Para evitar o rompimento de uma nova barragem em Minas Gerais, a mineradora Vale irá construir um moro de cerca de seis quilômetros na Barragem Sul Superior, em Barão de Cocais, em Minas Gerais.
A alternativa encontrada pela empresa foi apresentada pelo Estadão neste domingo (19). De acordo com a publicação, a estrutura deve ter 35 metros de altura, 307 de comprimento e 10 de largura na parte superior.
A medida havia sido apresentada pela Vale em abril deste ano, pouco tempo depois de um alerta de que a barragem passou para o nível 3, apontando uma situação iminente de rompimento. As obras tiveram início na última quinta-feira (16), mas só foi anunciada pela mineradora neste sábado (18).
“Como parte de ações preventivas de engenharia, a Vale iniciou, na última quinta-feira (16/5), a terraplenagem para construção da contenção em concreto localizada a 6 km à jusante da barragem Sul Superior, em Barão de Cocais”, afirmou. Segundo a mineradora, a estrutura “ fará a retenção de grande parte do volume de rejeitos da barragem Sul Superior em caso de rompimento”.
No começo do mês a empresa seu resultado financeiro do primeiro trimestre de 2019, que mostrou um prejuízo de R$ 6,4 bilhões após a tragédia de Brumadinho.
Bahia.ba
Deixe seu comentário