O Obelisco – memorial do marco zero de Santo Antônio de Jesus (BA), que foi demolido durante a reforma da Praça Padre Mateus em 2014, está sendo reconstruído pelo município. O memorial, que simboliza a Capela do Padre Mateus, está sendo reinstalado no mesmo local que deu origem a cidade e na mesma posição da capela, virado para a praça.

A reconstrução do memorial foi reivindicada no filme “Marco Zero Santo Antônio de Jesus”, dirigido pelo cineasta Tau Tourinho, que foi lançado nos dias 27 e 28 de maio. Ao Tribuna do Recôncavo, Tau falou que possuía algumas fotos e vídeos da cidade e em 2021, quando Santo Antônio de Jesus completa 141 anos, ele resolveu fazer o documentário falando da fundação da cidade, focando no marco zero.

“Durante o processo de lançamento do filme falei nas emissoras de rádio sobre recuperação histórica, onde vários países estão reconhecendo alguns erros cometidos no passado, como a França que há 2 anos devolveu aos africanos obras de artes levadas no passado para museus franceses, e sobre a Alemanha que recentemente devolveu várias obras de artes a França, as quais tinham sido saqueadas por nazistas”.

Ainda segundo Tau Tourinho, a secretária Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, Silvia Brito, participou – na véspera do aniversário da cidade – do lançamento do seu filme no Youtube, e na mesma noite ela anunciou publicamente que iria reconstruir o marco zero.

“Além de informar, o documentário cumpriu a função social e histórica porque teve o poder de cobrar e obter resultados. O documentário já chegou a 2.500 visualizações no Youtube. Esperamos que todos assistam e indiquem para outras pessoas que ainda não conhecem a história de Santo Antônio de Jesus”, disse Tourinho ao web jornalista e radialista Hélio Alves.

Além do Obelisco – memorial que representa a origem da cidade, a Secretaria de Infraestrutura em conjunto com a Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (SCTJ), já construiu a base e em breve instalará em frente a Igreja Matriz, na Praça Padre Mateus, um coração com o letreiro SAJ.

O coração e a abreviatura da cidade serão instalados de frente para a praça, sendo portanto uma excelente opção para quem deseja tirar fotos no local, já que na imagem de fundo terá a Igreja Matriz. Em volta do letreiro e do Obelisco será feito um trabalho de paisagismo com o plantio de plantas e palmeiras.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Marco zero é reconstruído e Praça Padre Mateus ganhará coração com letreiro SAJ - saj, noticias, destaque

Base onde será instalado o coração com o letreiro SAJ | Foto: Hélio Alves

ASSISTA NO VÍDEO ABAIXO O DOCUMENTÁRIO “MARCO ZERO SANTO ANTÔNIO DE JESUS” DE TAU TOURINHO: