Acontecerá em Santo Antônio de Jesus (BA) nos dias 18 e 19 de agosto a 13ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social, que terá como tema: Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.
Antes do evento principal, serão realizadas as pré-conferências, para estudo dos eixos que serão discutidos na Conferência Municipal. A primeira parte da pré-conferência foi realizada na última quarta-feira (21), na praça Ceus em Santo Antônio de Jesus. As pré-conferências se estenderão por mais duas datas, 28 de julho e 4 de agosto.
Com a participação do corpo técnico da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e da população, os temas discutidos no eixo 2 do evento foram: A importância da assistência social; Diferenciação das instituições; Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre os serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social, dentre outros.
Foram também abordados os temas do eixo 4, que foram: A implantação da vigilância socioassistencial. Estratégia fundamental para o reconhecimento e localização das vulnerabilidades e riscos das violações de direito nos territórios, que oriente e avalie a oferta de serviços socioassistenciais de acordo com as necessidades dos seus usuários; A Importância da intersetorialidade no SUAS; Instituir parâmetros para a relação do SUAS com o Sistema de Justiça, visando o estabelecimento de fluxos e protocolos de referenciamento e de definição de competências, entre outros temas relacionados.
A SMAS reitera a importância da participação popular na pré-conferência que se estenderá pelas datas supracitadas. Para mais informações a população deve se dirigir ao CRAS.
Fonte: Tribuna do Recôncavo