse a PM.

Na ação, os militares apreenderam um revólver calibre 38 e celulares. O material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial.

Forte na Noticia.

Gestores de 291 UBS na Bahia ainda não responderam ao Censo das Unidades Básicas de Saúde

Gestores de 291 UBS na Bahia ainda não responderam ao Censo das Unidades Básicas de Saúde - bahiaImagem de valelopardo por Pixabay

Os gestores municipais da Bahia têm até o dia 31 de julho para acessar o sistema e-Gestor e preencher as 150 perguntas do questionário do Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde, dirigidas a um respondente por UBS, em conjunto com sua equipe. Das 576 UBS cadastradas no estado, 291 unidades ainda não responderam o questionário.

O censo é um levantamento coordenado pelo Ministério da Saúde para entender as necessidades dos profissionais e usuários das cerca de 50 mil UBS em todo o Brasil. A apuração identifica as áreas prioritárias para investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e as demandas dos trabalhadores das unidades e dos gestores locais, em relação à infraestrutura, insumos, equipamentos e oferta de ações e serviços.

“O censo não é uma pesquisa de avaliação dos serviços das UBS. Os resultados não serão utilizados para geração de scores de classificação ou ranqueamento entre os municípios e suas respectivas unidades”, pondera Felipe Proenço, secretário de Atenção Primária à Saúde. (mais…)

Incêndio destrói casa em Elísio Medrado

Incêndio destrói casa em Elísio Medrado - noticias, elizio-medradoFoto: Reprodução

Uma casa foi destruída por um incêndio no final da noite de domingo, dia 30, no distrito de Monte Cruzeiro, em Elísio Medrado (BA).

O proprietário da residência não estava no local quando o incêndio teve início. A polícia militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados para apagar as chamas.

Até o momento não há informações sobre as causas do incêndio. O dono da casa foi levado para o hospital da cidade para ser medicado, mesmo sem ter sofrido queimaduras.

Fonte: Recôncavo no Ar.

Tese do “racismo reverso” não tem aplicação jurídica no Brasil, diz DPU sobre suposto caso de injúria racial contra homem branco

Tese do "racismo reverso" não tem aplicação jurídica no Brasil, diz DPU sobre suposto caso de injúria racial contra homem branco - direitoImagem de jessica45 por Pixabay

O Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais (GTPE), da Defensoria Pública da União (DPU), divulgou nota técnica em que aponta a impossibilidade de que a tese do “racismo reverso” tenha aplicação jurídica no Brasil. A manifestação se dá no contexto do julgamento de um habeas corpus pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) em um caso em que se apura a ocorrência de injúria racial contra um homem branco. Os defensores públicos federais, integrantes do GT, alertam para os riscos de que esta tese possa se propagar como uma argumentação válida no Judiciário brasileiro.

“A Lei nº 7.716/89 [Lei de Racismo] tem como objetivo proteger grupos sociais historicamente discriminados em razão de sua própria existência, não sendo possível a inclusão de pessoas pertencentes a coletividades historicamente hegemônicas e privilegiadas como sujeito passivo de tais delitos”, destaca o documento. Para a DPU, é um equívoco interpretar o normativo de forma literal, possibilitando que qualquer pessoa seja vítima de racismo.

A Nota Técnica nº 17 ressalta ainda o Artigo 20-C daquela lei, incluído pela Lei nº 14.532/23, o qual não deixa dúvidas sobre a aplicação da norma. “Na interpretação desta Lei, o juiz deve considerar como discriminatória qualquer atitude ou tratamento dado à pessoa ou a grupos minoritários que cause constrangimento, humilhação, vergonha, medo ou exposição indevida, e que usualmente não se dispensaria a outros grupos em razão da cor, etnia, religião ou procedência”, diz a letra da lei. (mais…)

Atenção Amargosa, golpistas se passam por funcionários da prefeitura e da Coelba para praticar furtos

Atenção Amargosa, golpistas se passam por funcionários da prefeitura e da Coelba para praticar furtos - destaque, amargosaFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Polícia Civil de Amargosa investiga uma série de golpes que vêm ocorrendo na cidade. Segundo relatos, criminosos estão se passando por funcionários da prefeitura e da Coelba para ganhar acesso às residências locais.

Os golpistas abordam moradores alegando realizar um serviço de redução no valor da conta de energia. Uma vez dentro das casas, aproveitam para furtar objetos de valor e dinheiro. Um caso já confirmado ocorreu na Rua Gilda Ferreira, onde uma idosa foi vítima do esquema. O criminoso, após enganar a senhora, revistou sua residência e roubou R$ 900,00 em espécie.

As autoridades alertam a população para ficar atenta e não permitir a entrada de estranhos em suas residências, mesmo que se identifiquem como funcionários de empresas ou órgãos públicos. Em caso de dúvida, recomenda-se entrar em contato diretamente com a empresa ou órgão mencionado para confirmar a legitimidade da visita.

A Polícia Civil já iniciou as investigações e pede que qualquer informação sobre os suspeitos seja repassada às autoridades competentes.

Fonte: Recôncavo no Ar.

Bahia receberá R$ 50 milhões para investimento no patrimônio histórico cultural via PAC

Bahia receberá R$ 50 milhões para investimento no patrimônio histórico cultural via PAC - bahiaFoto: Elói Corrêa/ GOV-BA

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou um investimento de R$ 50 milhões de investimentos em obras no patrimônio histórico cultural da Bahia via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A novidade foi revelada na noite desta segunda-feira (1º), durante ato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.

Em seu discurso, ela detalhou que, além de Salvador, outras cidades baianas como Itaparica, Cachoeira e Maragogipe receberão investimentos para a área, e destacou a restauração do Bembê do Mercado, considerado o maior candomblé de rua do mundo.

“Vamos realizar uma série de obras de restauração e requalificação. Vamos assinar também uma restauração importantíssima que é a do Bembê do Mercado, lá em Santa Amaro. É um patrimônio histórico da cultura afro-brasileira e para nós tem uma simbologia muito grande. Estamos demonstrando assim o compromisso do presidente Lula com a cultura brasileira”, concluiu a ministra.

Bahia Noticias.

Homem é preso em Santo Antônio de Jesus após comprar carro furtado por meio de rede social

Homem é preso em Santo Antônio de Jesus após comprar carro furtado por meio de rede social - saj, destaqueFoto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou no último sábado, dia 30, um veículo HB20 durante fiscalização na BR-101, em Santo Antônio de Jesus (BA). O procedimento de fiscalização, motivado pelo flagrante do para-brisa trincado, resultou em prisão para um homem de 27 anos.

Durante a vistoria no automóvel, os policias constataram que as placas eram clonadas de outro HB20 com as mesmas características. Foi verificado também que os caracteres do carro estavam adulterados. O veículo original havia sido furtado em novembro de 2023 na cidade baiana de Pedrão.

O passageiro disse que comprou o carro em um site especializado, tendo pago 17.300 reais via PIX e mais parcelas mensais. Ele foi detido pelo crime de receptação e conduzido à polícia judiciária local. O carro será devolvido ao legítimo dono.

Turistas aprendem sobre a história do 2 de Julho durante cortejo

Turistas aprendem sobre a história do 2 de Julho durante cortejo - salvador, bahiaFoto: Feijão Almeida/ GOVBA

Nos últimos anos, tem aumentado a participação de turistas no cortejo do 2 de Julho, da Lapinha ao Centro Histórico de Salvador, nas comemorações pela Independência do Brasil na Bahia. É uma oportunidade de conhecer o patrimônio arquitetônico da cidade e aprender mais sobre a história do país, que teve sua libertação do domínio português consolidada após as batalhas travadas no Recôncavo baiano, em 1823.

A enfermeira paulista Débora Cardoso, 37 anos, veio passar os festejos juninos no interior da Bahia e esticou a viagem para aproveitar as comemorações pela Independência na capital. “Ouvia falar muito da festa e vim conferir. Estou encantada com a decoração dos casarões coloniais, o desfile com personagens e a alegria dos baianos. Não sabia da importância histórica desta data e vou passar a informação para outras pessoas”, relatou.

“Esta manifestação baiana é uma aula de história, que todos os brasileiros deveriam ter, além de passar pelo Pelourinho, ponto imperdível para um turista”, completou o capixaba Hélio Ribeiro, 45 anos, que passa férias em Salvador.

(mais…)

Condutor embriagado perde controle da direção de carro e invade posto da PRF em Santo Antônio de Jesus

Condutor embriagado perde controle da direção de carro e invade posto da PRF em Santo Antônio de Jesus - saj, destaqueFoto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na madrugada de segunda-feira (01) em Santo Antônio de Jesus (BA) um homem sob efeito de bebidas alcoólicas. Por volta de 1h00, equipe de plantão avistou uma caminhonete branca acessar a área externa do posto da PRF em alta velocidade, inclusive derrubando e danificando os cones de sinalização.

Os agentes conseguiram interceptar a Hilux e durante a abordagem, os policiais identificaram no condutor sinais de que havia ingerido bebida alcoólica, como dificuldade no equilíbrio, olhos vermelhos, forte odor de álcool no hálito, conversa desconexa. Foi lavrado um laudo de constatação de embriaguez.

Questionado, o condutor da caminhonete confirmou a ingestão de álcool e disse que estava ‘perdido’, após sair de uma festa no povoado Sapucaia. Com isso, o homem foi preso em fragrante pelo crime, em tese, de embriaguez na direção e dirigir veículo automotor, previsto no artigo 306 da Lei nº 9.503/97 – CTB. (mais…)

Fanfarras das escolas estaduais levaram animação, cores e diferentes sons no Desfile Cívico do 2 de Julho

Fanfarras das escolas estaduais levaram animação, cores e diferentes sons no Desfile Cívico do 2 de Julho - bahiaFoto: Denise Queiroz/ Ascom SEC

As fanfarras das escolas da rede estadual levaram animação, cores e diferentes sons entoados por instrumentos de sopro e percussão para as ruas do Centro Histórico de Salvador, durante o Desfile Cívico do 2 de Julho. A data celebra os 201 anos da Independência da Bahia, consolidada quando os portugueses foram expulsos de Salvador, no dia 2 de julho de 1823. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) – que incentiva a cultura musical e de aproximação entre a escola e a comunidade – tem nas fanfarras escolares um espaço de aprendizagens e de fomento à cultura de paz, bem como um lugar de socialização e inclusão.

Durante a manhã, desfilaram 13 fanfarras escolares de Salvador, Lauro de Freitas e Dias D´Ávila. Os grupos iniciaram o percurso no bairro do Barbalho, seguindo até a Praça Municipal. À tarde, desfilaram mais 13 fanfarras de Salvador, Candeias, Lauro de Freitas e Simões Filho, com o trajeto começando na Ladeira Revolta dos Malês (antiga Ladeira da Praça) e finalizando no Campo Grande. O desfile, na capital baiana, contou com a participação de, aproximadamente, 1.650 estudantes.

No interior do Estado, foram realizados desfiles de fanfarras de 123 escolas estaduais em cidades como Porto Seguro, Jequié, Muritiba, Santo Amaro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Rio Real, Olindina, Catu, Barreiras, Juazeiro, Mucugê, Coaraci, Ilhéus e Itabuna, dentre outras. (mais…)

Homem é esfaqueado enquanto dormia no interior da Bahia

Homem é esfaqueado enquanto dormia no interior da Bahia - guanambiFoto: Arquivo Pessoal

Um homem de 32 anos foi assassinado na manhã de segunda-feira, dia 1º, na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. Joel Mota da Silva estava em sua cassa dormindo quando foi atingido no pescoço por golpes de faca. Joel vítima morava sozinho.

Segundo o delegado Clécio Magalhães, foi um corte muito profundo provavelmente na jugular. “Estamos colhendo mais informações nas redondezas. Instauramos o inquérito policial para investigar o homicídio”, disse.

Joel era natural de Malhada. O crime teria acontecido há cerca de 12 horas. “Está tudo muito recente. Vamos intensificar as investigações para dar uma resposta à sociedade”, concluiu o delegado.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Rádio Cultura FM e Achei Sudoeste.

Curiosidades do trânsito: Conheça mitos e verdades sobre hábitos ao volante

Curiosidades do trânsito: Conheça mitos e verdades sobre hábitos ao volante - dicasImagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Motoristas acabam criando costumes e alguns são considerados infrações. Mexer no celular enquanto o sinal está vermelho é um deles. “Muitas pessoas acham que podem manusear o aparelho enquanto estão esperando o semáforo abrir, quando, na verdade, isso também é proibido. O ideal e indicado pelo Detran é que o condutor estacione em local permitido e, só assim, faça uso do seu celular”, explica Roberson Alvarenga, CEO da Help Multas e especialista em direitos do trânsito.

Confira cinco hábitos populares entre os motoristas e descubra se podem ou não gerar multas:

Pode comer enquanto dirige?

Não. Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, o indivíduo deve manter as duas mãos ao volante.  “Se você costuma beber ou fumar, saiba que esta pode ser uma infração considerada média, passível de multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação, dirigir com apenas uma mão enquanto mantém o braço apoiado na janela é um ato bastante recorrente e que se enquadra nesta infração. Já se você estiver dirigindo e comendo na direção do veículo, estará cometendo a infração leve prevista pelo Art 169 do CTB que é dirigir sem atenção e os devidos cuidados, com valor de R$ 88,38, ambas as infrações se não cometidas nos últimos 12 meses poderão ser convertidas para a penalidade de advertência, aponta Roberson.

Som muito alto no carro dá multa?

Sim. É comum pessoas gostarem de ouvir música muito alta, mas quando se está dentro do carro e o som for possível ouvir do lado externo do veículo, independentemente do volume, perturbando o sossego público, o motorista será autuado por infração grave, no valor de R$ 195,23, mais cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Se o condutor estiver na Permissão do Direito de Dirigir, poderá ter a CNH cassada por esta infração. (mais…)

Santoantoniense Pompílio Simpliciano morre vítima de acidente na BR-324

Santoantoniense Pompílio Simpliciano morre vítima de acidente na BR-324 - saj, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

O ex-morador de Santo Antônio de Jesus (BA), Pompílio Simpliciano, de 72 anos, morreu nesta última segunda-feira, dia 1º, vítima de acidente de trânsito, ocorrido entre os municípios de Tanquinho e Riachão do Jacuípe (BA).

O mesmo conduzia um veiculo Honda Civic na BR-324, quando se envolveu em um acidente com mais dois veículos. Outras duas pessoas morreram e várias ficaram feridas.

Pompilho morava em Conceição do Coité e sempre vinha em Santo Antônio de Jesus, onde o mesmo tem filhos. O corpo está sendo velado no Velório Paroquial e o sepultamento será nesta terça-feira, às 17 horas, no Cemitério Municipal de SAJ.

Tribuna do Recôncavo.

Mais Médicos terá novo edital com 3.184 vagas e direito a cotas

Mais Médicos terá novo edital com 3.184 vagas e direito a cotas - brasilImagem de Darko Stojanovic de Pixabay

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, divulgou, nesta segunda-feira (1º), que o programa Mais Médicos terá novo edital com 3.184 vagas. O anúncio ocorreu pelo X.

“Quando assumimos, eram menos de 13 mil médicos pelo programa. Hoje, temos cerca de 25 mil”, afirmou a ministra pela rede social.

Nas postagens, Nísia Trindade afirmou que o novo edital vai permitir a reposição de vagas com vista a chegar à meta de 28 mil médicos.

“O Mais Médicos é uma realidade, e faz diferença, numa Saúde da Família que hoje permite horários de atendimento estendidos, como na Bahia, onde já temos 80% de cobertura”. (mais…)