Um peixe da espécie baiacu foi encontrado morto coberto de óleo na Praia do Cururupe, na cidade de Ilhéus, sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira, dia 06. Já na Praia do Cururupe, uma tartaruga marinha foi encontrada morta, mas a causa ainda é desconhecida. A tartaruga encontrada morta não tinha sinais de manchas de óleo. De acordo com o Projeto (A)mar, uma equipe deve ir no local ainda nesta quarta para tentar confirmar a causa da morte dos animais.
Ainda segundo o Projeto (A)mar, com esta morte, o número de tartarugas mortas no litoral sul, entre as cidades de Maraú e Canavieiras, subiu para 131. Já o baiacu, é o oitavo encontrado morto na mesma região. As manchas de óleo chegaram à cidade de Ilhéus na manhã do dia 25 de outubro. No dia 30, uma tartaruga coberta de óleo foi encontrada na Praia da Avenida, também na cidade de Ilhéus.
Atualmente, a Bahia tem 31 cidades atingidas pelo óleo, além do Parque Nacional Marítimo de Abrolhos, que está com visitação suspensa até o 14 de novembro por conta da substância. A última cidade onde as manchas chegaram foi em Mucuri, que é o limite entre a Bahia e o estado do Espírito Santo. As manchas de óleo começaram a chegar no estado em 3 de outubro, quase um mês após o início do problema no país. O Governo do Estado decretou situação de emergência, que engloba, até então, 21 municípios.
G1/ Bahia