Para dar mais agilidade na análise de substâncias apreendidas nos circuitos durante o carnaval de salvador, o departamento de Polícia Técnica (DPT) está realizando testes rápidos capazes de identificar drogas sintéticas como LSD, Cocaína e ecstasy em um minuto. As substâncias apreendidas pelas polícias Civil e Militar são encaminhadas para análise no posto do DPT instalado no Farol da Barra.

A verificação das substâncias é feita por meio de um exame com reação química. Um aparelho que faz a identificação por análise de onda molecular está em fase de teste. O resultado obtido no posto do DPT no circuito de carnaval é suficiente para que o portador da substância seja conduzido à delegacia para posterior investigação.

“Havendo o indiciamento do portador, realizamos exames mais aprofundados em nossos laboratórios com equipamentos de ponta com capacidade para detectar mais de três mil substâncias e um catálogo constantemente atualizado. Os resultados obtidos com esses exames mais detalhados serão utilizados no processo criminal”, afirmou o perito do DPT, Jacob Cabus

Reportagem: Tácio Santos