Após ficar fechada durante 10 dias a Unidade de Saúde da Família (USF), Antônio André de Souza Filho, localizada na Urbis 3, em Santo Antônio de Jesus (BA), foi reaberta na manhã desta quinta-feira, dia 9, com o apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal.
O posto deixou de funcionar após ciganos residentes na comunidade vizinha de Santa Terezinha terem ameaçado colocar fogo na unidade após terem ido pedir socorro para um parente que estava passando mal em casa e os funcionários falarem que não podiam se retirar da unidade, o parente deles morreu e alguns ciganos retornaram à unidade culpando os profissionais de saúde pela morte.
“É uma coisa que acontece com qualquer um, foi um momento de desespero. Também precisamos dos serviços do posto”, relatou o cigano de prenome Júlio. Conforme o guarda José Vieira, o secretário de saúde havia conversado com os ciganos. “O povo fala demais também. Os ciganos são pessoas boas, eles disseram que agiram assim na hora do desespero e garantiu que não ia fazer nada”, frisou.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Blog do Valente | Reportagem: Tino Alves/ Rádio Andaiá FM