Aconteceu no último fim de semana, dias 21, 22 e 23, na cidade de Ubaíra-BA, a 2ª edição do Festival de Economia Solidária do Vale do Jiquiriçá, onde foi exposta uma diversidade de produtos artesanais e da agricultura familiar, oriundos das diversas cidades que compõem os Territórios do Vale e Baixo Sul.

O evento é realizado pela APROARTE (Associação dos Artesãos de Ubaíra), com o apoio da COOPEIPE (Cooperativa dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Economia Solidária e Sustentável dos Territórios do Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul da Bahia) e da Prefeitura Municipal de Ubaíra.

Neste domingo, dia 22, a programação prosseguiu com palestras de orientação, incentivo e valorização à produção artesanal, apresentação do grupo de Capoeira Turma do Sapo Axé Bahia, da Quadrilha Jacutinga e NEABI- Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena de Itiruçu com seus bonecos gigantes, encantando o público presente. O ponto alto da Programação foi a premiação Troféu Festival, concedida a 47 artesãos e colaboradores por Ana Lisboa representante da APROARTE, como reconhecimento à contribuição destes no incentivo e fortalecimento ao Artesanato.

O Festival foi concluido nesta última segunda-feira, dia 23, com exposição de uma variedade de produtos confeccionados por artesãos, como: vestuário, acessórios, utilidades e alimentos produzidos pela agricultura familiar, plantas ornamentais, dentre outros. Oficinas e palestras também fazem parte da Programação deste último dia do Festival.

Matéria e redação: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo

Ubaíra: II Festival de Economia Solidária do Vale do Jiquiriçá é realizado com sucesso - noticias, destaque, cultura

Foto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo