A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus vai prorrogar a suspensão do funcionamento das atividades comerciais não essenciais por mais 7 dias. O anúncio foi feito pelo Prefeito Rogério Andrade em live no início na noite desta sexta-feira, dia 10. A proibição da retirada de produtos na porta dos estabelecimentos também será mantida.

Antes do anúncio, o Prefeito participou de uma videoconferência com o Governador Rui Costa, que demonstrou preocupação com a alta taxa de crescimento diário dos casos de Covid-19 em Santo Antônio de Jesus. Na 1ª semana de fechamento (18 a 26 de junho) a média de crescimento por dia era de 7,5%. Na 2ª semana (26 de junho a 04 de julho) caiu para 4,94% e na 3ª semana (04 a 10 de julho) caiu para 4,53%, ainda acima do considerado, já que o ideal seria 2%.

Também foi levada em conta a orientação técnica do Ministério Público que se posicionou favorável ao endurecimento das medidas de enfrentamento a pandemia na cidade. Além disso, a Taxa de Isolamento Social na cidade está em 44,5%, ainda abaixo dos 50% ideais.

Outra medida anunciada para aumentar o índice de isolamento social é a suspensão das atividades na Feira Livre a partir da próxima quinta-feira (16). Um decreto será publicado na segunda-feira (13) com mais informações sobre a medida. Durante o fechamento, a Feira passará por uma reorganização, com higienização, substituição de barracas, distribuição de EPI’s e capacitação sobre COVID-19 para os barraqueiros.

Até às 17h desta sexta-feira (10), Santo Antônio de Jesus registra 683 casos confirmados de COVID-19, com 154 casos ativos e 15 óbitos confirmados.

ASCOM-PMSAJ