A exposição itinerante “NOVAMATRIZ | Gravura como pensamento” encerra sua circulação em Cachoeira. A exposição, que passou por Salvador e Feira de Santana, ficará aberta para visitação do público entre os dias 16 e 30 de agosto, no Museu Galeria Hansen Bahia, da Fundação Hansen Bahia, com obras de seis artistas contemporâneos/as baianos/as que trazem a linguagem da gravura sob uma nova perspectiva. A abertura da mostra acontece nesta terça-feira, dia 16 de agosto, às 19h, com visitação de terça a sexta, de 09h às 17h e aos sábados, das 09h às 13h. Entrada gratuita. A programação ainda prevê uma oficina sobre Monotipia.
Com curadoria de Patrícia Martins e Chancko Karann, idealizadores do projeto, usando como critério a aproximação dos artistas com o universo da gravura, as obras se conectam pela pluralidade de formas de trazer a gravura de forma indireta e direta. Deste modo, as imagens propõem o uso da linguagem da gravura de maneira não óbvia. “Os trabalhos apresentam a gravura de maneira expandida, como pensamento aplicado para diferentes tipos de produção, que incluem instalações, objetos, fotografia e gravuras como matrizes alternativas, mostrando a potência criadora que o universo da gravura carrega em si”, explica Patrícia Martins, artista visual, idealizadora e uma das curadoras da exposição.
OFICINA – Além da exposição, o projeto pretende contribuir com a formação livre e fomentar a cena artística baiana. Em Cachoeira, será ofertada a Oficina de Monotipia no dia 19/08, das 09 às 17h, com João Oliveira e Chancko Karann, na Fundação Hansen Bahia. A monotipia é uma única gravura feita através de um desenho ou pintura feita diretamente sobre uma superfície lisa, transferindo essa imagem através de pressão manual para uma outra superfície, sendo elas normalmente papel ou tecido.
Essa técnica comumente se apresenta como uma prática introdutória a técnica de gravura, sendo um recurso de experimentação gráfica e também um demonstrativo do que seriam a matriz e a impressão da mesma, como também uma técnica bem desenvolvida utilizada por muitos artistas em seus trabalhos. A atividade consiste na formação de um desenho em alguma superfície que servirá como uma matriz a ser impressa através de pressão manual para uma o papel. A atividade, de 8h no total, terá uma pequena introdução sobre as possibilidades artistas dessa técnica, mostrando o seu uso em trabalhos artísticos e o ensinamento e prática da mesma, possibilitando que os participantes tenham um conhecimento básico da técnica conseguindo reproduzir a mesma, bem como experimentações pessoais de acordo com a proposta dentro do tempo de oficina.
Serão 20 vagas a serem preenchidas através de um formulário e de carta de intenção. Metade das vagas serão destinadas a pessoas de baixa renda, pessoas negras, LGBTQI+, pessoas com deficiência e idosas, democratizando o acesso a estas atividades.
ITINERANTE – Mostra itinerante, a “NOVAMATRIZ | Gravura como pensamento” teve sua estreia em Salvador, onde ficou entre os meses de maio e junho. Feira de Santana é o segundo município baiano a receber a exposição, que encerra esta temporada expondo suas obras em Cachoeira no mês de agosto.
O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Artes Visuais 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
CONHEÇA OS/AS ARTISTAS:
Chancko Karann é artista visual e doutorando em Artes Visuais – PPGAV/UFBA. Em seus trabalhos em pintura e gravura, usa os caminhos do movimento na composição abstrata construindo um discurso relacionado à existências gestuais e seus desdobramentos. Participou de diversas exposições coletivas nacionais.
João Oliveira é Artista Visual mestre em Processos Criativos (2017) – PPGAV/UFBA. Micronarrativas, farsa, fracasso, relações afetivas, são alguns dos interesses de sua pesquisa. Participa regularmente de exposições coletivas, individuais e residências, tendo sido premiado em muitas delas, dentro e fora do Brasil.
Natural de Salvador – BA, morador do bairro de Plataforma, Mário Vasconcelos é artista visual e mestrando em artes visuais – EBA-UFBA. Sua pesquisa se relaciona aos signos da diáspora africana em atravessamentos artísticos contemporâneos partindo de experiência pessoal e coletiva. Participou de exposições coletivas e individuais, salões e bienais nacionais, internacionais e residência artística.
Milena Ferreira, artista plástica, gravadora, graduada pela EBA-UFBA (2021), investiga a estética da Ruína como lugar de memória e pertencimento no cenário urbano. Reside e trabalha em Salvador/BA, utiliza suas vivências urbanas arruinadas em meio ao centro antigo. Representada pela Galeria RV Cultura e Arte em Salvador, esteve na ArtSoul 2020, SP- Arte em 2021 e ArtSampa em 2022.
Patrícia Martins nasceu e reside em Salvador/BA, é artista visual e pesquisadora, mestra em Artes visuais – PPGAV/UFBA. Suas produções e pesquisas giram em torno das interações entre as imagens, o ato de gravar e de arquivar, tendo o corpo como um elemento que perpassa essas relações. Participou de exposições coletivas, residências e teve obras premiadas.
Yohanna Marie é artista interdisciplinar e mestra em Artes Visuais. Desenvolve seus trabalhos a partir de uma poética ambientada na relação entre as mulheres e as águas do mundo. Participou de exposições e residências artísticas entre Brasil, Cabo Verde, Gana, Argentina, Chile e México. Atualmente se dedica a experimentações vocais, propondo uma prática que transita entre linguagens.
SERVIÇO
Exposição NOVAMATRIZ | gravura como pensamento – produção baiana contemporânea
Data: de 16/08 a 30/08/2022
Visitação: terça a sexta, de 09h às 17h e aos sábados das 09h às 13h
Local: Museu Galeria Hansen Bahia (Rua Treze de Maio, 13)
ENTRADA GRATUITA
Oficina de Monotipia
Ministrantes: com João Oliveira e Chancko Karann
Local: na Fundação Hansen Bahia (Cachoeira/BA)
Data: 19/08, das 9h às 17h.
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Informações inscrição no instagram do projeto (@projeto.novamatriz)


Foto: Divulgação


Image by congerdesign from Pixabay 
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Paulo Cesar Amaral
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Foto: Manuela Cavadas-/Seagri
Foto: Luciano Almeida
Foto: André Frutuôso
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Angelo Esslinger do Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Joseane Rodrigues
Imagem de freepik
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Darlan Nunes/ Seagri
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem de Esi Grünhagen por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Giulia Guimarães_Ascom SDE
Foto: Divulgação
Foto: Agnelo Câmara (Ascom/Sudene)
Image by Daniel Reche from Pixabay
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Virginia Duarte
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Ane Novo/ Ascom SPM
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Foto: Divulgação
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arte: Divulgação
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Arte: Divulgação
Image by Niek Verlaan from Pixabay
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Imagem de Arek Socha do Pixabay
Foto: Claudio Lima
Imagem por congerdesign de Pixabay
Foto: Mariana Alves/Iphan
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Dora Sugimoto
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Elka Macêdo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Firmbee from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Luciano Almeida
Foto: Cadu Gomes/VPR
Foto: PRF
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Image by StockSnap from Pixabay
Foto: Divulgação/ Polícia Federal
Imagem Ilustrativa | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Geraldo Carvalho
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Vídeo - ALBA
Ilustrativa | Foto: Haeckel Dias/ Ascom PC
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Katrin B. por Pixabay
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de silviarita do Pixabay
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Alberto Maraux/SSP
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Image by Terri Cnudde from Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de James de Castro James por Pixabay