As águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco ultrapassaram a divisa da Paraíba e chegaram ao Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (14) pela primeira vez de forma regulamentada, para beneficiar milhares de pessoas. Nesta quinta-feira, na divisa entre os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, no km-139, o nível do Rio Piranhas subiu 20 centímetros na lâmina d’água em comparação com a última medição, confirmando a chegada do recurso ao município de Jardim de Piranhas (RN).
Técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) seguem monitorando a passagem da água desde a divisa até a Barragem de Oiticica (RN), no km-181. A previsão de chegada do recurso até o local é entre esta sexta-feira (15) e sábado (16). Em seguida, a água será destinada aos principais reservatórios do estado potiguar. O percurso até o território potiguar compreende 412 km e envolve um complexo sistema de reservatórios e canais.
A operação é resultado de uma articulação entre o Governo Federal e os governos estaduais da Paraíba e do Rio Grande do Norte, visando reforçar o abastecimento humano, irrigação agrícola e dessedentação animal em regiões historicamente afetadas pela seca. Técnicos do MIDR também monitoram permanentemente a qualidade e quantidade de água, garantindo que a distribuição ocorra de forma eficiente e contínua.
Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: MIDR.


























































Imagem de Darkmoon_Art por Pixabay

Imagem de Stefano Escandiussi stecks05 do Pixabay
Imagem de Moondance por Pixabay

















Imagem ilustrativa de feraugustodesign por Pixabay









Imagem de ALBERTO H. FABREGAS do Pixabay
Image by Couleur from Pixabay






