Por Alex Vargas – empreendedor digital

No próximo dia 08 de maio, comemora-se o Dia do Profissional de Marketing, que está ainda mais em evidência desde o início da pandemia. A dinâmica dos negócios tiveram que ser alteradas e, diante disso, o marketing digital se tornou uma das maiores tendências para o mercado de trabalho brasileiro. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Compre&Confie, em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mostra que somente nos oitos primeiros meses de 2020 o e-commerce brasileiro faturou 56,8% a mais comparado ao mesmo período de 2019.

Além disso, a expectativa da Ebit|Nielsen é que o e-commerce cresça 26% em 2021 e atinja um faturamento de R$110 milhões. Para Alex Vargas, empreendedor digital com mais de 1 Milhão de inscritos em seu canal no YouTube, o marketing digital trouxe novas oportunidades de trabalho durante a pandemia. “O isolamento trouxe junto a necessidade de muitas pessoas trabalharem em casa, além de buscarem uma forma de conseguir rendas extras. Nessa realidade atual, o marketing digital veio para ser uma solução para quem buscava novas alternativas e precisava se reinventar profissionalmente”, explica.

A pandemia trouxe um maior destaque para quem trabalha com um negócio digital, além disso, no mercado de trabalho atual, sempre há tempo para abrir um novo negócio online. “2021 traz a oportunidade de se reinventar profissionalmente em um novo mercado que pretende conquistar cada vez mais espaço nos próximos anos. O mercado digital revela a quem tem um trabalho consolidado e novos profissionais, a necessidade de se atualizar e reinventar constantemente. Este mercado é uma ótima oportunidade para quem deseja criar um novo negócio, além de conseguir ganhar dinheiro em casa”, complementa.

Pensando nisso, o especialista lista os principais passos para quem deseja alcançar o sucesso no marketing digital. Confira:

  1. Siga um método comprovado: é importante escolher uma forma para ter resultados no marketing digital. Neste caso, as opções não são poucas. “Quando falamos de formas para trabalhar no marketing digital, é pensar no que deseja conquistar e decidir entre as opções que este mercado oferece, como trabalhar com e-commerce, dropshipping, influência digital, ser um produtor ou afiliado. São diferentes formas que funcionam e dão resultado, mas é preciso que apenas um deles seja escolhido. Principalmente quando se está começando nesse meio, o foco em apenas um objetivo torna mais fácil conseguir resultados”, explica.
  2. Dê o seu melhor: quando se está em busca de conquistar um objetivo e obter resultados, é preciso que haja esforço e isso não se resume somente à área de marketing digital. “Pode parecer clichê, mas não é difícil encontrar pessoas que acreditam que o trabalho no marketing digital é fácil e simples. É de extrema importância que as pessoas comecem a entender que, apesar de ser um trabalho que pode ser feito de casa e pela internet, nenhum resultado vai ser conquistado se a pessoa não der o seu melhor e se esforçar. Os resultados não são conquistados de uma hora para outra, é preciso trabalhar, deixar a preguiça de lado, fazer escolhas e gostar do que faz”, entende o especialista.
  3. Tenha disciplina diária: além de manter o foco e esforço sobre o trabalho que deve ser feito, uma das principais dicas é manter uma disciplina diária que não seja abalada facilmente. “O que eu sempre digo é que é importante se alimentar e dormir bem, já que se a sua máquina física não funciona, o resto também não vai funcionar bem. Mas além disso, quando falo de disciplina, é a importância de estipular horários para trabalhar e não deixar o trabalho solto. Por exemplo, se você decide trabalhar das 19h às 21h, é preciso que isso seja seguido todos os dias e não mude facilmente por conta de coisas que podem ser feitas em outros momentos”, complementa.
  4. Tenha consistência: um dos principais erros de quem deseja trabalhar na área de marketing digital, é não manter uma consistência diária no seu trabalho. “Não importa os processos feitos, se não houver consistência, nada funciona. Além disso, manter a consistência é de extrema importância principalmente no início dos negócios, que é sempre mais difícil. É importante entender que este é o primeiro passo para grandes coisas. Estar todos os dias trabalhando, construindo e empilhando seus conteúdos é uma forma de manter o público que já tem, além de conseguir atrair ainda mais pessoas e resultados para o seu negócio”, defende Vargas.
  5. Faça até dar certo: quando se inicia um trabalho e até mesmo depois de anos numa área, às vezes é preciso que as pessoas não desistam de um projeto no primeiro erro. “Na aplicação das estratégias de marketing digital, é normal falhar uma, duas ou até três vezes. Por exemplo, às vezes a pessoa grava um vídeo, acha horrível e acaba apagando sem nem ao menos postar. É normal falhar algumas vezes e o ponto importante de fazer até dar certo, é não deixar com que essas pedras e barreiras no caminho te parem. Os obstáculos irão acontecer e devem ser superados, é assim que se faz uma pessoa que tem sucesso na vida e nos negócios”, conclui Alex Vargas.

Sobre Nucleo Expert

O Nucleo Expert é um blog de propriedade de Alex Vargas, considerado um dos maiores especialistas em Marketing Digital do Brasil. São postados conteúdos gratuitos focados em Marketing Digital, Empreendedorismo, Produtividade e Estilo de Vida.

Sobre o autor

Alex Vargas é empreendedor digital há mais de 15 anos. Desenvolveu dezenas de negócios na Internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o Fórmula Negócio Online que é considerado o treinamento mais indicado para quem quer começar um negócio do zero. Reconhecidamente como um dos mais bem sucedidos profissionais de marketing digital do Brasil. Desenvolveu os melhores treinamentos para empreendedores digitais, profissionais de marketing e afiliados da atualidade.Reconhecido pelo mercado como um dos melhores copywriters da atualidade. Criou cartas de vendas de altíssima conversão. Desenvolveu diversos negócios na Internet. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do ano de 2019 do Afiliados Brasil. Motivador de pessoas. Aborda pontos de motivação e mindset para criação de negócios altamente lucrativos.

Canal de Alex no Youtube www.youtube.com/channel

Matéria: Maria Carolina Rossi/ Comunica PR