A santoantoniense Jéssica Vilelas sempre se destacou por seu cuidado com os saborosos pratos e salgados que preparava com muito apresso para seus amigos e familiares. Muito elogiada, Jéssica decidiu realizar o sonho de cursar gastronomia e seguir carreira, enfrentando novos desafios.

Hoje ela mora em Trancoso, cidade paradisíaca da Bahia, de onde vem fazendo grande sucesso com suas deliciosas receitas, conquistando o paladar de famosos a exemplo de Vanessa da Mata, que sempre está passando temporadas por lá e não dispensa o tempero de Jéssica.

Turistas e moradores locais elogiam não apenas sua culinária, mas também seu carisma e sua garra. Mulher negra e de família humilde, Jéssica encontrou nos estudos e no empreendedorismo o caminho para mudar de vida e ajudar sua família. Respeitada no meio, Jéssica agora almeja novos vôos e se dedica ainda mais a carreira.

Empreendedorismo

“Sempre observei na culinária e nos estudos uma chance de mudar o rumo e a história da minha vida. Como mulher negra, os desafios chegam com mais intensidade, mas a vontade de vencer e o amor pela culinária são mais fortes que tudo. Com novas receitas e pratos exóticos, venho conquistando a aceitação dos meus clientes, que muitas vezes vêem de longe para provar dos nossas pratos. Os elogios me motivam e me fazem querer fazer melhor a cada dia, com inovação e muito carinho, colocando muito amor em meus pratos.”, afirma Jéssica.

Família Vilela, tradicional família Bagaceira

Jéssica ressalta a importância da família: “Minha família é tudo para mim. Nela tenho diversos  exemplos onde o negro humilde pode vencer sim, através dos estudos e da força de vontade. Minha família é meu orgulho e a eles só tenho a agradecer por tudo. Logo estarei visitando meus amores, pois a saudade é grande.”

A visão da mulher negra e empreendedora no cenário atual

“Hoje vejo um crescimento expressivo do empreendedorismo feminino e negro no cenário nacional. Mulheres estão buscando seu lugar ao sol, com muito mais força e coragem, pois não é fácil, mas com fé e determinação, vamos vencendo. Para mulheres negras e de origem humilde as coisas são sempre mais difíceis e os obstáculos se tornam maiores. Mas tenho boas referências, tanto dentro de minha família, quanto ao redor. Tenho certeza de que não existe vitória sem batalha e com fé em Deus, pé no chão e muita coragem, pretendo seguir com meu sonho e me tornar uma grande chefe.”, ressalta Jéssica.

Trancoso

“Mudei para Trancoso há algum tempo, aqui me formei e seguir meu sonho. Um lugar lindo, acolhedor, onde fiz muitas amizades e tive muito apoio. Hoje meus pratos são reconhecidos e nosso restaurante é ponto de referência local, nacional e internacional, quando se fala em tempero diferenciado, um orgulho que não cabe em nós.”, finalizou Jéssica.

Jéssica atualmente é pós graduanda em nutrição funcional. Hoje, atua como chefe de Cozinha em Trancoso no beco do Juca’s o (Juca’s Bar), tradicional restaurante daquela região.

Jéssica também atua como orientadora de cozinha sustentável na associação Despertar, em Trancoso, onde instrui as mulheres da comunidade a aproveitarem alimentos orgânicos. A ideia é mostrar a importância do aproveitamento dos alimentos, utilizando técnicas para minimizar ao máximo o lixo produzido ao preparar uma refeição.

Em breve a santoantoniense estará lançando seu site falando sobre gastronomia e empreendedorismo da mulher negra, e divulgando receitas exclusivas. Jéssica também estará lançando um livro no formato “e-book” com receitas, fotos e curiosidades.