A cidade de Cachoeira será palco de uma das maiores celebrações literárias do país. Na última terça-feira (17) foi anunciada a programação oficial da 12ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), que acontece entre os dias 17 e 20 de outubro. Com o tema ‘O mundo da literatura em festa’, o evento promete uma programação cultural intensa, reunindo autores, artistas e amantes da literatura para celebrar a arte e o entretenimento.
A FLICA 2024 reunirá, nos quatro dias de evento, 58 autores nacionais e internacionais com o objetivo de democratizar o acesso à leitura e potencializar a formação de leitores de todas as idades. Com entrada gratuita, as atividades envolvem debates, intervenções artísticas, mesas de bate-papo, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, espetáculos, contação de histórias, exibição de conteúdos audiovisuais, apresentações de filarmônicas e muito mais.
Este ano, os principais espaços são a Tenda Paraguaçu, Fliquinha, Geração Flica e a programação artística, dividida entre o Palco Raízes e o Palco dos Ritmos. Todos os espaços têm indicação etária livre com acessibilidade, tradução em libras e audiodescrição. A curadoria da FLICA é formada por Calila das Mercês, Emília Nuñez, André Felipe Oliveira (Deko Lipe) e Linnoy Nonato. A Coordenação Geral é assinada por Vanessa Dantas, CEO da Fundação Hansen Bahia.
TENDA PARAGUAÇU – Localizada à beira do Rio Paraguaçu, a Tenda Paraguaçu é o maior espaço da FLICA e, por isso, espera receber grandes nomes da cultura e literatura. Entre os convidados estão a atriz e cantora Zezé Motta; a cantora, compositora, atriz e artista visual trans Liniker; a ativista indígena Guarani Gegi Núñez; a atriz, cantora, escritora e poetisa Elisa Lucinda; e a pesquisadora e contadora de histórias africanas do Malawi Upile Chisala.
Também marcam presença o músico, escritor, poeta e cronista angolano radicado em Berlim Kalaf Epalanga; o escritor e doutor em teoria literária Jeferson Tenório; o poeta Sérgio Vaz; além do Slam das Minas BA, um projeto que promove batalhas de poesia e o protagonismo das mulheres negras e periféricas na literatura.
FLIQUINHA – Dedicado ao universo infantojuvenil, o Espaço Fliquinha proporciona a imersão num ambiente lúdico onde possam ser discutidos temas reais e importantes relacionados à infância. Alguns dos autores que vão tornar isso possível são Itamar Vieira Júnior, escritor best-seller premiado; Mari Bigio, cordelista e contadora de histórias; Ricardo Ishmael, escritor, jornalista e apresentador da TV Bahia; Renato Moriconi, escritor e artista plástico; Mabel Velloso, educadora, escritora, compositora e cordelista, e Auritha Tabajara, conhecida como primeira cordelista indígena do Brasil.
GERAÇÃO FLICA – O espaço Geração Flica, que ganha novo local esse ano – o Cine Theatro Cachoeirano, visa ampliar o universo da leitura para o público jovem. Para conversar com os jovens leitores, a FLICA traz um time de peso, com nomes como a da jornalista e escritora best-seller, Thalita Rebouças, a comunicadora Rita Batista, o escritor angolano Pau de Cabinda, a quadrinista e ilustradora Luiza de Souza (ILUSTRALU), a cordelista e poeta Jarid Arraes, a pesquisadora e comunicadora Camilla Apresentação, o escritor de literatura policial e suspense Raphael Montes, o autor best-seller Victor Fernandes, a atriz e autora Rafaela Ferreira e os humoristas João Pimenta e Matheus Buente.
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA – Para além do campo literário, a 12ª FLICA levará para o público uma programação artística diversificada, cheia de ritmos, tradição e ancestralidade, com shows e apresentações culturais de artistas baianos que vão subir no Palco dos Ritmos e no Palco Raízes. Enquanto mosaico cultural, o Recôncavo é reconhecido como o berço do Samba de Roda no Brasil e importante ponto de influência para o reggae, ritmos que estarão em evidência na grade musical do evento.
Entre as presenças já confirmadas, estão o tradicional Grupo Afro Barroco Gêge Nagô, a Orquestra Reggae de Cachoeira com a participação especial de Edson Gomes, o cantor e compositor Tonho Matéria, a banda Sambaiana, liderada pela cantora Ju Moraes, e o cantor e compositor Alexandre Leão. Também participam da programação os cantores Juacy Ypsilone, Arthur da Ilha, Nuno Menezes, Netto Araújo e VHBÊ, o grupo Samba de OKàn, o saxofonista Iadson Oliveira e o cordelista Élton Magalhães.
O encerramento acontece no domingo (20), com uma festa regada pela tradição e a rica diversidade cultural nordestina. Os destaques são o Bye Bye FLICA, um cortejo que sai da Tenda Paraguaçu comandado pela Banda Mambolleio e percorre as principais ruas de Cachoeira, e o encontro com as manifestações culturais do Recôncavo.
Texto: Reinaldo Oliveira.


Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo


Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay 
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Wokandapix from Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay
Imagem ilustrativa de Military_Material por Pixabay
Imagem de
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Imagem de
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Video
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de William Iven por Pixabay
Foto: Alberto Maraux/ SSP-BA
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Image by Devanath from Pixabay
Midia Bahia
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Antonio Augusto/ Ascom/ TSE
Video
Foto: Paulo Mocofaya/ Agência ALBA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/ECV
Foto: Walterson Rosa/MS
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de tookapic por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Foto: Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fabiane Pita/ Ascom SDE
Imagem de Bruno /Germany por Pixabay
Video
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Video
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Image by Engin Akyurt from Pixabay
Foto: Rafael Torres
Foto: PRF
Foto: Marci Santos
Foto: PRF
Foto: Claudio Lima
Imagem de succo por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Suâmi Dias
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Letícia Martins/EC Bahia
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Imagem Ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Image by Michael Schwarzenberger from Pixabay
Foto: Adriana Ituassu/Ascom SPM
Foto: Tiago Queiroz (Ascom/Setur-BA)
Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem de valelopardo por Pixabay
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Imagem de MCvec por Pixabay
Foto: Jurema Raquelo
Fotos: Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo Youtube - Anna Corinna
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay
Foto: Israel Lima