A boa fase voltou para o Bahia. Depois de amargar um início de temporada ruim com a eliminação precoce na Copa do Nordeste e o péssimo começo de estadual, o Tricolor baiano arrumou a casa e fez as pazes com sua torcida. A última semana foi pra lá de especial para o clube com a conquista do Campeonato Baiano em cima do Bahia de Feira e a classificação histórica do time para as oitavas de final da Copa do Brasil sobre o Londrina.
Desde que começou a ser disputada neste novo formato, com 87 clubes e oitavas de final com os integrantes da Libertadores, o Bahia nunca tinha chegado a esta fase, disputando desde a primeira rodada. A única vez que participou das oitavas de final da Copa do Brasil neste novo formato foi no ano passado, quando entrou direto por ter vencido a Copa do Nordeste 2017. Em 2018, o Tricolor baiano foi eliminado pelo Palmeiras nas quartas de final.
Nova era
O Bahia está de cara nova e os últimos resultados comprovam que foi uma aposta certeira. Sob comando de Roger Machado, o Tricolor baiano voltou a fazer bons jogos e conquistar resultados expressivos. Ele substituiu Enderson Moreira, demitido após os últimos fracassos, e deu conta do recado. Sob o comando do time baiano, Roger, o clube já conquistou um título e uma vaga na próxima fase da Copa do Brasil, o que agradou a diretoria.
Agora a meta é continuar vencendo na temporada. Além da Copa do Brasil, o Bahia terá a disputa da Série A do Brasileiro, com objetivo de se manter na primeira divisão nacional. E a estreia não poderia ser melhor ao vencer o poderoso Corinthians na Arena Fonte Nova, por 3 x 2.
A prioridade ainda é fazer a melhor campanha do clube tanto no Brasileirão como na Copa do Brasil. Para isso, nada melhor que contar com um especialista. Ele já venceu a Copa do Brasil em quatro oportunidades: 1994, 1997 e 2001 pelo Grêmio, e em 2007, pelo Fluminense. Para quem não se lembra, foi Roger Machado que marcou o gol do título do Fluminense sobre o Figueirense na Copa do Brasil 2007. Em 1996 Roger também foi campeão brasileiro pelo time gaúcho.
Boas lembranças estimulam ainda mais o técnico buscar esta melhor campanha, que ainda é do ano passado, quando o Bahia foi eliminado pelo Palmeiras nas quartas de final da competição.
No elenco, a força do Bahia está no ataque. O Tricolor conta com dois jogadores em grande fase na temporada. O primeiro deles é Fernandão, que marcou cinco gols na temporada e foi o artilheiro da equipe no Campeonato Baiano. Ao seu lado, joga o artilheiro da temporada. Gilberto tem 14 gols no ano e é um dos principais artilheiros do Brasil neste semestre. Foi dele o gol na vitória sobre o Bahia de Feira, por 1 a 0, que garantiu o título do Estadual. Dupla afiada para surpreender.
Oitavas de final
As oitavas de final da Copa do Brasil 2019 serão disputadas por 16 equipes, sendo 5 vencedoras da fase anterior, e outras 11 equipes pré-classificadas. O Bahia, Fluminense, Corinthians e Santos estão entre os times classificados da fase anterior. Juventude x Vila Nova ainda duelam para ver quem será o quinto classificado para a próxima fase da Copa do Brasil. Estes clubes se juntam ao Fortaleza, campeão da Série B 2018, ao Sampaio Correa, campeão da Copa do Nordeste e ao Paysandu, campeão da Copa Verde. Estes clubes compõem o grupo 2.
Do outro lado estão os clubes pré-classificados, que participam da Libertadores. Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Internacional, São Paulo, Atlético-MG, Cruzeiro e Atlético Paranaense entram direto nas oitavas de final e fazem parte do grupo 1.
No próximo dia 3 de maio, a CBF realiza o sorteio dos confrontos das oitavas de final. Os times do grupo 1 enfrentam os times do grupo 2 em melhor de dois jogos. Se persistir o empate nas duas partidas, a decisão da vaga será nos pênaltis. Não existe gol qualificado na próxima fase da Copa do Brasil.
Acompanhe os jogos do Bahia da Copa do Brasil ao vivo e dê o seu palpite nos principais confrontos da competição. Aposte na sua emoção!
Bahia Noticias