No dia 14 dezembro, a cidade de Amargosa será presenteada por um de seus filhos. Rui Rezende, fotógrafo consagrado pelos registros de paisagens naturais da Bahia, e de pessoas em seus modos de vida particulares, lançará um novo livro de fotografias; desta vez, sobre a própria cidade natal.

“Sempre quis fazer um trabalho sobre a minha cidade. É como se fosse um erro mostrar outros lugares antes de mostrar ‘minha casa’”, explica Rui. Ao longo dos últimos meses, ele tem conciliado outros projetos profissionais com a produção da nova obra, deslocando-se entre Santo Antônio de Jesus, onde vive, e a cidade de Amargosa.

Quando garoto, Rui saía de bicicleta com os amigos para explorar a roça da família e as fazendas próximas à casa dele. De acordo com o fotógrafo, autor de seis livros de fotografias e de dezenas de exposições, a cidade de Amargosa impulsiona e renova o seu potencial criativo. Por esse motivo, a prévia das imagens que irão estampar a nova publicação remetem a uma Amargosa rural e nativa.

Amargosa: Rui Rezende volta às origens em novo livro de fotografias; obra está na pré-venda - noticias, destaque, bahia, amargosa

Foto: Rui Rezende

As lembranças das paisagens verdes da cidade, observadas na infância, são, segundo ele, a origem da dedicação aos registros da natureza da Bahia. “Amargosa está totalmente ligada ao meu DNA fotográfico, e tem influência na minha formação pessoal e profissional”, acrescenta Rui.

No Instagram, o fotógrafo publicou um mapa indicando as áreas percorridas para a produção do livro, que tem fotografias de profissionais convidados, além de reproduções de imagens históricas, e cenas inéditas.

Em 2019, Amargosa comemorou 127 anos de emancipação. No mesmo ano, Rezende comemora 20 anos de carreira como fotógrafo de natureza. O marco foi a razão para o lançamento do livro no mês que vem. “Aqueles que compraram antecipadamente terão o seu nome impresso na obra. Já as pessoas fotografadas, com fotos no livro, serão presenteadas com um exemplar”, afirma.

O livro está na pré-venda e pode ser adquirido, até o dia 5 de novembro, em contato através do e-mail ianerezende0@gmail.com ou do celular 071 9 8880-2299. Para acompanhar o trabalho do fotógrafo, acesse o instagram @ruirezendefotos.

Matéria: Edavan Lessa/ ASCOM

Amargosa: Rui Rezende volta às origens em novo livro de fotografias; obra está na pré-venda - noticias, destaque, bahia, amargosa

Foto: Rui Rezende