O setor de turismo já se recuperou quase 100%, mas as expectativas continuam sobre o turismo doméstico. Por esse motivo o Ministério do Turismo -MTur já trabalha com soluções para sobreviver em meio a tanta mudança. Isso porque os destinos nacionais estão sendo os mais procurados, e a tendência é que continuem. Contudo, o Brasil tem muito a oferecer, por conta dos seus destinos para todos os gostos e idades. 

Quem ama colocar o pé na estrada, certamente já ouviu falar no turismo doméstico, uma aposta do setor, que nada mais é do que ser turista e viajar, porém sem sair do solo nacional. Quer entender como funciona e o que é turismo doméstico? Continue a leitura!

O que é turismo doméstico

O turismo doméstico é uma modalidade que vem crescendo em todo o país. Segundo a Organização Mundial do Turismo – OMT, trata-se de um turismo onde os visitantes dão prioridade para destinos nacionais ao invés dos internacionais. Sua maior característica é valorizar a cultura, história e traços locais. Esse tipo de turismo serve como uma maneira de estimular o setor internamente, garantindo benefícios para a população e fortalecendo o comércio e a economia local.

Importância do turismo doméstico

A maior vantagem do lazer e turismo doméstico fica por conta do estímulo aos negócios e a economia local. Com a chegada dos turistas brasileiros, as empresas conseguem lucrar com compras, hospedagens, idas em restaurantes e gastos com passeios. Os turistas podem ainda aprender sobre a própria história, costumes e culturas, muitas vezes passam despercebidos. O país oferece riquezas e belezas naturais que merecem ser aproveitadas,

Principais destinos procurados pelos brasileiros

A maioria das cidades estão retomando as suas atividades turísticas aos poucos. Os destinos mais recomendados enquanto o vírus ainda circula, são os mais próximos e que apresentam atrações benéficas e que vão valer a pena. Os mais procurados pelos brasileiros são:

Manaus/AM

A cidade conta com muitos atrativos que envolvem ou não natureza, além das prais do Rio Negro, Centro Historico, museus, cruzeiro pelo Rio Negro e Solimões, visitas as aldeias indigenas e um incrivel nado com botos.

Bonito/MS

Em Bonito, os locais mais procurados são a Nascente Azul e o Pantanal. Uma base de conservação que encanta a todos com um espelho d’água e uma capela centenária. O percurso realizado no Rio Sucuri conta com uma beleza extraordinária além de mergulhos com o uso de máscaras e snorkel.

Caldas Novas/GO

Alguns destinos ainda contam com restrições, entre eles hotéis, pousadas e parques aquáticos que recebem 50% da sua capacidade. Os locais mais buscados ficam por conta do Rio Quente Resort e Hot Park.

Tiradentes/MG

A pequena cidade é um atrativo por conta da gastronomia local, artesanato e passeios rodeados pela natureza. A Maria Fumaça funciona com todos os cuidados para reduzir o risco de contaminação.

Projeções do turismo doméstico

Para 2022, a expectativa é de recuperação total do turismo doméstico. O setor de atividades culturais, recreativas e esportivas, tem uma projeção de 11,7% de aumento. Algumas agências estão apostando em novos produtos, estima-se que mais de 42% ajustaram o seu modelo de negócio para se adequar a dinâmica da vida na pandemia. Uma pesquisa recente do Airbnb aponta que 56% dos entrevistados preferem destinos domésticos e perto de casa. As agências confirmam essas projeções, analisando que os brasileiros não olhavam para o país como opção de viagem, e quando experimentaram gostaram e estão repetindo.

Turismo doméstico como preferência dos brasileiros

O turismo doméstico está na preferência de 85% dos brasileiros. A busca de voos para Recife cresceu 149%, para Salvador 102% e Fortaleza 96%, fazendo com que as viagens domésticas representassem cerca de 2 milhões de procuras por mês. Os viajantes preferem cidades nacionais, grandes centros turísticos ao invés de se aventurar em viagens internacionais. O nordeste fica com 26% das intenções de viagens, seguido pelas praias regionais 14%, Serra Gaúcha 11% e Rio de Janeiro 8%. 

A busca por destinos internacionais existe porém ainda é pequena, onde Europa e Estados Unidos tiveram uma procura de apenas 8%. Preparado para escolher um belo destino nacional e ir viajar? Pesquise por locais que estão mantendo os cuidados de prevenção ao vírus, e que tenham muitos atrativos e entretenimentos para curtir ao máximo. Para ter acesso a outros conteúdos, conheça o Tribuna do Recôncavo. A notícia com credibilidade!

Matéria: Paula Moraes/ Redatora Freelancer