A idosa Elizabete da Silva Ribeiro, de 86 anos, residente na Salgadeira, em Santo Antônio de Jesus (BA), teve várias sequelas deixadas pela Covid-19. Segundo Ivonete Miranda (Binha), sua mãe se recuperou da Covid no final de março, mas posteriormente apresentou problemas renais, pressão baixa, sódio alto e dificuldade de engolir.

A idosa, que é cadeirante e sofre de mal de Alzheimer há vários anos, devido as complicações causadas pela Covid, precisou ser internada no Hospital do Subúrbio, em Salvador. Segundo Binha, ao receber alta, a equipe médica recomendou que sua mãe buscasse atendimento com um fonoaudiólogo. Também falou que tentou um (a) FONO pelo SUS em Santo Antônio de Jesus mas não conseguiu, e teve que buscar uma profissional na rede privada.

“A fonoaudióloga que nós pagamos para atender minha mãe falou que ela não tem nenhuma possibilidade de engolir, ela vai ter que continuar se alimentando com a sonda”, afirmou a entrevistada.

MENSAGEM DE BINHA SOBRE PREVENÇÃO DA COVID

“Que as pessoas tenham consciência da gravidade da Covid, se cuidem e respeitem mais o espaço dos idosos para que eles possam viver tranquilos, porque eu tive muito cuidado com a minha mãe, mesmo assim ela adquiriu essa doença e acabou com sequelas, principalmente a dificuldade de engolir”.

Reportagem e redação: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo