A Secretaria de Saúde de Amargosa (SESAU) informa que foi notificada, na tarde desta quinta-feira (12), a respeito de um caso suspeito de COVIDE-19, o novo Coronavírus.
Deu entrada na unidade hospitalar municipal, um paciente apresentando sintomas respiratórios, e febre. Com histórico de contato com familiar oriundo de um país da Ásia, com sintomas compatíveis com infecção por COVIDE-19, que não procurou nenhuma unidade de saúde do município, evoluindo com melhora e retornando ao seu país de origem.
A equipe médica do HMA, ao colher o histórico do paciente e os sinais e sintomas, classificou o caso como suspeito para o novo Coronavírus e imediatamente tomou todas as medidas necessárias para o cuidado do paciente e também da nossa população.
É importante salientar que não há motivo para pânico, uma vez que o caso é uma suspeita isolada e segue ainda em investigação. Nenhum episódio foi detectado até o momento, no município.
A Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) já foi notificada e todas as medidas preventivas estão sendo tomadas, conforme protocolo do Ministério da Saúde, até a conclusão do exame laboratorial para confirmar ou não o vírus; visando não apenas o acompanhamento do caso, mas também a promoção da saúde da paciente.
Independente de confirmação de casos, é importante que todos adotem hábitos que evitem a transmissão de doenças gripais, como a causada pelo coronavírus e outras doenças respiratórias, tais como: evitar o contato próximo (a menos de 2 metros) com pessoas que apresentem sintomas de gripes e resfriados; lavar as mãos frequentemente, especialmente depois do contato com pessoas doentes e antes de se alimentar; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, se não estiver de mãos lavadas; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar aglomerações quando apresentar sintomas de doenças gripais.
A SESAU informa ainda que as unidades de saúde do município estão vigilantes e preparadas para a notificação não apenas de casos suspeitos do novo coronavírus, como também de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, dentre outras.
DICOM
















Imagem Ilustrativa de Fernando Zhiminaicela por Pixabay






Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay





























Imagem de Sabine van Erp do Pixabay





Imagem da Companhia de Produção de Animação 3D da Pixabay




Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Na foto, um homem falando de frente para outro homem | Imagem de Gerd Altmann por Pixabay






























