Utilizando técnicas de resgate em altura, bombeiros militar do 4°GBM de Itabuna resgataram na noite de quarta-feira (11), uma cadela que tinha caído numa ribanceira de aproximadamente 20 metros de profundidade no município de São João do Paraíso (BA). Ao chegarem no local um dos militares ficou num ponto de observação num dos lados da cratera, para uma melhor visualização do animal.
Muito inquieta, a cadela percorria toda a área. Um bombeiro visualizou o animal na parte mais alta da cratera e conseguiu encurralá-lo de forma segura, enquanto outro bombeiro conseguiu realizar a captura com o puçá, equipamento apropriado para esse tipo de ocorrência. Em seguida a cadela foi retirada de dentro da cratera com a técnica de resgate vertical.
“Foi um trabalho em equipe. Todos da guarnição tiveram um papel fundamental para a retirada do animal. Enquanto eu descia um colega observava a cadela, enquanto outro percorria a trilha por baixo, para tentar acesso também”, explicou o soldado BM Luiz Carlos Souza Santos, que realizou a descida e levou o animal para a parte de cima.
Após o resgate, a cadela foi avaliada e estava sem ferimentos aparentes, ela foi adotada por um morador local. Os bombeiros o orientaram a realizar uma avaliação do animal com um veterinário. Essa foi a segunda tentativa de resgate, na primeira o tempo chuvoso e a instabilidade do terreno impossibilitou que os bombeiros realizassem a descida para o resgate de forma segura.
GBM