A Companhia de Operações com Cães (COC) do Batalhão de Choque formou nesta sexta-feira, dia 20, a primeira turma de Atendimento Pré-hospitalar em Cães (APH) Militares. A capacitação contou com 19 profissionais de diferentes unidades. A turma assistiu aulas de anatomia e fisiologia básica canina, ABC do Trauma, urgências e emergências em cão, APH tático, dentre outros temas. A qualificação foi ministrada por médicos veterinários militares e civis.
A comandante da COC, capitã Samanta Lacerda, enfatizou que se sentiu honrada em fazer parte deste marco na história das operações com cães. “Foi o primeiro curso no país nessa especialidade”, lembrou. De acordo com a oficial, a formação visa a preparação dos policiais para atuarem em benefício dos animais. “Nossa prioridade é o bem estar e saúde dos cães, que também atuam como linha de frente em operações policiais”, finalizou.
Na solenidade, estiveram presentes o coronel do Exército Brasileiro Alexandre Castilho Bitencourt da Silva, comandante do 6º Batalhão de Polícia do Exército (BPE), o coronel Jorge Ricardo Albuquerque Pereira, diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), o coronel Manoel Paulo Muniz Júnior, do Comando de Policiamento Especializado (CPE), e o tenente-coronel Wildon Teixeira dos Reis, do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq).
Matéria: SSP