Por Fabiano de Abreu (neurofilósofo e jornalista)
O desejo de se tornar uma personalidade reconhecida nas redes sociais passa por um símbolo azul, aquele que fica ao lado do nome da pessoa. Simples ao se olhar, mas com grande significado, ele é objeto de cobiça de muitos internautas, já que representa um status mais elevado em sua conta. No entanto, a incessante busca por esta autenticação tem feito internautas a superarem o limite da postura ética na web.
Discreto, mas com grande significado. Aquele símbolo azul ao lado do nome se tornou objeto de desejo para muitos usuários das plataformas digitais. Ter aquele selo no perfil representa um status mais elevado da conta nas redes sociais. Além disso, ter essa conta autenticada faz com que a página da pessoa apareça no topo dos resultados de busca. O que certamente permite uma exposição maior, e facilidade para ganhar novos seguidores, objetivo de quem deseja se tornar um influenciador digital de sucesso.
O “desenho azul” é também uma forma de dizer aos demais usuários das redes sociais que aquela conta em questão é influente, tem autoridade em algum segmento e é única. Quem possui esta marca é geralmente dono de um perfil exclusivo, cheio de autoridade e passa credibilidade no conteúdo que publica. No entanto, para ter direito a este selo, são necessários preencher alguns requisitos, e atualmente eles são buscados por internautas de maneiras até sem os devidos escrúpulos.
Um dos meios para se obter a conta verificada é quando a conta da pessoa se torna notável. Seguindo o guia do Facebook, “sua conta deve representar pessoas, marcas ou entidades famosas e muito pesquisadas. Analisamos contas que aparecem em várias fontes de notícias. Não consideramos conteúdo promocional ou pago como fontes para análise”. Diante deste contexto, falsas empresas de comunicação estão à solta no mercado com a promessa de “vender selos”, ou seja, criam maneiras de atender a esse requisito de forma antiética, prejudicando os jornalistas que fazem o trabalho sério em assessorias de imprensa.
Fabiano de Abreu é um neurocientista, filósofo e jornalista. Hoje sua empresa de comunicação, a MF Press Global é conhecida no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa pelo sucesso na posição de colocar seus clientes em evidência na mídia há mais de dez anos. Ele já colocou mais de mil pessoas em evidência com seu trabalho, e detalha como deve ser a ação de um verdadeiro profissional da comunicação diante desta busca desenfreada pelos selos de verificação: “Por mais de 10 anos trabalhamos numa propriedade intelectual diferenciada. Nos preocupamos em buscar boas imagens, em movimentar o espaço-tempo do personagem da matéria com criatividade para elaborar o melhor conteúdo possível para que os jornais que consideramos relevantes possam aprovar”.
Para que isso aconteça, “contratamos jornalistas, fotógrafos, setores de mídia social, programadores, tudo para fazer daquele profissional alguém que seja elevado em potência de profissionalismo buscando assim um bom posicionamento no mercado e aceitação”. No entanto, não é fácil conseguir a aprovação de um jornal, “primeiro por causa de uma minoria que nos dão atenção, segundo que temos que ter o tema certo, na hora certa, na editoria certa e, com o maior desafio de conseguir ser notado”, explica Fabiano.
O problema é que, Fabiano de Abreu explica, “na era do selo de verificação, dado à pessoas públicas, o Facebook não percebeu ainda que tem pessoas que pagam para sair na mídia com matérias pagas, seja como publicidade e até mesmo outros meios e mesmo assim o merecem com o selo. Celebridades forjadas e não fabricadas. Pois fabricar celebridades é uma arte, exige tempo, dinheiro e criatividade”, alerta.
Fabiano de Abreu destaca uma frase que sempre diz à quem procura os serviços de sua empresa de comunicação: “Famoso não é quem sai na mídia, e sim quem permanece nela por anos, ou por uma vida. E para isso, tem que ter algo útil, merecedor do esforço como qualquer coisa na vida”.
No entanto, esta não é a situação atual. Me deparo com sites de nome vendendo matéria, com pessoas que antes desempregados, vendem o selo garantindo matérias para que possa conquistá-lo. E onde ficamos nós, assessores, jornalistas formados, consultores, com diversos cursos e experiência em fazer um tema redondo para que a imprensa possa garantir a sua audiência?”, lamenta o jornalista.
Fabiano de Abreu reforça que há espaços para todos que desejam fazer bem feito o trabalho de assessoria de imprensa, “mas é triste ver um país como o Brasil, já tão mal falado aí fora, também ter fama de comercializar matérias para ganhar um selo de verificação. Já somos o país com maior quantidade de pessoas com selo do mundo”, finaliza.
Sobre o autor:
Neurofilósofo Fabiano de Abreu – neurocientista, neuropsicólogo, neuropsicanalista, neuroplasticista, psicanalista, psicopedagogo, jornalista, filósofo, nutricionista clínico, empresário e membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra. Especialista em estudos da mente humana e pesquisador no CPAH – Centro de Pesquisas e Análises Heráclito.
Registro e currículo como pesquisador: http://lattes.cnpq.br/1428461891222558
Imagem de StockSnap por Pixabay









Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem criada por IA para ilustrar celebração da Santa Missa e a ação do Espírito Santo.
Foto: Reprodução/ Video
Divulgação - Suspeito foi preso durante operação realizada pela Polícia Civil em São Félix.
Foto: Luciano Almeida - Restaurante Kioski representou Santo Antônio de Jesus no Troféu Panela de Bairro da TV Bahia.
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de musiking por Pixabay
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Caminhão carregado de bananas tomba na Serra do Rato, na zona rural de Mutuípe. Foto: Mídia Bahia.
Atividade física ajuda na saúde, autonomia e qualidade de vida na terceira idade.
Foto: Tribuna do Recôncavo | Imagem Ilustrativa
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Elenilton do Curujão, empresário conhecido em Ituberá e proprietário da Rede Curujão de Supermercados. Foto: Reprodução/Redes Sociais.
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil
Cantor Nenho durante show no São Pedro da Sapucaia, em Santo Antônio de Jesus. Foto: Luciano Almeida.
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Divulgação / Polícia Civil
Imagem ilustrativa gerada por IA.
Foto: Ministério de Comunicação da RCC da Diocese de Amargosa
Arquivo Pessoal
Foto: Polícia Militar
Reprodução/ Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de uma bola de futebol em campo durante partida em estádio
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa by Skeeze from Pixabay
Helbert, conhecido como Bob, morava no bairro Urbis IV, em Santo Antônio de Jesus.
Imagem criada por IA
Registro de Augusto Junior, morador de Valença, no Baixo Sul da Bahia.
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem gerada por IA
Psicólogo Jorge Soares apresenta a obra "O Homem e Seus Feitos: Para Humanizar-se ao Longo da História". Foto: Divulgação.
Descrição:
Imagem de Michael Wedermann por Pixabay
Força-tarefa com cerca de 20 homens resgatou um boi que caiu em um poço na localidade do Lajedo Batista, em Elísio Medrado. Reprodução/Recôncavo no Ar.
Aline morreu após sofrer um grave acidente e permanecer internada no HRSAJ. Foto: Saj Sem Filtro.
Image by Firmbee from Pixabay
Foto: Reprodução/ Blog do Valente
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Foto: Agência Dudes – Júnior Simas
Reprodução/Band RN | Cantor Neto Araújo, ex-Cavaleiros do Forró e vocalista da Collo de Menina, morreu aos 42 anos.
Imagem Ilustrativa | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de torcedor acompanhando uma partida de futebol pela televisão.
Fotos: Divulgação | Carmem Sabin e Neto exibem peças da SABIN.ARTES que representarão a Bahia na 26ª Fenearte, em Olinda (PE).
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Ádila Raira retorna ao comando da Superintendência de Atendimento Municipal (SAM) de Santo Antônio de Jesus. Foto: Arquivo Pessoal.
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Reprodução/Vídeo: Jessica Ketlin. Deputados Robinson Almeida e Zé Neto durante agenda que marcou a entrega de ambulância do SAMU e micro-ônibus TFD para Santo Antônio de Jesus.
Imagem Ilustrativa de Dean Moriarty por Pixabay
Imagem criada por IA
Portal de entrada do São Pedro da Sapucaia, em Santo Antônio de Jesus. Foto: Luciano Almeida.
Crédito: Lucas Batista
Ditinho da AviVip, Jordávio Ramos, Neto Caroba e vereadores durante agenda política em Presidente Tancredo Neves. Foto: Divulgação.
Imagem Ilustrativa | Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
A festa de São Pedro de São Miguel das Matas acontece nesta quarta-feira (1º), a partir das 19h, na Praça Maria Madalena, com shows de Devinho Novaes, Neguinho da Pegada, Virgílio Forrozeiro e É o MT.
Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay
Arquivo Pessoal
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Imagem ilustrativa gerada por IA
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Divulgação
Imagem de
Ilustração representa as previsões astrológicas para os signos do zodíaco em julho de 2026.
Danniel Vieira se apresenta em Amargosa e Salvador neste fim de semana. Foto: Gabriel Lordelo.
Imagem ilustrativa de Emslichter do Pixabay
Ditinho da AviVip durante cerimônia em Catu, onde recebeu o título de cidadão catuense.
Ditinho da AviVip ao lado do vereador Genivaldo Souza, de Camamu, durante encontro divulgado nas redes sociais.
Elementos tradicionais do São João retratam as memórias e os costumes dos festejos juninos de antigamente.
ACM Neto, Ditinho da AviVip e o prefeito Genival Deolino durante agenda realizada em Santo Antônio de Jesus.
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Ditinho da AviVip e Binho de Mota participaram da Cruzada de Fé e Milagres, realizada no Centro de Convenções de Salvador, com a presença do Apóstolo Valdemiro Santiago.
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
VW SpaceFox foi tomado de assalto na região da Areia Fina, zona rural de São Miguel das Matas, na tarde desta segunda-feira (29).
Imagem de Yotsapat Sintoosing por Pixabay
Ilustração representando oportunidades de publicidade, guest posts e banners no Tribuna do Recôncavo.
Unidade de beneficiamento de pescado entregue em Plataforma, Salvador. Foto: Rebeca Falcão/Seagri.
Imagem ilustrativa gerada por IA
Imagem de Moondance por Pixabay
Foto: Fábio Cruz/ Recôncavo no Ar
Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Imagem ilustrativa gerada por IA
Imagem de Jan Vašek de Pixabay