As vagas estão distribuídas por unidades de ensino do Instituto Federal da Bahia em 21 municípios. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de sistema online desde o dia 19 de setembro.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou no dia 12/09, os editais do Processo Seletivo para ingresso no ano letivo de 2023 nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (ProSel 2023) na forma integrada, e para admissão nos cursos técnicos subsequentes ao Nível Médio. No total, estão sendo ofertadas mais de 5 mil vagas distribuídas por 21 cidades baianas que contam com campi do Instituto.

CURSOS INTEGRADOS – O ProSel 2023 para ingresso nos cursos integrados é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no IFBA, tenham concluído o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série / 1º ao 9º ano) e a seleção é classificatória e continuará sendo por meio de Análise de Histórico Escolar.

Para fazer a inscrição para os cursos da forma integrada, o(a) candidato(a) deve apresentar notas e documento escolar do 6º, 7º e 8º ano do fundamental, de Português, Matemática, História e Geografia.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas por meio digital entre os dias 19 de setembro e 11 de novembro de 2022, no período definido no cronograma do Edital ProSel 2023 – Cursos Integrados, para cursos dos campi Barreiras, Brumado, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.  A inscrição poderá ser feita, exclusivamente, no prazo específico definido no edital, por meio do sistema online de inscrição no ProSel 2023, disponível no site de endereço eletrônico https://prosel.ifba.edu.br.

Para realizar a inscrição no processo seletivo é obrigatório que o(a) candidato(a) tenha conta ativa de e-mail, pelo qual poderão ser realizadas comunicações e recuperação de senha de acesso ao sistema de inscrição.

Informações sobre documentação necessária para realizar a inscrição, os cursos ofertados em cada campus, os parâmetros da distribuição de vagas pela Lei de Cotas, entre outras, estão detalhadas no edital disponível na página do Processo Seletivo no Portal do IFBA.

CURSOS SUBSEQUENTES – O processo seletivo para ingresso nos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma de oferta Subsequente em 2023 é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no Instituto Federal da Bahia, tenham concluído o Ensino Médio (1º ao 3º ano).

Para fazer a inscrição para os cursos subsequentes, o(a) candidato(a) deve apresentar notas e documento escolar dos 1º e 2º anos do ensino médio de Português e Matemática.

As inscrições também são gratuitas e poderão ser realizadas por meio digital entre os dias 19 de setembro e 11 de novembro de 2022, no período definido no cronograma do Edital ProSel 2023 – Cursos Subsequentes, para cursos dos campi Barreiras, Brumado, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Santo Amaro, Simões Filho, Ubaitaba e Vitória da Conquista.

A inscrição poderá ser feita, exclusivamente, no prazo específico definido no cronograma do edital voltado à seleção para cursos subsequentes, por meio do sistema online de inscrição no ProSel 2023, disponível no site de endereço eletrônico https://prosel.ifba.edu.br.

Para realizar a inscrição no processo seletivo é obrigatório que o(a) candidato(a) tenha conta ativa de e-mail, pelo qual poderão ser realizadas comunicações e recuperação de senha de acesso ao sistema online de inscrição.

Informações sobre documentação necessária para realizar a inscrição, os cursos ofertados em cada campus, os parâmetros da distribuição de vagas pela Lei de Cotas, entre outras, estão detalhadas no edital disponível na página do Processo Seletivo no Portal do IFBA.

SOBRE O IFBA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) tem mais de 31 mil alunos e oferece 175 cursos, todos gratuitos, nos 22 campi presentes no estado. A professora Luzia Matos Mota é a reitora do IFBA, empossada em janeiro de 2020 e com mandato até 2023.

O IFBA foi criado no dia 29 de dezembro de 2008, quando sancionada a Lei nº 11.892, responsável por instituir a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e transformar o Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet) em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. O IFBA a oferece educação básica, profissional e superior, com estrutura pluricurricular e multicampi, equiparando-se às universidades federais.

Os 22 campi do Instituto Federal da Bahia estão localizados nas cidades de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Salvador, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença e Vitória da Conquista.

Mais detalhes sobre o Campus Santo Amaro, acesse o site: https://portal ifba.edu.br/santo-amaro ou Instagram: @ifba.sam

ASCOM