Após o protesto dos moradores da Ilha de Boipeba, no município de Cairu, em decorrência da falta de água na região (lembre aqui), a prefeitura de Cairu notificou oficialmente a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) nesta quarta-feira (2). No documento, a Secretaria de Administração do município aponta as dificuldades enfrentadas pela população com a falta de água na última semana. Além dos impactos negativos que podem prejudicar o turismo local.
A Embasa disse que o problema é decorrente de quedas na tensão elétrica fornecida pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) para um dos poços. Em nota, a estatal afirma que já comunicou o problema à Coelba e que enviou equipes para realizar ações, a fim de minimizar os transtornos causados enquanto aguarda a normalização do fornecimento de energia.
Em resposta, a Coelba esclareceu que foram identificadas duas ocorrências distintas no último domingo (30) e na segunda-feira (31), provocadas por uma sobrecarga de energia e que foram solucionadas pela concessionária no mesmo dia. Além disso, na terça-feira (2), uma equipe técnica da estatal retornou ao local para uma nova ocorrência registrada pela Embasa. Na inspeção, a Coelba detectou que o problema estava relacionado a rede interna da Embasa.
Diante desses novos fatos, a Embasa informou ao Bahia Notícias que o fornecimento de energia só foi normalizado nesta quarta-feira (2). No entanto, devido às quedas de energia, um dos dois poços que atendem a localidade teve um equipamento danificado. Conforme as informações da empresa, equipes já estão providenciando a substituição do equipamento e também a construção de um terceiro poço, emergencialmente, para normalizar o abastecimento no local.
Bahia Noticias