Ao menos 50 crianças de Salvador e do recôncavo baiano foram diagnosticadas nos últimos dias com a doença conhecida como “mão-pé-boca”, que causa aftas, febre e coceira na pele. Por conta dos casos, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Nazaré, no Recôncavo baiano, trata o caso como surto.
De acordo com a médica Rita Mira, a doença afeta principalmente as crianças e acontece de forma sazonal. “É uma virose que acomete muito mais as crianças, principalmente na sazonalidade. No inverno é pior, já que por causa das chuvas e do frio, as crianças ficam mais juntas e dissemina mais”, declarou a médica.
A médica disse também que, apesar da quantidade de casos, e dos sintomas, a doenças é benigna. “Como toda virose, é transmitida pelo contato. O primeiro sintoma é a febre, a febre é muito alta. Há também muitas aftas. É uma doenças benigna, mas precisa ter cuidado porque causa coceira”, disse.
Em Salvador, uma média de cinco crianças têm passado diariamente no Hospital Santo Izabel, com os sintomas da doença.
Na cidade de Nazaré, 26 casos da doença foram registrados em vários bairros. No primeiro momento, a Vigilância Epidemiológica registou a “mão-pé-boca” em 16 crianças, todas alunas da Creche Nossa Senhora de Fátima, que fica no bairro da Muritiba. Em um segundo momento, outros 10 casos foram diagnosticados.
“Nós já registramos 26 casos da doença no mês de março. Mas todas as crianças diagnosticadas com a doença estão sendo monitoradas através dos postos de saúde. Desde o começo, nós fomos até o local, acompanhados da médica de referência do município e do serviço de pediatria. As crianças estão sendo diagnosticadas”, afirmou Amanda Almeida, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Nazaré.
“Foi uma doença que se espalhou muito rápido. Nós seguimos o regulamento do Núcleo Regional de Saúde Leste, e fomos orientados por ele a declarar que se trata de um surto. Foram várias crianças com os sintomas em um único ambiente”, completou Almeida.
G1-Bahia

Foto: Reprodução/ TV Bahia













Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil


Imagem de Hatice EROL do Pixabay
Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay
Imagem de Moondance por Pixabay
Imagem de tookapic por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa | Foto: Djalma Ameida/ CPN
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem de
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Image by Engin Akyurt from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Reprodução/ Video/ Bahia Noticias e Salvador FM
Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Imagem de intographics por Pixabay
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Image by Terri Cnudde from Pixabay
Imagem de Patou Ricard por Pixabay
Imagem ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem de MasterTux do Pixabay
Imagem ilustrativa de Dominik e Frederike Schneider do Pixabay
Image by tomwieden from Pixabay
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Foto: Reprodução/ Video



Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Foto: Reprodução/ Video

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de musiking por Pixabay

Foto: Tribuna do Recôncavo | Imagem Ilustrativa
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay





Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa by Skeeze from Pixabay


Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Imagem de Michael Wedermann por Pixabay