No Dia 02 de Dezembro, que foi comemorado o “Dia Nacional do Samba”, o cantor e compositor Yuri Pithon, gravou seu primeiro samba intitulado: “Será verdade”. Yuri que é baiano, natural de Santo Antônio de Jesus, começou seus primeiros acordes sonoros aos 10 anos de idade sob a influência do seu pai, Kito Sampaio, exímio violonista erudito.

Participou do Primeiro Festival de Inverno da Bahia, realizado em Vitória da Conquista, em 1986 gravou seu primeiro álbum musical o Long Play “Gotejar”, uma produção independente que lhe garantiu posteriormente um contrato com a gravadora Continental Chantecler-SP. Na Continental, gravou o LP Xamego, e a música Bata Rendada e Xamego foram umas das mais executadas no Brasil, elevando com isso Yuri Pithon em todo território nacional.

O LP Xamego foi lançado na França através da gravadora francesa DM Produtions e o álbum foi bastante executado pelas rádios parisienses. Participa do Troféu Caymmi e é contratado pelo Bloco Traz a Massa, onde se apresenta no carnaval de Salvador e em micaretas do estado da Bahia. Em 1993 grava seu terceiro LP Batuque na Palma da Mão, com um repertório eclético, com raggaes, merengues, salsas e baladas. Em 2005 lança vo CD Fragmentos, em 2008, O CD Meu Amor, e posteriormente o CD e DVD Yuri Pithon 20 anos. Em 2019 lança o CD Meu Amigo.

SAJ: Yuri Pithon lança seu primeiro samba - saj, noticias, destaque

Foto: Divulgação

Ascom