A população baiana já conta com os primeiros 102 tenentes auxiliares promovidos através do Projeto de Lei número 23.723 de 2020, que propôs alterações na legislação para acelerar promoções nas carreiras dos policiais militares e dos bombeiros militares da Bahia, sancionado no dia 20 de abril de 2021.
A formatura foi realizada nesta quarta-feira (14), na Vila Militar dos Dendezeiros, em Salvador, com a presença do governador Rui Costa, que também entregou o campo de futebol recuperado, agora com grama sintética, a pista de atletismo com nova pintura e autorizou a implantação de equipamentos esportivos em todos os quartéis da Bahia. Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 27,6 milhões em equipamentos esportivos nas unidades da PM e do Corpo de Bombeiros.
Segundo Rui, antes o fluxo da carreira tradicional da Polícia Militar não proporcionava uma progressão com a rapidez necessária. “O que é que nós fizemos? Dividimos essa carreira em dois, mantendo o rito histórico, e abrindo uma nova vertente que a gente chamou de Quadro Especial de Tenentes Auxiliares. Antes, a promoção ocorria só no ato de ir para a reserva. Agora, eles passam pelo menos três anos no exercício profissional. Melhor para a sociedade, porque antes esse profissional era remunerado já na reserva, como tenente”.
Ainda de acordo com o governador, a data de início da segunda turma será publicada nesta quinta-feira (15). “São mais cem profissionais e com isso nós vamos dar uma fluidez maior. Um número maior de pessoas chegarão para o exercício da atividade de oficial. Portanto, aquele sonho alimentado por soldados e sargentos de chegarem a oficial agora se materializa”.
Equipamentos esportivos
Sobre a entrega dos equipamentos esportivos para as unidades, Rui Costa destacou que serão propiciados melhores ambientes de trabalho para os policiais. “O objetivo é que eles possam manter o seu condicionamento físico, cuidando também da saúde mental. Isso tudo melhora a questão emocional e psíquica de qualquer cidadão e o policial não é diferente, ao contrário, ele precisa, tanto ou mais do que qualquer um, relaxar, ter espaço de descontração”.
De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, serão feitos campos de grama sintética e também pistas de atletismo em todos os quartéis da Bahia. O quartel do Corpo de Bombeiros em Itabuna, por exemplo, vai receber uma piscina semiolímpica. É uma grande ação de recuperação de equipamentos esportivos, fora o pacote que o governador ainda vai lançar de equipamentos esportivos nos municípios”.
PM