No mês em que celebra 14 anos de inauguração, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) representou o estado nacionalmente, em Brasília, com as melhores práticas do projeto ‘Lean nas Emergências’. Implementado pelo Hospital Sírio-Libanês, o projeto do Ministério da Saúde faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
Durante a realização do projeto, através da metodologia Lean para gestão de processos, foram estimuladas, no HRSAJ, boas práticas de gestão do fluxo, de forma a otimizar o tempo de permanência dos pacientes na unidade, classificada como um dos hospitais cujos resultados tiveram destaque durante o Workshop de Encerramento dos Ciclos 7 e 8.
Conforme o diretor médico da unidade, Antônio Carlos Neto, o Workshop de Encerramento foi uma oportunidade de trocar experiências com gestores de hospitais de todo Brasil e entender o cenário nacional na área. “Foi uma honra poder falar por mais de 800 pessoas – colaboradores, homens e mulheres, – que fazem o HRSAJ ser uma referência na área da saúde. Neste evento, pude perceber que estamos a par dos melhores serviços do Brasil. Nosso modelo de gestão do ortotrauma, por exemplo, é admirado, e muitos colegas já programam visitas para ver de perto o funcionamento do nosso sistema ‘porta-sala'”, destacou.
O consultor de processos da Beneficência Portuguesa, Emerson Matos, acompanhou todo o projeto no HRSAJ. “A equipe de colaboradores multidisciplinares soube atuar com maestria na gestão de indicadores para promover a implementação de boas práticas de lean healthcare nos principais gargalos de atendimento. Como consultor de processos, tive o privilégio de ter aberto a porta do conhecimento e tenho muito orgulho em ver seus atores adentrarem e mover barreiras na busca por melhores processos”, parabenizou o profissional.
Referência para mais de um milhão de habitantes, o HRSAJ realizou, em 2023, mais de 110 mil atendimentos médicos e multiprofissionais. De janeiro até este mês, também foram ofertados 301.885 mil exames e mais de 7 mil cirurgias.
ASCOM.
Deixe seu comentário