Durante o último final de semana os atletas do surf amador ocuparam a Praia do Renascer, em Ilhéus, em busca de defender suas posições no Ranking Estadual Baiano de Surf de 2024. Cerca de 70 competidores, de 15 municípios da Bahia, disputaram onda a onda nas categorias Sub 08 a Sub 18, Surf Feminino, Open e Bodyboard.
Organizada pela Federação Baiana de Surf, com o apoio da SUDESB e a Prefeitura de Ilhéus, a Etapa de Ilhéus mostrou que os novos talentos do surf baiano vem despontando com muita garra, qualidade e espírito esportivo. Dentro da água, as baterias foram disputadas manobra a manobra, mas na praia era visível o clima de confraternização e parceria entre os atletas, suas equipes e o público presente.
Os pódios de campeões contaram com várias dobradinhas: Rafa Galeno e Rudá Nascimento pontuaram na Sub 10 e Sub 12; João Jesus ‘JJ’ Fiorentino subiu no pódio da Sub 12 e Sub 14; Bernardo Bicalho foi destaque das categorias Sub 14 e Sub 16 e Brayan Pessoa foi o campeão das categorias Sub 16 e Sub 18. Na categoria Open, o grande campeão foi Gonçalo de Brito, de Salvador, e no Surf Feminino quem levou a melhor foi Luna Jiinly. Douglas Salvador, local de Ilhéus, ficou com o primeiro lugar do Bodyboard.
Chegando em sua 5ª etapa da categoria Amador – e com mais quatro etapas previstas ainda em 2024 – o ranking baiano continua indefinido, com os líderes de cada categoria com poucos pontos de diferença em relação aos seus concorrentes diretos. Com data marcada para os dias 14 e 17 de novembro, a próxima etapa do campeonato vai aterrissar em Itacaré, na Praia da Tiririca. Além das categorias de Surf Amador, a Etapa Itacaré do Baiano de Surf 2024 também vai contar com a participação dos atletas mais experientes do surf, disputando as categorias Master (+35), Kahuna (+45) e Legend (acima de 55 anos).
Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Fabricia Valeck.
Deixe seu comentário