A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) recebeu nesta sexta-feira (24.05), no auditório Jorge Calmon, a audiência pública “Reforma Tributária Solidária: Uma Proposta para o Brasil”. O debate foi proposto pela deputada estadual Olívia Santana, provocado pelo Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia – SindSefaz, em celebração aos 10 anos da Lei 11.470/2009, que instituiu a carreira dos auditores fiscais e dos agentes de tributos do Estado da Bahia.
Proponente da audiência, a deputada Olívia Santana, frisou a importância do debate para a construção da opinião sobre a Reforma Tributária Solidária. “É fundamental que essa temática se repercuta na Alba. Estamos tendo a oportunidade de conhecer como é possível fazer uma reforma tributária justa, que tenha como resultado a justiça social”, disse.
Durante seu pronunciamento, o vice-presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Luiz Cláudio Martins, ressaltou que a reforma tributária solidária é um dos maiores projetos da Anfip. “Cada vez ele se torna mais importante. A referência utilizada foram os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Identificamos que o Brasil está indo na contramão de países como Alemanha e França, na forma adotada de tributar”.
Joaquim Amaral, diretor do SindSefaz, lembrou durante sua fala que esse debate é oportuno para o momento que estamos vivendo no Brasil. “A tributação é um movimento antigo no Brasil. A proposta de tributação solidária melhoraria a receita e evitaria a inscrição da dívida do contribuinte. A Bahia já deu algumas demonstrações com a instituição da Lei 11.470/2009”, lembrou.
Para o presidente nacional da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Charles Alcântara, é necessário fazer uma discussão crítica contra o sistema. “O sistema tributário é que é perverso, não é o tributo. O atual não corresponde e ainda estimula a desigualdade social.
O Brasil precisa aumentar os impostos dos mais ricos, que pagam muito menos do que deveriam pagar, e reduzir dos mais pobres”
Também participaram da mesa diretora, o presidente do Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon/BA), Reinaldo Dantas Sampaio; o secretário da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins; o deputado federal, Nelson Pelegrino; o diretor da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia (CTB-BA), Aurino Pedreira; o representante da Central única dos Trabalhadores na Bahia (CUT-BA), Maurício Jansen Klajman; e o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos.
ASCOM
Foto: Divulgação/ Alba








Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Divulgação 
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Arte: Divulgação
Imagem de
Foto: Adelson Menezes
Foto: Leonardo Rattes/ Saúde GovBA
Arquivo Pessoal
Foto: Amo Animais
Imagem editada de Qui Nguyen Khac por Pixabay
Foto: Leitora do Tribuna do Recôncavo
Image by
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luciano Almeida
Foto: Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Fotografia: Telma Galino
Foto: Reprodução/COPPA
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de Cristiano Cardoso por Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Video
PM
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Reprodução/ Video
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by 3D Animation Production Company from Pixabay
Foto: Itatim News
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Arquivo | Foto: Ney Santos
Foto: Najara Araújo/ Agência Câmara
Divulgação
Foto: Reprodução/ Vídeo/ YouTube/ Mercado Livre Brasil Oficial
Foto: Luciano Almeido
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA
Foto: Eduardo AndradeAscomSDE.jpeg
Divulgação
Arquivo Pessoal
Reprodução: Recôncavo no AR
FotoS: Reynaldo Felix / AgFpontes / Divulgação.
Edição: Tribuna do Recôncavo
Imagem de whekevi por Pixabay
Imagem de MasterTux do Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Adam Vidal
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Divulgação
Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Jamile Amine / Saúde GovBA
Imagem ilustrativa by Esi Grünhagen from Pixabay
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Reprodução
Imagem de Simon Steinberger por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Michael Schwarzenberger from Pixabay
Reprodução/ Video
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Reprodução
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Fotos: Divulgação
Divulgação
Luar do Recôncavo - Crédito: Luciano Almeida
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Ethan Parsa por Pixabay
Foto: Joá Souza/GOVBA
Imagem de 영훈 박 de Pixabay
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Edilson Oliveira
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Clara - PASCOM - SAJ
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Image by Simón Delacre from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Image by Veeka Skaya from Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay